O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345 |
Resumo: | Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua. |
id |
UFJF_c3bd62a5f68804253672db29cb99a5b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10345 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Soraya Maria Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Sigiliano, Daiana Maria Veigahttp://lattes.cnpq.br/0329090470307145http://lattes.cnpq.br/9984227756079548Feitoza, Camilla Marangon2019-08-05T21:36:36Z2019-07-192019-08-05T21:36:36Z2018-12-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua.The changes in the communication environment influenced the dissemination of fashion content and it’s consumption. The digital media, such as instagram, contributed to these changes, it’s communication flow works in a different way which helped the so-called digital influencers emerge, intervening in the lives of their followers, participating on consumer’s decisions and creating desires. Being the digital influencers and Instagram the subject of this monography, the intent is to discover how these internet personalities change their followers’ ways of consuming through social media. To archive it, an exploratory research on Thassia Naves’ and Niina Secrets’ Instagram during the 2018’s New York Fashion Week was made, aiming to identify the published content and how the brands advertisements are made. To analyze the audience reception towards the influencers’ contents and consumption influence, and how viewers select who to follow a digital survey was created using Google Forms. As a conclusion to the analysis the advertisement through digital influencers is an effective method that uses the followers’ identification and proximity with the product and/or service presented. In addition, it was possible to conclude that the influencers have an important role creating desires and dreams, emitting implicit and explicit messages through their posts. The importance of establishing a panorama of this reality is that it involves the communication field and influences the society directly, since we’re always connected through smartphones, consuming information and advertisements at all times.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConsumoModaRedes sociaisInstagramInfluenciadores digitaisConsumptionFashionSocial mediaInstagramDigital influencersO consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secretsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcamillamarangonfeitoza.pdfcamillamarangonfeitoza.pdfapplication/pdf2235672https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/1/camillamarangonfeitoza.pdfc3ff82699589085b5687c69c3ee10cd8MD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTcamillamarangonfeitoza.pdf.txtcamillamarangonfeitoza.pdf.txtExtracted texttext/plain106381https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/3/camillamarangonfeitoza.pdf.txt4a53d544963e27a1b53c088b96178fafMD53THUMBNAILcamillamarangonfeitoza.pdf.jpgcamillamarangonfeitoza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/4/camillamarangonfeitoza.pdf.jpgd7ee32937812583b8facad8901487975MD54ufjf/103452019-08-06 03:07:00.678oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-06T06:07Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
title |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
spellingShingle |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets Feitoza, Camilla Marangon CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Consumo Moda Redes sociais Influenciadores digitais Consumption Fashion Social media Digital influencers |
title_short |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
title_full |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
title_fullStr |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
title_full_unstemmed |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
title_sort |
O consumo de informação e produtos no Instagram: os influenciadoras digitais no Instagram: Thassia Naves e Niina Secrets |
author |
Feitoza, Camilla Marangon |
author_facet |
Feitoza, Camilla Marangon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Soraya Maria Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3142292285628321 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3157127991275816 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sigiliano, Daiana Maria Veiga |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0329090470307145 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9984227756079548 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitoza, Camilla Marangon |
contributor_str_mv |
Ferreira, Soraya Maria Vieira Caravela, Gabriela Borges Martins Sigiliano, Daiana Maria Veiga |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Consumo Moda Redes sociais Influenciadores digitais Consumption Fashion Social media Digital influencers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Moda Redes sociais Influenciadores digitais Consumption Fashion Social media Digital influencers |
description |
Com as transformações no ambiente da comunicação, a divulgação do conteúdo de moda e o consumo também tem se modificado. As mídias digitais, como é o caso do Instagram, colaboraram para tais mudanças, se tornaram uma mídia onde o fluxo de informação ocorre de maneira diferente e fizeram emergir os chamados influenciadores digitais. Estes exercem influência na vida de seus seguidores, têm participação nas decisões de compra e na criação de desejos, sendo o Instagram e os digitais influencers o objeto de estudo desta pesquisa. Assim, o objetivo desta monografia é pesquisar como essas personalidades têm alterado a forma de consumo do público dessa rede social e, portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória no Instagram da Thassia Naves e da Niina Secrets durante a semana de moda de Nova York, 6 a 14 de Setembro de 2018, visando identificar o conteúdo publicado e como é feita a divulgação das marcas. Em seguida, para analisar a recepção que o público tem dos conteúdos emitidos pelos influenciadores, como selecionam quem seguir e qual a influência que eles exercem no consumo, foram aplicados questionários digitais utilizando a plataforma Google forms. Com base na análise realizada concluiu-se que um método eficaz de divulgar produtos e/ou serviços é através da criação de identificação com os seguidores, da relação de suposta aproximação com o público. Além disso, foi possível constatar que os influenciadores exercem um papel importante na criação de desejos e sonhos, emitindo mensagens explícitas e implícitas através de seus posts. Estabelecer um panorama dessa realidade é importante porque envolve o campo de estudo da comunicação e influencia diretamente a sociedade em que vivemos, onde as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphones, consumindo informação e publicidade a qualquer hora, com facilidade, ou seja, de maneira ubíqua. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-05T21:36:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-19 2019-08-05T21:36:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/1/camillamarangonfeitoza.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/3/camillamarangonfeitoza.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10345/4/camillamarangonfeitoza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3ff82699589085b5687c69c3ee10cd8 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4a53d544963e27a1b53c088b96178faf d7ee32937812583b8facad8901487975 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193910800875520 |