Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30170
Resumo: Este trabalho defende a tese de que o coletivo artístico As travestidas, de Fortaleza, produziu intensos, potentes e amplos espaços de aparecimento para as questões trans no Ceará que serão pensados aqui como a performatividade da política gerada através de uma complexa articulação entre luto, riso, fechação, gongação, críticas ao binarismo de gênero, as dissidências sexuais, a precariedade e a arte transformista e drag no teatro. Essas articulações, motivadas pelo desejo de desobedecer às normas, nos permitem defender que As travestidas se constituem em Travestígonas. Para defender essa tese, analiso a história do coletivo, seus impactos e quatro dos seus espetáculos: Uma flor de dama (2002); Engenharia erótica: fábrica de travestis (2010); BR trans (2013) e Quem tem medo de travesti (2015). Também recorro a entrevistas com pessoas que integram o grupo e coloco todo esse material empírico em diálogo com várias obras dos estudos queer, das subjetividades, da psicanálise e das artes. Mais do que encontrar no coletivo a potência para pensar determinadas obras, conceitos e reflexões acadêmicas, ao final, a tese também oferece leituras distintas sobre essa cena artística e política. Defendo que ela não pode ser analisada e reduzida ao luto ou à melancolia, mas que provoca o que chamo de queerificação do luto e da reparação e uma heterotopia fechativo-lutuosa que aponta um queer por vir.
id UFBA-2_81e0fb344abceb1cbefdf079e81a9723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30170
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes deColling, LeandroTeixeira, Francimara NogueiraOliveria, João Manuel CalhauLima Neto, Djalma RodriguesSantos, Leandro de Paula2019-07-31T13:42:09Z2019-07-31T13:42:09Z2019-07-312019-04-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30170Este trabalho defende a tese de que o coletivo artístico As travestidas, de Fortaleza, produziu intensos, potentes e amplos espaços de aparecimento para as questões trans no Ceará que serão pensados aqui como a performatividade da política gerada através de uma complexa articulação entre luto, riso, fechação, gongação, críticas ao binarismo de gênero, as dissidências sexuais, a precariedade e a arte transformista e drag no teatro. Essas articulações, motivadas pelo desejo de desobedecer às normas, nos permitem defender que As travestidas se constituem em Travestígonas. Para defender essa tese, analiso a história do coletivo, seus impactos e quatro dos seus espetáculos: Uma flor de dama (2002); Engenharia erótica: fábrica de travestis (2010); BR trans (2013) e Quem tem medo de travesti (2015). Também recorro a entrevistas com pessoas que integram o grupo e coloco todo esse material empírico em diálogo com várias obras dos estudos queer, das subjetividades, da psicanálise e das artes. Mais do que encontrar no coletivo a potência para pensar determinadas obras, conceitos e reflexões acadêmicas, ao final, a tese também oferece leituras distintas sobre essa cena artística e política. Defendo que ela não pode ser analisada e reduzida ao luto ou à melancolia, mas que provoca o que chamo de queerificação do luto e da reparação e uma heterotopia fechativo-lutuosa que aponta um queer por vir.This research aims to defend the thesis that the artistic collective As travestidas, from Fortaleza, produced intense, potent and ample spaces of appearance for trans issues in Ceará that will be thought as the performativity of the politics generated through a complex articulation between mourning, laughter, fechação, gongação, criticism of gender binarism, sexual dissidence, precariousness, and transformista and drag art in theater. These articulations, motivated by the desire to disobey the norms, allow us to defend that As travestidas constitute themselves as Travestígonas. To defend this thesis, I analyze the collective's history, its impacts and four of its shows: Uma flor de dama (2002); Engenharia erótica: fábrica de travestis (2010); BR trans (2013) e Quem tem medo de travesti (2015). I am also based on interviews with people who are part of the group and put all this empirical material in dialogue with various literatures of queer studies, subjectivities, psychoanalysis and arts. More than finding in the collective the power to think certain theories, concepts and academic reflections, in the end, the thesis also offers different readings on this artistic and political scene. I contend that it can not be analyzed and reduced to mourning or melancholy, but that it causes what I call a "queerification of mourning and reparation" and a fechativolutuosa heterotopia that points to a queer to come.Submitted by Francisco Sousa (alexandre.nunes@ufca.edu.br) on 