Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326 |
Resumo: | O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade. |
id |
UFBA-2_9618a4aa0fe764790a2dbaf3590d30aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/24326 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Aline SantosSilva, Aline SantosOliveira, Gilca Garcia deSouza, Antônio Renildo SantanaRibeiro, Maria Teresa Franco2017-10-05T17:06:36Z2017-10-05T17:06:36Z2017-10-052017-03-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade.The impact of consumerism on children has negative consequences not only on kids, but also on the future of the society as a whole . The massification of the production and of the consumption was extended up to kid's scope, and has been nourished by the ideology of consumption disseminated by the media, specially by television, which is the main focus of this study. This ideology delivers a false consciousness of what really is desire and need, and also where happiness could be found. The imperative of "own" to "be" is a cruelty to childhood which is becoming increasingly common in contemporary capitalism. Given this scenario, the present study aims to investigate the influence of the ideology of consumption on th e exaltation of the "world of things" on childhood, analyzing how kids are led to wish more and more goods to feel welcomed within a certain social group, to fill the emptiness caused by the insatiability of their desires. The methodology used to make this research was the inquiry of bibliographic concepts. For presenting the construction of the object, concepts as commodity production in capitalism, ideology by Marx and Engels, the ideology of the consumption. Furthermore, it was made a qualitative research on advertisementaimed at children. It was noticed that television advertisements that are broadcast on closed channels directed to children, tend to use strategies to influence consumerism in favor of a “fake happiness”. .Submitted by Aline Silva (linesantos21@hotmail.com) on 2017-09-26T17:55:04Z No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-10-05T17:06:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-05T17:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Aline versao final.pdf: 2617072 bytes, checksum: b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 (MD5)CAPESDesenvolvimento econômicoIdeologiaInfânciaConsumoPublicidadeFoco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de EconomiaMestrado em EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação Aline versao final.pdfdissertação Aline versao final.pdfapplication/pdf2617072https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdfb369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTdissertação Aline versao final.pdf.txtdissertação Aline versao final.pdf.txtExtracted texttext/plain254345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf.txte51e68ee4751d4b184b562f7432933cbMD53ri/243262022-07-05 14:03:49.454oai:repositorio.ufba.br:ri/24326VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
title |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
spellingShingle |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância Silva, Aline Santos Desenvolvimento econômico Ideologia Infância Consumo Publicidade |
title_short |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
title_full |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
title_fullStr |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
title_full_unstemmed |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
title_sort |
Foco nos futuros consumidores: a influência da ideologia do consumo na valorização do "mundo das coisas" na infância |
author |
Silva, Aline Santos |
author_facet |
Silva, Aline Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Santos Silva, Aline Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Gilca Garcia de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Antônio Renildo Santana Ribeiro, Maria Teresa Franco |
contributor_str_mv |
Oliveira, Gilca Garcia de Souza, Antônio Renildo Santana Ribeiro, Maria Teresa Franco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Desenvolvimento econômico |
topic |
Desenvolvimento econômico Ideologia Infância Consumo Publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia Infância Consumo Publicidade |
description |
O consumismo infantil traz consequências negativas não apenas para as crianças, mas também para o futuro da sociedade como um todo. A massificação da produção e do consumo estendeu-se até a esfera infantil e vem sendo alimentada pela ideologia do consumo propagada pelos meios de comunicação, sobretudo, para este estudo, pela televisão. Por meio dessa ideologia é passada uma falsa consciência do que é vontade e necessidade e de onde se encontra a felicidade. O “ter” para “ser” é uma violentação da infância cada vez mais comum no capitalismo contemporâneo. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo investigar a influência da ideologia do consumo na valorização do “mundo das coisas” na infância, analisando como as crianças são levadas a quererem cada vez mais mercadorias para se sentirem aceitas dentro de determinado grupo social, para suprirem o vazio que a insaciabilidade dos desejos lhes causa. A metodologia utilizada foi: o levantamento bibliográfico de conceitos, apresentando-se, para construção do objeto, conceitos como produção de mercadoria no capitalismo, ideologia em Marx e Engels e ideologia do consumo; e uma pesquisa qualitativa das campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil. Percebeu-se que as publicidades televisionadas para as crianças, veiculadas nos canais infantis fechados, utilizam de estratégias para influenciar o consumismo em prol de uma pseudofelicidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-05T17:06:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-05T17:06:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Dissertação |
identifier_str_mv |
Dissertação |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24326/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Aline%20versao%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b369243f2f0e8a8d9888ea040060bf66 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 e51e68ee4751d4b184b562f7432933cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459547728150528 |