Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maili Lemos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores.
id UFBA-2_8e00dd955fbc9530ad17423e5354d33d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26023
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Dias, Maili LemosDias, Maili LemosSampaio, Adriano2018-05-17T18:58:36Z2018-05-17T18:58:36Z2018-05-172018TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2018-05-17T15:16:51Z No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-05-17T18:58:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-17T18:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Memorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 1439428 bytes, checksum: 5e20794fc47af384060e994b157fe000 (MD5) Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf: 2808404 bytes, checksum: 882114d92c5bddbc21ec0950802ce352 (MD5)Plano de marketingSkolEcologiaAmbientalCarnavalMarketingMarcaCervejaComunicaçãoSkol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnavalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdftccapplication/pdf1439428https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/1/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf5e20794fc47af384060e994b157fe000MD51Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfPlano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdfmemorialapplication/pdf2808404https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/2/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf882114d92c5bddbc21ec0950802ce352MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/3/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD53TEXTMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtMemorial - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain102251https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/4/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txta6b82b1004c415bf834738d661f49cdfMD54Plano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtPlano de Marketing - Skol - Redondo é se reciclar - Maili Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain17014https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/5/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt7a6c831918f2101c4c23f386598ca84fMD55ri/260232022-07-05 14:04:37.17oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
title Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
spellingShingle Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
Dias, Maili Lemos
Plano de marketing
Skol
Ecologia
Ambiental
Carnaval
Marketing
Marca
Cerveja
Comunicação
title_short Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
title_full Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
title_fullStr Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
title_full_unstemmed Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
title_sort Skol - redondo é se reciclar : Plano de marketing ambiental para a ação da cerveja skol no carnaval
author Dias, Maili Lemos
author_facet Dias, Maili Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maili Lemos
Dias, Maili Lemos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Adriano
contributor_str_mv Sampaio, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Skol
Ecologia
Ambiental
Carnaval
Marketing
Marca
Cerveja
Comunicação
topic Plano de marketing
Skol
Ecologia
Ambiental
Carnaval
Marketing
Marca
Cerveja
Comunicação
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar um plano de marketing ambiental para a marca de cerveja Skol veiculada no carnaval, ocasião em que a Skol é umas das maiores patrocinadoras oficiais da festa popular. O objetivo é trazer novas formas de abordagens ainda inexploradas por uma marca conceitualmente conhecida por inovar em seus produtos e campanhas comunicacionais e aproveitar a visibilidade proporcionada pelo carnaval. Além disso, um ponto crítico do carnaval de rua é o lixo gerado por embalagens de lata de bebidas comercializadas que podem ser recicladas mas costumam indo parar no lixo comum ou no fundo do mar. Isso abre uma frente de oportunidades ainda inexplorada por iniciativas públicas e privadas que conversam inteiramente com o produto da Skol, que comercializa sua cerveja durante o carnaval em latas de alumínio e, por tanto, tornase grande contribuinte para a geração e acumulo de lixo. Dessa forma, esse plano de marketing tem como finalidade explorar as potencialidades do Marketing Social que propõe construção e fortificação da marca através de iniciativas sociais que gerem algum retorno para a sociedade e que, no final de tudo, acabam incentivando as vendas. O plano em si consiste em utilizar e explorar ferramentas de comunicação integrada de marketing alinhadas à marketing ambiental para formular uma estratégia o mais completa possível e atingir o público-alvo da cerveja Skol, objetivando principalmente awareness (conhecimento de marca), incremento de vendas e benefícios sociais aos consumidores.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-17T18:58:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-17T18:58:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/1/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/2/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/4/Memorial%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26023/5/Plano%20de%20Marketing%20-%20Skol%20-%20Redondo%20%c3%a9%20se%20reciclar%20-%20Maili%20Dias.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e20794fc47af384060e994b157fe000
882114d92c5bddbc21ec0950802ce352
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
a6b82b1004c415bf834738d661f49cdf
7a6c831918f2101c4c23f386598ca84f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459561680502784