Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores. |
id |
UFBA-2_8e00dd955fbc9530ad17423e5354d33d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26023 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Dias, Maili LemosDias, Maili LemosSampaio, Adriano2018-05-17T18:58:36Z2018-05-17T18:58:36Z2018-05-172018TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2018-05-17T15:16:51Z No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-05-17T18:58:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-17T18:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Plano de marketingSkolEcologiaAmbientalCarnavalMarketingMarcaCervejaComunicaçãoSkol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnavalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdftccapplication/pdf1439428https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/1/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf5e20794fc47af384060e994b157fe000MD51Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfPlano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfmemorialapplication/pdf2808404https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/2/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf882114d92c5bddbc21ec0950802ce352MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/3/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD53TEXTMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain102251https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/4/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txta6b82b1004c415bf834738d661f49cdfMD54Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtPlano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain17014https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/5/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt7a6c831918f2101c4c23f386598ca84fMD55ri/260232022-07-05 14:04:37.17oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
title |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
spellingShingle |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval Dias, Maili Lemos Plano de marketing Skol Ecologia Ambiental Carnaval Marketing Marca Cerveja Comunicação |
title_short |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
title_full |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
title_fullStr |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
title_full_unstemmed |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
title_sort |
Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval |
author |
Dias, Maili Lemos |
author_facet |
Dias, Maili Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maili Lemos Dias, Maili Lemos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Adriano |
contributor_str_mv |
Sampaio, Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Skol Ecologia Ambiental Carnaval Marketing Marca Cerveja Comunicação |
topic |
Plano de marketing Skol Ecologia Ambiental Carnaval Marketing Marca Cerveja Comunicação |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-17T18:58:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-17T18:58:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/1/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/2/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/4/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/5/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e20794fc47af384060e994b157fe000 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 a6b82b1004c415bf834738d661f49cdf 7a6c831918f2101c4c23f386598ca84f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459561680502784 |