Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150 |
Resumo: | O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente. |
id |
UFBA-2_99ffeaf762cf2215c5b6b998ffa333ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36150 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-10-14T14:53:23Z2022-10-14T14:53:23Z2019-09https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente.Transportation of bulky loads in the Brazilian territory demands stiff planning due to cargo dimension and weight that trespasses what is permitted by law. Added to that, logic infrastructure has many problems, from bureaucratic issues to lack of maintenance on roads, ports and airports. Such problems can hinder transportation and, in difficult access locations, can make projects unfeasible due to high costs. Proposing airships for cargo transportation is not new, but it has been disregarded because of its existing technical limitations. Today, thanks to the latest technological advances, airships can prove to be a niche alternative for acting in niches in which logistics conditions are adverse to conventional transportation, where access ways are necessary due to cargo dimension or even route change or due to walkways and towers, which hinder transportation. Airships can be an intermediate solution between speed and cost, as well as the reduction of greenhouse gas emissions and minimal dependence of landing and loading/unloading infrastructure. This paper does a technical comparison between aircrafts and highway models. From these analyzes it is possible to conceive that airships can be a viable alternative both economically and technically.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-10-10T19:48:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Engenharia Processamento Técnico (biengproc@ufba.br) on 2022-10-14T14:53:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-14T14:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5) Previous issue date: 2019-09porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) UFBABrasilEscola PolitécnicaAirshipLogisticsBulk LoadsCNPQ::ENGENHARIASDirigívelLogísticaCarga indivisívelAnálise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acessoMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLepikson, Herman AugustoLepikson, Herman AugustoCavalcante, Carlos Arthur Mattos TeixeiraPassos, Francisco Uchoahttp://lattes.cnpq.br/8831254211327311Mendes, Carla Bisporeponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfapplication/pdf3429773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdfa13a158bb8958ed41fea770425608251MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain135566https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt847578f2b7a511584ef3ad32470b78aeMD53ri/361502022-10-15 02:04:48.696oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-10-15T05:04:48Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
title |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
spellingShingle |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso Mendes, Carla Bispo CNPQ::ENGENHARIAS Dirigível Logística Carga indivisível Airship Logistics Bulk Loads |
title_short |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
title_full |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
title_fullStr |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
title_full_unstemmed |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
title_sort |
Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso |
author |
Mendes, Carla Bispo |
author_facet |
Mendes, Carla Bispo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lepikson, Herman Augusto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lepikson, Herman Augusto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Passos, Francisco Uchoa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8831254211327311 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Carla Bispo |
contributor_str_mv |
Lepikson, Herman Augusto Lepikson, Herman Augusto Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira Passos, Francisco Uchoa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Dirigível Logística Carga indivisível Airship Logistics Bulk Loads |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dirigível Logística Carga indivisível |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Airship Logistics Bulk Loads |
description |
O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T14:53:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T14:53:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a13a158bb8958ed41fea770425608251 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 847578f2b7a511584ef3ad32470b78ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459360564674560 |