Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144 |
Resumo: | O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais. |
id |
UFBA-2_80ac21d5bb6363c3d2dd1be959eb460f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/39144 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2024-03-04T16:48:02Z2024-03-04T16:48:02Z2023-12-06https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais.The advancement of social media has represented a real revolution in the forms of relationship and communication, triggering a new dynamic therein. The introduction of social media has not been limited to a mere leisure activity, but it has become a crucial element in people’s daily lives, thereby catalyzing the emergence of new forms of interpersonal interactions. In this context, this work studies the current scenario of communication in online networks and across multiple platforms, considering the role of digital influencers as communication and marketing agents. To achieve this, this work analyzes the evolution of social media, the emergence of digital influencers, and the institutionalization of the relationships between these influencers and corporate entities. Furthermore, this work assesses the patterns of ethical conduct in advertising practices on Instagram through digital influencers.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIACOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURAUFBABrasilFaculdade de Comunicaçãodigital influencerssocial mediaadvertisementethicsInstagramCNPQ::CIENCIAS HUMANASinfluenciadores digitaisredes sociaispublicidadeéticainstagramInfluenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no InstagramDIigital influencers: the ethical challenges advertising on InstagramBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDalmonte, Edson Fernandohttps://orcid.org/0000-0002-0895-2132http://lattes.cnpq.br/4318635559274431B. Prado, Jan Alynehttps://orcid.org/0000-0003-3961-7465http://lattes.cnpq.br/0405623504999765Vieira, Lívia de Souzahttps://orcid.org/0000-0001-8862-0527http://lattes.cnpq.br/8185071238467060Dalmonte, Edson FernandoSantos, Mayara da SilvaSANTOS, Mayara da Silva. INFLUENCIADORES DIGITAIS: OS DESAFIOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE NO INSTAGRAM. 2023. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Produção em Comunicação e Cultura, Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMayara Silva. TCC - Graduação.pdfMayara Silva. TCC - Graduação.pdfTrabalho de Conclusão de Curso. Mayara Silva.application/pdf8150851https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/1/Mayara%20Silva.%20TCC%20-%20Gradua%c3%a7%c3%a3o.pdf159f92378cfde3b501086986952c5b1cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/391442024-03-04 13:48:02.767open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-04T16:48:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
DIigital influencers: the ethical challenges advertising on Instagram |
title |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
spellingShingle |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram Santos, Mayara da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS influenciadores digitais redes sociais publicidade ética digital influencers social media advertisement ethics |
title_short |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
title_full |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
title_fullStr |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
title_full_unstemmed |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
title_sort |
Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram |
author |
Santos, Mayara da Silva |
author_facet |
Santos, Mayara da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalmonte, Edson Fernando |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0895-2132 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4318635559274431 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
B. Prado, Jan Alyne |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3961-7465 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0405623504999765 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vieira, Lívia de Souza |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8862-0527 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8185071238467060 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Dalmonte, Edson Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mayara da Silva |
contributor_str_mv |
Dalmonte, Edson Fernando B. Prado, Jan Alyne Vieira, Lívia de Souza Dalmonte, Edson Fernando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS influenciadores digitais redes sociais publicidade ética digital influencers social media advertisement ethics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
influenciadores digitais redes sociais publicidade ética |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
digital influencers social media advertisement ethics |
description |
O avanço das redes sociais representou uma verdadeira revolução nas formas de relacionamento e comunicação, conferindo-lhes uma nova dinâmica. A introdução das redes sociais não se limitou a uma atividade de lazer destinada ao mero passatempo, mas tornou-se um elemento crucial no cotidiano das pessoas, catalisando o surgimento de novas modalidades de interações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o atual cenário comunicacional em rede e multiplataforma, considerando o papel dos influenciadores digitais como agentes de comunicação e marketing. Para tanto, analisa a evolução das redes sociais, o surgimento dos influenciadores digitais e a institucionalização das relações entre influenciadores e empresas. Além disso, avalia padrões de conduta ética na veiculação de publicidade no Instagram por meio de influenciadores digitais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-04T16:48:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-04T16:48:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Bacharelado info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
SANTOS, Mayara da Silva. INFLUENCIADORES DIGITAIS: OS DESAFIOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE NO INSTAGRAM. 2023. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Produção em Comunicação e Cultura, Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/1/Mayara%20Silva.%20TCC%20-%20Gradua%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39144/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
159f92378cfde3b501086986952c5b1c d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502804636860416 |