Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São Thiago, Lucas da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36931
Resumo: O presente trabalho trata sobre a utilização dos algoritmos para fins publicitários como forma a ampliar as chances de aquisição do produto ou serviço ofertado ao consumidor. Contudo, a investigação apresenta como hipóteses que tal tecnologia tem ocasionado a fragilização acentuada do cidadão consumerista (homem médio), bem como tem sido utilizada de forma a gerar práticas abusivas e discriminatórias no mercado consumerista, situações estas que se perfazem, ainda, como os problemas a serem analisados. Nesse sentido, a temática, atrelada às disciplinas direito das relações de consumo e direito digital, teve como objetivo, em um primeiro momento, analisar a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização de tais mecanismos na publicidade, tendo tal premissa se concretizado. Em um segundo viés, se propõe a examinar, a partir do estudo de 4 (quatro) casos, a ocorrência de tratamento discriminatório e abusivo, situação esta que também foi constatada. Sobre tal ponto, será observado, inicialmente, a situação envolvendo o Corinthian College e a utilização de anúncios predatórios para a captação de pessoas consideradas vulneráveis. A exibição de publicidade dotadas de preconceito racial e de gênero pelo Facebook. O tratamento racista que é conferido pelo algoritmo utilizado pelo Google na veiculação de publicidade sobre antecedentes criminais, que aparecem em maior frequência para pessoas de nomes tidos como de grupos negros. Por fim, a denúncia da influenciadora digital brasileira Sá Ollebar, que constatou que o Instagram prioriza o alcance de posts que contenham fotos de pessoas de etnia branca. No que tange à metodologia, a presente investigação utiliza como método científico o hipotético-dedutivo, sendo considerada, do ponto de vista de sua natureza, aplicada. Serão empregadas também as técnicas dialética, sociológico-monográfica e jurídico-descritiva. A abordagem do problema será realizada por meio de um viés qualitativo, apresentando, ainda, do ponto de vista de seus objetivos, viés exploratório. Por fim, acerca dos procedimentos técnicos utilizados, tem-se o bibliográfico, o documental e o estudo de caso
id UFBA-2_9ad3fe97cb4c6b4807c6ab5bce730d7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36931
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-04-26T15:44:05Z2023-04-26T15:44:05Z2022-07-09SÃO THIAGO, Lucas da Silva. Algoritmos e Marketing Digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36931O presente trabalho trata sobre a utilização dos algoritmos para fins publicitários como forma a ampliar as chances de aquisição do produto ou serviço ofertado ao consumidor. Contudo, a investigação apresenta como hipóteses que tal tecnologia tem ocasionado a fragilização acentuada do cidadão consumerista (homem médio), bem como tem sido utilizada de forma a gerar práticas abusivas e discriminatórias no mercado consumerista, situações estas que se perfazem, ainda, como os problemas a serem analisados. Nesse sentido, a temática, atrelada às disciplinas direito das relações de consumo e direito digital, teve como objetivo, em um primeiro momento, analisar a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização de tais mecanismos na publicidade, tendo tal premissa se concretizado. Em um segundo viés, se propõe a examinar, a partir do estudo de 4 (quatro) casos, a ocorrência de tratamento discriminatório e abusivo, situação esta que também foi constatada. Sobre tal ponto, será observado, inicialmente, a situação envolvendo o Corinthian College e a utilização de anúncios predatórios para a captação de pessoas consideradas vulneráveis. A exibição de publicidade dotadas de preconceito racial e de gênero pelo Facebook. O tratamento racista que é conferido pelo algoritmo utilizado pelo Google na veiculação de publicidade sobre antecedentes criminais, que aparecem em maior frequência para pessoas de nomes tidos como de grupos negros. Por fim, a denúncia da influenciadora digital brasileira Sá Ollebar, que constatou que o Instagram prioriza o alcance de posts que contenham fotos de pessoas de etnia branca. No que tange à metodologia, a presente investigação utiliza como método científico o hipotético-dedutivo, sendo considerada, do ponto de vista de sua natureza, aplicada. Serão empregadas também as técnicas dialética, sociológico-monográfica e jurídico-descritiva. A abordagem do problema será realizada por meio de um viés qualitativo, apresentando, ainda, do ponto de vista de seus objetivos, viés exploratório. Por fim, acerca dos procedimentos técnicos utilizados, tem-se o bibliográfico, o documental e o estudo de casoThe present work seeks to deal with the use of algorithms for advertising purposes in order to increase the chances of acquiring the product or service offered to the consumer. However, the investigation hypothesizes that such technology has caused the sharp weakening of the consumerist citizen (average man), as well as has been used in order to generate abusive and discriminatory practices in the consumerist market, situations that show themselves as the problems that are going to be analyzed. In this sense, the theme, linked to the subjects of consumer relations law and digital law, aimed, at first, to analyze the marked vulnerability of the consumer