Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carla Bispo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150
Resumo: O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente.
id UFBA-2_99ffeaf762cf2215c5b6b998ffa333ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36150
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-10-14T14:53:23Z2022-10-14T14:53:23Z2019-09https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente.Transportation of bulky loads in the Brazilian territory demands stiff planning due to cargo dimension and weight that trespasses what is permitted by law. Added to that, logic infrastructure has many problems, from bureaucratic issues to lack of maintenance on roads, ports and airports. Such problems can hinder transportation and, in difficult access locations, can make projects unfeasible due to high costs. Proposing airships for cargo transportation is not new, but it has been disregarded because of its existing technical limitations. Today, thanks to the latest technological advances, airships can prove to be a niche alternative for acting in niches in which logistics conditions are adverse to conventional transportation, where access ways are necessary due to cargo dimension or even route change or due to walkways and towers, which hinder transportation. Airships can be an intermediate solution between speed and cost, as well as the reduction of greenhouse gas emissions and minimal dependence of landing and loading/unloading infrastructure. This paper does a technical comparison between aircrafts and highway models. From these analyzes it is possible to conceive that airships can be a viable alternative both economically and technically.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-10-10T19:48:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Engenharia Processamento Técnico (biengproc@ufba.br) on 2022-10-14T14:53:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-14T14:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 3429773 bytes, checksum: a13a158bb8958ed41fea770425608251 (MD5) Previous issue date: 2019-09porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) UFBABrasilEscola PolitécnicaAirshipLogisticsBulk LoadsCNPQ::ENGENHARIASDirigívelLogísticaCarga indivisívelAnálise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acessoMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLepikson, Herman AugustoLepikson, Herman AugustoCavalcante, Carlos Arthur Mattos TeixeiraPassos, Francisco Uchoahttp://lattes.cnpq.br/8831254211327311Mendes, Carla Bisporeponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfapplication/pdf3429773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdfa13a158bb8958ed41fea770425608251MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain135566https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt847578f2b7a511584ef3ad32470b78aeMD53ri/361502022-10-15 02:04:48.696oai:repositorio.ufba.br:ri/36150TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-10-15T05:04:48Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
title Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
spellingShingle Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
Mendes, Carla Bispo
CNPQ::ENGENHARIAS
Dirigível
Logística
Carga indivisível
Airship
Logistics
Bulk Loads
title_short Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
title_full Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
title_fullStr Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
title_full_unstemmed Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
title_sort Análise técnica e econômica da utilização de dirigíveis no transporte de cargas indivisíveis e volumosas em situações de difícil acesso
author Mendes, Carla Bispo
author_facet Mendes, Carla Bispo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lepikson, Herman Augusto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lepikson, Herman Augusto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Passos, Francisco Uchoa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8831254211327311
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Carla Bispo
contributor_str_mv Lepikson, Herman Augusto
Lepikson, Herman Augusto
Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira
Passos, Francisco Uchoa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Dirigível
Logística
Carga indivisível
Airship
Logistics
Bulk Loads
dc.subject.por.fl_str_mv Dirigível
Logística
Carga indivisível
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Airship
Logistics
Bulk Loads
description O transporte de carga indivisível e volumosa no Brasil é limitado pela magnitude das dimensões de peso e tamanho da carga permitidos por lei. Somado a isso, a infraestrutura logística possui muitos problemas desde as questões burocráticas até a falta de manutenção nas vias, portos e aeroportos. Tais problemas dificultam o transporte e em locais de difícil acesso podem inviabilizar projetos devido ao alto custo. Propor os dirigíveis para o transporte de carga não é algo novo, mas havia sido desconsiderado por conta das limitações técnicas, contudo, graças aos mais recentes avanços tecnológicos, dirigíveis podem vir a ser uma alternativa de atuação em nichos nos quais as condições logísticas sejam desfavoráveis ao transporte convencional, onde a construção de vias de acesso se faça necessária por conta da dimensão da carga ou até mudança de rota, ou por conta de passarelas e torres que dificultam a passagem do transporte. Os dirigíveis apresentam redução de emissões de gases do efeito estufa e dependência mínima de infraestrutura para pouso e operações de carga/descarga. Este trabalho faz uma análise entre os modais de transporte convencionais e os dirigíveis e, num segundo momento, uma análise econômica comparativa entre o dirigível e o modal rodoviário. A partir dessas análises pode-se perceber que, no cenário proposto, o dirigível pode ser uma alternativa viável tanto economicamente quanto tecnicamente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T14:53:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T14:53:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36150/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a13a158bb8958ed41fea770425608251
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
847578f2b7a511584ef3ad32470b78ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459360564674560