O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitoza, Camilla Marangon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345
Resumo: Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua.
id UFJF_c3bd62a5f68804253672db29cb99a5b5
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10345
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Ferreira, Soraya Maria Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Sigiliano, Daiana Maria Veigahttp://lattes.cnpq.br/0329090470307145http://lattes.cnpq.br/9984227756079548Feitoza, Camilla Marangon2019-08-05T21:36:36Z2019-07-192019-08-05T21:36:36Z2018-12-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua.The changes in the communication environment influenced the dissemination of fashion content and it’s consumption. The digital media, such as instagram, contributed to these changes, it’s communication flow works in a different way which helped the so-called digital influencers emerge, intervening in the lives of their followers, participating on consumer’s decisions and creating desires. Being the digital influencers and Instagram the subject of this monography, the intent is to discover how these internet personalities change their followers’ ways of consuming through social media. To archive it, an exploratory research on Thassia Naves’ and Niina Secrets’ Instagram during the 2018’s New York Fashion Week was made, aiming to identify the published content and how the brands advertisements are made. To analyze the audience reception towards the influencers’ contents and consumption influence, and how viewers select who to follow a digital survey was created using Google Forms. As a conclusion to the analysis the advertisement through digital influencers is an effective method that uses the followers’ identification and proximity with the product and/or service presented. In addition, it was possible to conclude that the influencers have an important role creating desires and dreams, emitting implicit and explicit messages through their posts. The importance of establishing a panorama of this reality is that it involves the communication field and influences the society directly, since we’re always connected through smartphones, consuming information and advertisements at all times.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConsumoModaRedes sociaisInstagramInfluenciadores digitaisConsumptionFashionSocial mediaInstagramDigital influencersO consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secretsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcamillamarangonfeitoza.pdfcamillamarangonfeitoza.pdfapplication/pdf2235672https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/1/camillamarangonfeitoza.pdfc3ff82699589085b5687c69c3ee10cd8MD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTcamillamarangonfeitoza.pdf.txtcamillamarangonfeitoza.pdf.txtExtracted texttext/plain106381https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/3/camillamarangonfeitoza.pdf.txt4a53d544963e27a1b53c088b96178fafMD53THUMBNAILcamillamarangonfeitoza.pdf.jpgcamillamarangonfeitoza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/4/camillamarangonfeitoza.pdf.jpgd7ee32937812583b8facad8901487975MD54ufjf/103452019-08-06 03:07:00.678oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10345Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-06T06:07Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
title O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
spellingShingle O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
Feitoza, Camilla Marangon
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Consumo
Moda
Redes sociais
Instagram
Influenciadores digitais
Consumption
Fashion
Social media
Instagram
Digital influencers
title_short O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
title_full O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
title_fullStr O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
title_full_unstemmed O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
title_sort O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
author Feitoza, Camilla Marangon
author_facet Feitoza, Camilla Marangon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Soraya Maria Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3142292285628321
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3157127991275816
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sigiliano, Daiana Maria Veiga
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0329090470307145
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9984227756079548
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitoza, Camilla Marangon
contributor_str_mv Ferreira, Soraya Maria Vieira
Caravela, Gabriela Borges Martins
Sigiliano, Daiana Maria Veiga
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Consumo
Moda
Redes sociais
Instagram
Influenciadores digitais
Consumption
Fashion
Social media
Instagram
Digital influencers
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Moda
Redes sociais
Instagram
Influenciadores digitais
Consumption
Fashion
Social media
Instagram
Digital influencers
description Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T21:36:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19
2019-08-05T21:36:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/1/camillamarangonfeitoza.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/3/camillamarangonfeitoza.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/4/camillamarangonfeitoza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3ff82699589085b5687c69c3ee10cd8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4a53d544963e27a1b53c088b96178faf
d7ee32937812583b8facad8901487975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193910800875520