in the face of the use of such mechanisms in advertising, having this premise materialized. In a second bias, it is proposed to examine, from the study of 4 (four) cases, the occurrence of discriminatory and abusive treatment, a situation that was also observed. On this point, it will be observed, initially, the situation involving Corinthian College and the use of predatory ads to attract people considered vulnerable. The display of advertisements endowed with racial and gender bias by Facebook. The racist treatment that is conferred by the algorithm used by Google in the placement of advertisements about criminal records, which appear more frequently for people with names considered to be from black groups. Finally, the complaint of the Brazilian digital influencer Sá Ollebar, who found that Instagram prioritizes the reach of posts that contain photos of people of white ethnicity. Regarding the methodology, the present investigation uses the hypothetical-deductive scientific method, being considered, from the point of view of its nature, applied. Dialectical, sociological-monographic and legal-descriptive techniques will also be used. The approach to the problem will be carried out through a qualitative bias, also presenting, from the point of view of its objectives, an exploratory bias. Finally, about the technical procedures used, there is the bibliographic, the documentary and the case study.Submitted by LUCAS DA SILVA SÃO THIAGO (lucas_silva_thiago@hotmail.com) on 2023-04-24T21:55:23Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ata de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdf: 776007 bytes, checksum: a2678cc50cd66cb119f9eef470d06c7f (MD5) ALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdf: 7296166 bytes, checksum: 93a4f4e4f1783a453bf0cb165bff1b80 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Teixeira de Freitas (bidir@ufba.br) on 2023-04-26T15:44:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdf: 776007 bytes, checksum: a2678cc50cd66cb119f9eef470d06c7f (MD5) ALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdf: 7296166 bytes, checksum: 93a4f4e4f1783a453bf0cb165bff1b80 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T15:44:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdf: 776007 bytes, checksum: a2678cc50cd66cb119f9eef470d06c7f (MD5) ALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdf: 7296166 bytes, checksum: 93a4f4e4f1783a453bf0cb165bff1b80 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-07-09porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIADIREITOUFBABrasilFaculdade de DireitoCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVulnerabilityAlgorithmsPublicityDiscriminatory practicesConsumerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILVulnerabilidadeAlgoritmosPublicidadePráticas discriminatóriasConsumidorAlgoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidadeAlgorithms and digital marketing: the accentuated vulnerability of the consumer to the abusive and discriminatory use in advertisingBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Joseane Suzart Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/2454558688755602Silva, Joseane Suzart Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/2454558688755602Gomes, Técio Spínolahttp://lattes.cnpq.br/6714227442505483Lepikson, Pedro Augusto Pessoahttp://lattes.cnpq.br/2304361977147363https://orcid.org/0000-0002-4415-4904http://lattes.cnpq.br/7658147395434109São Thiago, Lucas da Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTAta de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdf.txtAta de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdf.txtExtracted texttext/plain1590https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/5/Ata%20de%20Defesa%20de%20Monografia%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago.pdf.txt4e6cfe8da110bb91bd21cd208b96e53eMD55ALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdf.txtALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdf.txtExtracted texttext/plain211405https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/6/ALGORITMOS%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago%20-%20TCC%202022.1.pdf.txt3bf2ac789c4b244014a58643a54617d6MD56ORIGINALAta de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdfAta de Defesa de Monografia - Lucas São Thiago.pdfAta de Defesa de Monografiaapplication/pdf776007https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/1/Ata%20de%20Defesa%20de%20Monografia%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago.pdfa2678cc50cd66cb119f9eef470d06c7fMD51ALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdfALGORITMOS E MARKETING DIGITAL - Lucas São Thiago - TCC 2022.1.pdfTese de Conclusão de Cursoapplication/pdf7296166https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/2/ALGORITMOS%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago%20-%20TCC%202022.1.pdf93a4f4e4f1783a453bf0cb165bff1b80MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/4/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD54ri/369312023-04-29 02:04:23.725oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-29T05:04:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Algorithms and digital marketing: the accentuated vulnerability of the consumer to the abusive and discriminatory use in advertising
title Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