2019-07-24T15:14:34Z No. of bitstreams: 1 Alexandre_Tese_esse.pdf: 3995155 bytes, checksum: fc17adcc42b8a9a1e779efd08f4e5901 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2019-07-31T13:42:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alexandre_Tese_esse.pdf: 3995155 bytes, checksum: fc17adcc42b8a9a1e779efd08f4e5901 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-31T13:42:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre_Tese_esse.pdf: 3995155 bytes, checksum: fc17adcc42b8a9a1e779efd08f4e5901 (MD5)Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa - FUNCAPCultura e sociedadePerformatividade da políticaPerformatividade de gêneroTeatro documentárioLutoArte dragTravestilidadesTravestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlexandre_Tese_esse.pdfAlexandre_Tese_esse.pdfapplication/pdf3995155https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/1/Alexandre_Tese_esse.pdffc17adcc42b8a9a1e779efd08f4e5901MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTAlexandre_Tese_esse.pdf.txtAlexandre_Tese_esse.pdf.txtExtracted texttext/plain613700https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/3/Alexandre_Tese_esse.pdf.txt50330d3afa7380e1dc2a21663fc5f23dMD53ri/301702021-12-30 13:15:48.304oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T16:15:48Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
title Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
spellingShingle Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
Cultura e sociedade
Performatividade da política
Performatividade de gênero
Teatro documentário
Luto
Arte drag
Travestilidades
title_short Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
title_full Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
title_fullStr Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
title_full_unstemmed Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
title_sort Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As travestidas
author Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
author_facet Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colling, Leandro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Francimara Nogueira
Oliveria, João Manuel Calhau
Lima Neto, Djalma Rodrigues
Santos, Leandro de Paula
contributor_str_mv Colling, Leandro
Teixeira, Francimara Nogueira
Oliveria, João Manuel Calhau
Lima Neto, Djalma Rodrigues
Santos, Leandro de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Cultura e sociedade
topic Cultura e sociedade
Performatividade da política
Performatividade de gênero
Teatro documentário
Luto
Arte drag
Travestilidades
dc.subject.por.fl_str_mv Performatividade da política
Performatividade de gênero
Teatro documentário
Luto
Arte drag
Travestilidades
description Este trabalho defende a tese de que o coletivo artístico As travestidas, de Fortaleza, produziu intensos, potentes e amplos espaços de aparecimento para as questões trans no Ceará que serão pensados aqui como a performatividade da política gerada através de uma complexa articulação entre luto, riso, fechação, gongação, críticas ao binarismo de gênero, as dissidências sexuais, a precariedade e a arte transformista e drag no teatro. Essas articulações, motivadas pelo desejo de desobedecer às normas, nos permitem defender que As travestidas se constituem em Travestígonas. Para defender essa tese, analiso a história do coletivo, seus impactos e quatro dos seus espetáculos: Uma flor de dama (2002); Engenharia erótica: fábrica de travestis (2010); BR trans (2013) e Quem tem medo de travesti (2015). Também recorro a entrevistas com pessoas que integram o grupo e coloco todo esse material empírico em diálogo com várias obras dos estudos queer, das subjetividades, da psicanálise e das artes. Mais do que encontrar no coletivo a potência para pensar determinadas obras, conceitos e reflexões acadêmicas, ao final, a tese também oferece leituras distintas sobre essa cena artística e política. Defendo que ela não pode ser analisada e reduzida ao luto ou à melancolia, mas que provoca o que chamo de queerificação do luto e da reparação e uma heterotopia fechativo-lutuosa que aponta um queer por vir.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-31T13:42:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-31T13:42:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30170
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/1/Alexandre_Tese_esse.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30170/3/Alexandre_Tese_esse.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fc17adcc42b8a9a1e779efd08f4e5901
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
50330d3afa7380e1dc2a21663fc5f23d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502688485048320