Níveis de desenvolvimento profissional docente: limites e possibilidades de uma leitura piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iracema de Jesus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11049
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve por escopo analisar o desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil. A pesquisa partiu da hipótese de que os professores apresentam fases diferentes nas esferas da prática pedagógica, autonomia e identidade profissional. Perceber as interfaces da profissão docente e como se configura o ofício de ser professor, através de suas contradições, conflitos, tensões e possibilidades, a partir de uma compreensão clara do seu processo é uma das propostas desta pesquisa. Para a realização desta investigação optamos pela pesquisa qualitativa, através do método clínico. Foram entrevistadas cinco professoras que lecionam nos grupos quatro e cinco da Educação Infantil, por meio de seis histórias que retratam o cotidiano escolar de classes pré-escolares nas quais algum fator perturbador (desequilíbrio, segundo Piaget) estava presente. As histórias foram apresentadas às professoras individualmente que deveriam avaliar e julgar as situações a elas apresentadas, oferecendo soluções para os conflitos. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas no momento de análise dos dados. A análise foi elaborada considerando-se critérios do referencial teórico piagetiano, a partir de três contribuições: a abstração reflexionante, a teoria das equilibrações e o desenvolvimento moral. A pesquisa apresenta considerações finais apontando que todos os professores apresentam níveis de desenvolvimento diferentes nas esferas da prática pedagógica, identidade e autonomia profissional e que a proposta de tornar o professor reflexivo requer considerar que os professores apresentam níveis diferenciados de reflexão. Entretanto, é possível promover, através de ambiente favorável, as trocas cooperativas e o desenvolvimento de seus níveis de profissionalização.
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Foram entrevistadas cinco professoras que lecionam nos grupos quatro e cinco da Educação Infantil, por meio de seis histórias que retratam o cotidiano escolar de classes pré-escolares nas quais algum fator perturbador (desequilíbrio, segundo Piaget) estava presente. As histórias foram apresentadas às professoras individualmente que deveriam avaliar e julgar as situações a elas apresentadas, oferecendo soluções para os conflitos. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas no momento de análise dos dados. A análise foi elaborada considerando-se critérios do referencial teórico piagetiano, a partir de três contribuições: a abstração reflexionante, a teoria das equilibrações e o desenvolvimento moral. A pesquisa apresenta considerações finais apontando que todos os professores apresentam níveis de desenvolvimento diferentes nas esferas da prática pedagógica, identidade e autonomia profissional e que a proposta de tornar o professor reflexivo requer considerar que os professores apresentam níveis diferenciados de reflexão. Entretanto, é possível promover, através de ambiente favorável, as trocas cooperativas e o desenvolvimento de seus níveis de profissionalização.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-04-25T13:23:58Z No. of bitstreams: 1 Iracema de Jesus.pdf: 724942 bytes, checksum: e582d66901ef590f8326a149655219ef (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-05-16T19:06:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Iracema de Jesus.pdf: 724942 bytes, checksum: e582d66901ef590f8326a149655219ef (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-16T19:06:10Z (GMT). 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