Urbanismo e Educação: Escola Parque e sua relação com o Plano Urbanístico de Salvador - EPCS / CPUCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Eduardo Henrique Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27668
Resumo: Discute a relação entre Urbanismo e Educação, a partir do estudo da proposta de integração do Sistema Escola Parque / Escolas Classe ao Plano de Urbanismo de Salvador desenvolvido pelo EPUCS/CPUCS 1947-1951. O desconhecimento das características da proposta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a rede de ensino primário de Salvador determinou a questão central: A proposta de criação do sistema Escola Parque / Escolas Classe e de sua integração ao Plano Urbanístico de Salvador, formulada pelo Secretário Anísio Teixeira em 1947, limitava-se ao campo da educação ou pretendia empreender mudanças mais profundas na estrutura social e urbana de Salvador e de outros centros urbanos? O objetivo é demonstrar que a proposta do Sistema Escola Parque / Escolas Classe, contida no plano de educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do exercício de 1947 – 1951, cujo modelo para a escola primária para as cidades de maior densidade populacional é o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, visava, além de atingir os objetivos pedagógicos, interferir na estruturação do espaço urbano de Salvador e das cidades de maior densidade demográfica, promovendo a transformação social e urbana e a formação de comunidades autônomas quanto às suas necessidades cotidianas através da educação integral em tempo integral, pública, gratuita e de qualidade voltada para a formação comum do cidadão. O panorama da educação no Brasil a partir da década de 1920 revela que o sistema Escola Parque / Escolas Classe, longe de ser uma experiência isolada desvinculada da realidade de Salvador, resulta de uma sequência de lutas por reformas da educação no Brasil, iniciada na década de 1920 por um grupo de educadores progressistas tendo entre seus líderes, Anísio Teixeira. Os conceitos de Vizinhança e Unidade de Vizinhança antecedem e dão base à ideia da escola como centro da comunidade, presente nas propostas dos planos de Edificações Escolares e de Urbanismo de Salvador na década de 1940. Os antecedentes e a história da criação do EPUCS e do Sistema Escola Parque / Escolas Classe indicam que a proposta de integração dos planos de educação e de urbanismo tinha como objetivo promover mudanças na estrutura social e urbana de Salvador. Os desdobramentos da experiência da Escola Parque da Bahia revelam a influência da ideia da educação integral em tempo integral em alguns programas de educação e desenvolvimento urbano no Brasil. Entre as considerações finais acerca das questões levantadas destaca-se: A ideia de Anísio Teixeira de implantação do sistema educacional primário para Salvador harmoniza-se com o modelo de Setor Residencial formulado pelo EPUCS permitindo o equacionamento da questão educacional nos bairros planejados para a Capital, através da implantação do Sistema Escola Parque Escolas Classe no Plano Urbanístico de Salvador.
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O desconhecimento das características da proposta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a rede de ensino primário de Salvador determinou a questão central: A proposta de criação do sistema Escola Parque / Escolas Classe e de sua integração ao Plano Urbanístico de Salvador, formulada pelo Secretário Anísio Teixeira em 1947, limitava-se ao campo da educação ou pretendia empreender mudanças mais profundas na estrutura social e urbana de Salvador e de outros centros urbanos? O objetivo é demonstrar que a proposta do Sistema Escola Parque / Escolas Classe, contida no plano de educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do exercício de 1947 – 1951, cujo modelo para a escola primária para as cidades de maior densidade populacional é o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, visava, além de atingir os objetivos pedagógicos, interferir na estruturação do espaço urbano de Salvador e das cidades de maior densidade demográfica, promovendo a transformação social e urbana e a formação de comunidades autônomas quanto às suas necessidades cotidianas através da educação integral em tempo integral, pública, gratuita e de qualidade voltada para a formação comum do cidadão. O panorama da educação no Brasil a partir da década de 1920 revela que o sistema Escola Parque / Escolas Classe, longe de ser uma experiência isolada desvinculada da realidade de Salvador, resulta de uma sequência de lutas por reformas da educação no Brasil, iniciada na década de 1920 por um grupo de