Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326
Resumo: O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade.
id UFBA-2_9618a4aa0fe764790a2dbaf3590d30aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24326
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Aline SantosSilva, Aline SantosOliveira, Gilca Garcia deSouza, Antônio Renildo SantanaRibeiro, Maria Teresa Franco2017-10-05T17:06:36Z2017-10-05T17:06:36Z2017-10-052017-03-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade.The impact of consumerism on children has negative consequences not only on kids, but also on the future of the society as a whole . The massification of the production and of the consumption was extended up to kid's scope, and has been nourished by the ideology of consumption disseminated by the media, specially by television, which is the main focus of this study. This ideology delivers a false consciousness of what really is desire and need, and also where happiness could be found. The imperative of "own" to "be" is a cruelty to childhood which is becoming increasingly common in contemporary capitalism. Given this scenario, the present study aims to investigate the influence of the ideology of consumption on th e exaltation of the "world of things" on childhood, analyzing how kids are led to wish more and more goods to feel welcomed within a certain social group, to fill the emptiness caused by the insatiability of their desires. The methodology used to make this research was the inquiry of bibliographic concepts. For presenting the construction of the object, concepts as commodity production in capitalism, ideology by Marx and Engels, the ideology of the consumption. Furthermore, it was made a qualitative research on advertisementaimed at children. It was noticed that television advertisements that are broadcast on closed channels directed to children, tend to use strategies to influence consumerism in favor of a “fake happiness”. .Submitted by Aline Silva (linesantos21@hotmail.com) on 2017-09-26T17:55:04Z No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-10-05T17:06:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-05T17:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)CAPESDesenvolvimento econômicoIdeologiaInfânciaConsumoPublicidadeFoco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de EconomiaMestrado em EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação Aline versao final.pdfdissertação Aline versao final.pdfapplication/pdf2617072https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdfb369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTdissertação Aline versao final.pdf.txtdissertação Aline versao final.pdf.txtExtracted texttext/plain254345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf.txte51e68ee4751d4b184b562f7432933cbMD53ri/243262022-07-05 14:03:49.454oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
title Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
spellingShingle Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
Silva, Aline Santos
Desenvolvimento econômico
Ideologia
Infância
Consumo
Publicidade
title_short Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
title_full Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
title_fullStr Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
title_full_unstemmed Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
title_sort Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
author Silva, Aline Santos
author_facet Silva, Aline Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Santos
Silva, Aline Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Gilca Garcia de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Antônio Renildo Santana
Ribeiro, Maria Teresa Franco
contributor_str_mv Oliveira, Gilca Garcia de
Souza, Antônio Renildo Santana
Ribeiro, Maria Teresa Franco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Desenvolvimento econômico
topic Desenvolvimento econômico
Ideologia
Infância
Consumo
Publicidade
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Infância
Consumo
Publicidade
description O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-05T17:06:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-05T17:06:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
e51e68ee4751d4b184b562f7432933cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459547728150528