A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Wissmann, Débora, Ferrareli, Camila Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54406
Resumo: A mulher é vista como objeto de consumo em muitas campanhas publicitárias de cerveja. Este fator influencia na forma como a mulher é vista pela sociedade e a forma como ela é tratada. A Skol, em sua campanha Reposter, mudou o seu discurso quanto ao papel da mulher nas propagandas. Através da análise desta campanha, com conceitos sobre marca e identidade de Semprini (2006), Aaker (2001), Tavares (2003), entre outros; uma visão da mulher nas campanhas publicitárias, com Cruz (2008) e Abdala (2008), e uma contextualização do feminismo no Brasil baseada em Vidal (2005), Cestari (2008), Castells (2002) foi possível verificar que a Skol conseguiu reconhecer os erros do passado e manter uma identidade de marca coerente e o quanto esta mudança é importante para a luta pela igualdade de gêneros.
id UFPR-8_5ce3ffede1bd56181914c7c4285a430e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54406
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da SkolFeminismo; Marca; Objeto de consumo; Skol.A mulher é vista como objeto de consumo em muitas campanhas publicitárias de cerveja. Este fator influencia na forma como a mulher é vista pela sociedade e a forma como ela é tratada. A Skol, em sua campanha Reposter, mudou o seu discurso quanto ao papel da mulher nas propagandas. Através da análise desta campanha, com conceitos sobre marca e identidade de Semprini (2006), Aaker (2001), Tavares (2003), entre outros; uma visão da mulher nas campanhas publicitárias, com Cruz (2008) e Abdala (2008), e uma contextualização do feminismo no Brasil baseada em Vidal (2005), Cestari (2008), Castells (2002) foi possível verificar que a Skol conseguiu reconhecer os erros do passado e manter uma identidade de marca coerente e o quanto esta mudança é importante para a luta pela igualdade de gêneros.UFPRPinheiro, Cristiano Max PereiraWissmann, DéboraFerrareli, Camila Melo2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5440610.5380/2238-0701.2017n14p235-252Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 235-2522238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54406/34228Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/54406Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:32Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
title A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
spellingShingle A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Feminismo; Marca; Objeto de consumo; Skol.
title_short A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
title_full A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
title_fullStr A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
title_full_unstemmed A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
title_sort A (des)construção do papel da mulher em campanhas publicitárias de cerveja: análise da campanha Reposter da Skol
author Pinheiro, Cristiano Max Pereira
author_facet Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Wissmann, Débora
Ferrareli, Camila Melo
author_role author
author2 Wissmann, Débora
Ferrareli, Camila Melo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Wissmann, Débora
Ferrareli, Camila Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo; Marca; Objeto de consumo; Skol.
topic Feminismo; Marca; Objeto de consumo; Skol.
description A mulher é vista como objeto de consumo em muitas campanhas publicitárias de cerveja. Este fator influencia na forma como a mulher é vista pela sociedade e a forma como ela é tratada. A Skol, em sua campanha Reposter, mudou o seu discurso quanto ao papel da mulher nas propagandas. Através da análise desta campanha, com conceitos sobre marca e identidade de Semprini (2006), Aaker (2001), Tavares (2003), entre outros; uma visão da mulher nas campanhas publicitárias, com Cruz (2008) e Abdala (2008), e uma contextualização do feminismo no Brasil baseada em Vidal (2005), Cestari (2008), Castells (2002) foi possível verificar que a Skol conseguiu reconhecer os erros do passado e manter uma identidade de marca coerente e o quanto esta mudança é importante para a luta pela igualdade de gêneros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54406
10.5380/2238-0701.2017n14p235-252
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54406
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2017n14p235-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54406/34228
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 235-252
2238-0701
10.5380/am.v1i14
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990837932032