educadores progressistas tendo entre seus líderes, Anísio Teixeira. Os conceitos de Vizinhança e Unidade de Vizinhança antecedem e dão base à ideia da escola como centro da comunidade, presente nas propostas dos planos de Edificações Escolares e de Urbanismo de Salvador na década de 1940. Os antecedentes e a história da criação do EPUCS e do Sistema Escola Parque / Escolas Classe indicam que a proposta de integração dos planos de educação e de urbanismo tinha como objetivo promover mudanças na estrutura social e urbana de Salvador. Os desdobramentos da experiência da Escola Parque da Bahia revelam a influência da ideia da educação integral em tempo integral em alguns programas de educação e desenvolvimento urbano no Brasil. Entre as considerações finais acerca das questões levantadas destaca-se: A ideia de Anísio Teixeira de implantação do sistema educacional primário para Salvador harmoniza-se com o modelo de Setor Residencial formulado pelo EPUCS permitindo o equacionamento da questão educacional nos bairros planejados para a Capital, através da implantação do Sistema Escola Parque Escolas Classe no Plano Urbanístico de Salvador.It discusses the relationship between Urbanism and Education, based on the study of the proposal of integration of the Escola Parque / Escolas Classe System to the Plan of Urbanism of Salvador developed by EPUCS / CPUCS 1947-1951. The lack of knowledge about the characteristics of the education plan and the proposal of Bahia State Department of Education for the primary school network in Salvador determined the central question: The proposal to create the Escola Parque / Escolas Classe System and its integration with the Salvador Urban Plan by Secretary Anísio Teixeira in 1947, was limited to the field of education or was it intended to undertake deeper changes in the social and urban structure of Salvador and other urban centers? The objective is to demonstrate that the proposal of the Escola Parque / Escolas Classe System, contained in the education plan of the Department of Education, from 1947 to 1951, whose primary school model for the most populous cities is the Carneiro Ribeiro Educational Center aimed not only at achieving pedagogical goals, but also at interfering in the structuring of the urban space of Salvador and the cities with the highest demographic density, promoting social and urban transformation and the formation of autonomous communities regarding their daily needs through full-time, public, free and quality education focused on the common formation of the citizen. The panorama of education in Brazil since the 1920s reveals that the Escola Parque / Escolas Classe System, far from being an isolated experience unrelated to the reality of Salvador, results from a sequence of struggles for education reforms in Brazil, begun in the decade of 1920 by a group of progressive educators having among their leaders, Anísio Teixeira ,. The concepts of Neighborhood and Neighborhood Unit precede and base the idea of school as the center of the community, present in the proposals of the School Building and Urban Planning plans of Salvador in the 1940s. The background and history of the creation of the EPUCS and the Escola Parque / Escolas Classe System indicate that the proposal for the integration of education and urban planning plans had the objective of promoting changes in the social and urban structure of Salvador. The unfolding of Bahia's experience reveals the influence of the idea of integral education in time on some education and urban development programs in Brazil. Among the final considerations on the issues raised are: The idea of Anísio Teixeira to implement the primary education system for Salvador harmonizes with the Residential Sector model formulated by the EPUCS allowing the education issue in the neighborhoods planned for the Capital, through the implementation of the Escola Parque / Escolas Classe System in the Urban Plan of Salvador.Submitted by Eduardo Teixeira (eduardohsteixeira@gmail.com) on 2018-10-09T17:22:55Z No. of bitstreams: 1 1 TESE URBANISMO E EDUCAÇÃO EDUARDO TEIXEIRA PPGAU 16SET2018.pdf: 65943426 bytes, checksum: ef8f0cfb6fce572c2e77c467c92ccd74 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Arquitetura (bibarq@ufba.br) on 2018-10-09T19:19:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1 TESE URBANISMO E EDUCAÇÃO EDUARDO TEIXEIRA PPGAU 16SET2018.pdf: 65943426 bytes, checksum: ef8f0cfb6fce572c2e77c467c92ccd74 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-09T19:19:32Z (GMT). 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Teixeira, Eduardo Henrique Santos
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