Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144
Resumo: O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais.
id UFBA-2_80ac21d5bb6363c3d2dd1be959eb460f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39144
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-03-04T16:48:02Z2024-03-04T16:48:02Z2023-12-06https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais.The advancement of social media has represented a real revolution in the forms of relationship and communication, triggering a new dynamic therein. The introduction of social media has not been limited to a mere leisure activity, but it has become a crucial element in people’s daily lives, thereby catalyzing the emergence of new forms of interpersonal interactions. In this context, this work studies the current scenario of communication in online networks and across multiple platforms, considering the role of digital influencers as communication and marketing agents. To achieve this, this work analyzes the evolution of social media, the emergence of digital influencers, and the institutionalization of the relationships between these influencers and corporate entities. Furthermore, this work assesses the patterns of ethical conduct in advertising practices on Instagram through digital influencers.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIACOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURAUFBABrasilFaculdade de Comunicaçãodigital influencerssocial mediaadvertisementethicsInstagramCNPQ::CIENCIAS HUMANASinfluenciadores digitaisredes sociaispublicidadeéticainstagramInfluenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no InstagramDIigital influencers: the ethical challenges advertising on InstagramBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDalmonte, Edson Fernandohttps://orcid.org/0000-0002-0895-2132http://lattes.cnpq.br/4318635559274431B. Prado, Jan Alynehttps://orcid.org/0000-0003-3961-7465http://lattes.cnpq.br/0405623504999765Vieira, Lívia de Souzahttps://orcid.org/0000-0001-8862-0527http://lattes.cnpq.br/8185071238467060Dalmonte, Edson FernandoSantos, Mayara da SilvaSANTOS, Mayara da Silva. INFLUENCIADORES DIGITAIS: OS DESAFIOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE NO INSTAGRAM. 2023. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Produção em Comunicação e Cultura, Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMayara Silva. TCC - Graduação.pdfMayara Silva. TCC - Graduação.pdfTrabalho de Conclusão de Curso. Mayara Silva.application/pdf8150851https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/1/Mayara%20Silva.%20TCC%20-%20Gradua%c3%a7%c3%a3o.pdf159f92378cfde3b501086986952c5b1cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/391442024-03-04 13:48:02.767open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-04T16:48:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv DIigital influencers: the ethical challenges advertising on Instagram
title Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
spellingShingle Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
Santos, Mayara da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
influenciadores digitais
redes sociais
publicidade
ética
instagram
digital influencers
social media
advertisement
ethics
Instagram
title_short Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
title_full Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
title_fullStr Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
title_full_unstemmed Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
title_sort Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
author Santos, Mayara da Silva
author_facet Santos, Mayara da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalmonte, Edson Fernando
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0895-2132
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4318635559274431
dc.contributor.referee1.fl_str_mv B. Prado, Jan Alyne
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3961-7465
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0405623504999765
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vieira, Lívia de Souza
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8862-0527
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8185071238467060
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Dalmonte, Edson Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayara da Silva
contributor_str_mv Dalmonte, Edson Fernando
B. Prado, Jan Alyne
Vieira, Lívia de Souza
Dalmonte, Edson Fernando
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
influenciadores digitais
redes sociais
publicidade
ética
instagram
digital influencers
social media
advertisement
ethics
Instagram
dc.subject.por.fl_str_mv influenciadores digitais
redes sociais
publicidade
ética
instagram
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv digital influencers
social media
advertisement
ethics
Instagram
description O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-04T16:48:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-04T16:48:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SANTOS, Mayara da Silva. INFLUENCIADORES DIGITAIS: OS DESAFIOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE NO INSTAGRAM. 2023. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Produção em Comunicação e Cultura, Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/1/Mayara%20Silva.%20TCC%20-%20Gradua%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 159f92378cfde3b501086986952c5b1c
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502804636860416