spellingShingle Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
São Thiago, Lucas da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Vulnerabilidade
Algoritmos
Publicidade
Práticas discriminatórias
Consumidor
Vulnerability
Algorithms
Publicity
Discriminatory practices
Consumer
title_short Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
title_full Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
title_fullStr Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
title_full_unstemmed Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
title_sort Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
author São Thiago, Lucas da Silva
author_facet São Thiago, Lucas da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2454558688755602
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2454558688755602
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Técio Spínola
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6714227442505483
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lepikson, Pedro Augusto Pessoa
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2304361977147363
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4415-4904
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7658147395434109
dc.contributor.author.fl_str_mv São Thiago, Lucas da Silva
contributor_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
Silva, Joseane Suzart Lopes da
Gomes, Técio Spínola
Lepikson, Pedro Augusto Pessoa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Vulnerabilidade
Algoritmos
Publicidade
Práticas discriminatórias
Consumidor
Vulnerability
Algorithms
Publicity
Discriminatory practices
Consumer
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade
Algoritmos
Publicidade
Práticas discriminatórias
Consumidor
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vulnerability
Algorithms
Publicity
Discriminatory practices
Consumer
description O presente trabalho trata sobre a utilização dos algoritmos para fins publicitários como forma a ampliar as chances de aquisição do produto ou serviço ofertado ao consumidor. Contudo, a investigação apresenta como hipóteses que tal tecnologia tem ocasionado a fragilização acentuada do cidadão consumerista (homem médio), bem como tem sido utilizada de forma a gerar práticas abusivas e discriminatórias no mercado consumerista, situações estas que se perfazem, ainda, como os problemas a serem analisados. Nesse sentido, a temática, atrelada às disciplinas direito das relações de consumo e direito digital, teve como objetivo, em um primeiro momento, analisar a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização de tais mecanismos na publicidade, tendo tal premissa se concretizado. Em um segundo viés, se propõe a examinar, a partir do estudo de 4 (quatro) casos, a ocorrência de tratamento discriminatório e abusivo, situação esta que também foi constatada. Sobre tal ponto, será observado, inicialmente, a situação envolvendo o Corinthian College e a utilização de anúncios predatórios para a captação de pessoas consideradas vulneráveis. A exibição de publicidade dotadas de preconceito racial e de gênero pelo Facebook. O tratamento racista que é conferido pelo algoritmo utilizado pelo Google na veiculação de publicidade sobre antecedentes criminais, que aparecem em maior frequência para pessoas de nomes tidos como de grupos negros. Por fim, a denúncia da influenciadora digital brasileira Sá Ollebar, que constatou que o Instagram prioriza o alcance de posts que contenham fotos de pessoas de etnia branca. No que tange à metodologia, a presente investigação utiliza como método científico o hipotético-dedutivo, sendo considerada, do ponto de vista de sua natureza, aplicada. Serão empregadas também as técnicas dialética, sociológico-monográfica e jurídico-descritiva. A abordagem do problema será realizada por meio de um viés qualitativo, apresentando, ainda, do ponto de vista de seus objetivos, viés exploratório. Por fim, acerca dos procedimentos técnicos utilizados, tem-se o bibliográfico, o documental e o estudo de caso
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-26T15:44:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-26T15:44:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SÃO THIAGO, Lucas da Silva. Algoritmos e Marketing Digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36931
identifier_str_mv SÃO THIAGO, Lucas da Silva. Algoritmos e Marketing Digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DIREITO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DIREITO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/5/Ata%20de%20Defesa%20de%20Monografia%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/6/ALGORITMOS%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago%20-%20TCC%202022.1.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/1/Ata%20de%20Defesa%20de%20Monografia%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/2/ALGORITMOS%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20-%20Lucas%20S%c3%a3o%20Thiago%20-%20TCC%202022.1.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/3/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36931/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e6cfe8da110bb91bd21cd208b96e53e
3bf2ac789c4b244014a58643a54617d6
a2678cc50cd66cb119f9eef470d06c7f
93a4f4e4f1783a453bf0cb165bff1b80
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459663068364800