Formação de professores e bases pedagógicas: contribuição da pedagogia histórico-crítica na formação de professores de educação física.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30652 |
Resumo: | A problemática do trabalho é a formação dos professores e professoras de Educação Física no Brasil, especificamente, as bases pedagógicas que orientam os projetos políticos pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em Educação Física. Delimitamos como pergunta síntese: Quais são as bases pedagógicas que subsidiam a formação de professores e professoras de Educação Física, em instituições federais de ensino superior (IFES), nas cinco regiões do Brasil – Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte – e, quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica? As questões de estudo foram: Qual é a teoria pedagógica que fundamenta os PPPs dos cursos de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, das IFES - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ, nas regiões do Brasil – Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte? Quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica para a formação de professores e professoras, em especial da Educação Física? O objetivo geral do trabalho é analisar e discutir as Bases Pedagógicas que fundamentam os PPPs de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, indicando elementos teóricos superadores, no que diz respeito a Teoria Pedagógica, levando em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Os objetivos atingidos foram: a) Levantar a produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras em geral e em especial da Educação Física no Brasil; b) Analisar e discutir as bases pedagógicas presentes nos PPPs - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ; c) Apresentar sistematicamente os limites, as contradições localizadas nos documentos dos cursos; d) Apresentar proposições superadoras a partir da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Os procedimentos foram: 1- Balanço da produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras, levando em conta as produções em dissertações e teses defendidas no Brasil nos últimos 30 anos, ou seja, a partir da década de 1980; 2- Pesquisa bibliográfica, utilizando obras dos principais autores que tratam do tema; 3- Análise documental dos PPPs e suas bases pedagógicas a partir das categorias teóricas principais que nos permitiram identificar as bases pedagógicas: a) concepção de formação humana, b) objetivos do curso, c) perfil dos egressos e d) trato com o conhecimento; 4- As contribuições da Pedagogia Histórico Crítica como base pedagógica para a formação dos Professores e Professoras de Educação Física. Concluímos que a maioria das instituições de formação não apresentam em seus PPPs aproximações com a base teórica de pedagogias críticas, mas, sim, com as pedagogias do aprender a aprender. Frente aos dados coletados e a bibliografia considerada, concluímos ainda, que a formação de professores e professoras de Educação Física fica comprometida quando atrelada a lógica do mercado de trabalho ou, da cotidianidade dos professores e professoras. Indicamos como Proposição Superadora a consideração da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica na formulação dos PPPs dos cursos. |
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Luz, Sidneia FloresSantos Júnior, Claudio de Lira dosTaffarel, Celi Nelza ZulkeCarvalho, Marize SouzaSá, Kátia Oliver deSánches Gamboa, Silvio AncisarHack, CassiaMorschbacher, MárciaSantos Júnior, Claudio de Lira dos2019-09-16T15:40:01Z2019-09-16T15:40:01Z2019-09-162019-04-27Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30652A problemática do trabalho é a formação dos professores e professoras de Educação Física no Brasil, especificamente, as bases pedagógicas que orientam os projetos políticos pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em Educação Física. Delimitamos como pergunta síntese: Quais são as bases pedagógicas que subsidiam a formação de professores e professoras de Educação Física, em instituições federais de ensino superior (IFES), nas cinco regiões do Brasil – Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte – e, quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica? As questões de estudo foram: Qual é a teoria pedagógica que fundamenta os PPPs dos cursos de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, das IFES - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ, nas regiões do Brasil – Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte? Quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica para a formação de professores e professoras, em especial da Educação Física? O objetivo geral do trabalho é analisar e discutir as Bases Pedagógicas que fundamentam os PPPs de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, indicando elementos teóricos superadores, no que diz respeito a Teoria Pedagógica, levando em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Os objetivos atingidos foram: a) Levantar a produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras em geral e em especial da Educação Física no Brasil; b) Analisar e discutir as bases pedagógicas presentes nos PPPs - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ; c) Apresentar sistematicamente os limites, as contradições localizadas nos documentos dos cursos; d) Apresentar proposições superadoras a partir da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Os procedimentos foram: 1- Balanço da produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras, levando em conta as produções em dissertações e teses defendidas no Brasil nos últimos 30 anos, ou seja, a partir da década de 1980; 2- Pesquisa bibliográfica, utilizando obras dos principais autores que tratam do tema; 3- Análise documental dos PPPs e suas bases pedagógicas a partir das categorias teóricas principais que nos permitiram identificar as bases pedagógicas: a) concepção de formação humana, b) objetivos do curso, c) perfil dos egressos e d) trato com o conhecimento; 4- As contribuições da Pedagogia Histórico Crítica como base pedagógica para a formação dos Professores e Professoras de Educação Física. Concluímos que a maioria das instituições de formação não apresentam em seus PPPs aproximações com a base teórica de pedagogias críticas, mas, sim, com as pedagogias do aprender a aprender. Frente aos dados coletados e a bibliografia considerada, concluímos ainda, que a formação de professores e professoras de Educação Física fica comprometida quando atrelada a lógica do mercado de trabalho ou, da cotidianidade dos professores e professoras. Indicamos como Proposição Superadora a consideração da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica na formulação dos PPPs dos cursos.ABSTRAC The problematic of work is the training of teachers of Physical Education in Brazil, specifically the pedagogical bases that guide the pedagogical political projects (PPP) of undergraduate courses in Physical Education. We delimit as a synthesis question: What are the pedagogical bases that subsidize the formation of teachers of physical education in federal institutions of higher education (IFES) in the five regions of Brazil - South, Southeast, Midwest, Northeast and North - and, what are the contributions of the Historical-Critical Pedagogical Theory? The study questions were: What is the pedagogical theory that supports the PPPs of teacher training courses, especially Physical Education, considering an intentional sampling of IFES - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ, in the regions Brazil - South, Southeast, Midwest, Northeast and North? What are the contributions of the Historical-Critical Pedagogical Theory for the training of teachers, especially of Physical Education? The general objective of this work is to analyze and discuss the Pedagogical Bases that underlie the PPPs of teacher training, especially of Physical Education, considering an intentional sampling, indicating theoretical elements that overcome the Pedagogical Theory, taking into consideration the contributions of Historical-Critical Pedagogy. The objectives reached were: a) To raise the production of knowledge on the pedagogical bases of teacher training in general and especially of Physical Education in Brazil; b) Analyze and discuss the pedagogical bases present in the PPPs - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ; c) Present systematically the limits, the contradictions located in the course documents; d) Presenting overcoming propositions from the Historical-Critical Pedagogical Theory. The research is bibliographical and documentary. The procedures were: 1- Balance of the knowledge production on the pedagogical bases of teacher training, taking into account the productions in dissertations and theses defended in Brazil in the last 30 years, that is, from the 1980; 2- Bibliographic research, using works of the main authors that deal with the theme; 3- Documentary analysis of the PPPs and their pedagogical bases from the main theoretical categories that allowed us to identify the pedagogical bases: a) conception of human formation, b) course objectives, c) profile of graduates and d) deal with knowledge; 4 - The contributions of Critical Historical Pedagogy as a pedagogical basis for the formation of Teachers and Teachers of Physical Education. We conclude that most of the training institutions do not present in their PPPs approaches with the theoretical basis of critical pedagogies, but rather with the pedagogies of learning to learn. Faced with the data collected and the bibliography considered, we conclude that the formation of Physical Education teachers is compromised when linked to the logic of the labor market or the daily life of teachers. We indicate as a overriding proposition the consideration of historical-critical pedagogical theory in the formulation of the PPPs of the courses.Submitted by Sidnéia Luz (sidneiaflores@yahoo.com.br) on 2019-09-13T18:17:16Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL- Dissertação.pdf: 1276534 bytes, checksum: c0e7600a956f82aedcd17fc139776a1a (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-09-16T15:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL- Dissertação.pdf: 1276534 bytes, checksum: c0e7600a956f82aedcd17fc139776a1a (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-16T15:40:01Z (GMT). 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