Publicidade eletrônica e padrão de consumo feminino: reafirmação de estereótipos e (hiper) vulnerabilização da mulher?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36815 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre as práticas abusivas perpetradas nos anúncios publicitários divulgados pelos digitais influencers na plataforma do Instagram. Nesse sentido, a pesquisa, que está relacionada com as áreas do direito das relações de consumo, da sociologia e do marketing, busca examinar, através do estudo de caso de publicidades, propagadas pelos influenciadores digitais, em parceria com marcas fornecedoras dos produtos Gummy Hair e Desinchá, como esses anúncios contribuem para a formação do padrão de consumo feminino e, consequentemente, para o reforço de estereótipos sociais e para a acentuação da vulnerabilidade da mulher consumidora. Dividiu-se a monografia em 4 (quatro) capítulos, a fim de destrinchar melhor cada ponto a ser abordado. No primeiro capítulo, é realizada uma breve análise histórica sobre o tratamento dado às mulheres durante a evolução das civilizações até a sociedade de consumo, averiguando o panorama contemporâneo. Além disso, realiza-se o estudo de caso acerca de anúncios publicitários do veiculados no Instagram. O segundo capítulo trata sobre a pesquisa de campo acerca da influência da publicidade digital na formação do padrão de consumo feminino. No terceiro capítulo, examina-se as estratégias do marketing digital e o papel dos influenciadores digitais na reafirmação de estereótipos sociais. E, no quarto capítulo, disserta-se sobre a necessária proteção da cidadã consumidora frente às práticas adotadas no mercado e a sua hipervulnerabilização pela atuação dos digitais influencers. No que tange à metodologia, emprega-se o método indutivo, sob a vertente jurídico-teórica; no aspecto filosófico, utiliza-se o raciocínio dialético, ao passo que os métodos histórico e monográfico são trabalhados na perspectiva sociológica. Acerca do método jurídico, a pesquisa segue o modelo empírico, por meio das vertente jurídico-sociológica e jurídico-interpretativo. Quanto à forma de abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, de natureza aplicada. Com relação aos objetivos projetados, tem-se que a pesquisa é exploratória e descritiva. Por fim, acerca dos procedimentos adotados, tem-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de casos. Concluiu-se que a atuação em conjunto dos entes públicos e privados para a conscientização da população é o caminho para evitar o uso de estratégias abusivas e eliminar a presença de estereótipos nas mensagens e anúncios publicitários, uma vez que estes são provenientes de diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais associadas às mulheres. |
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No primeiro capítulo, é realizada uma breve análise histórica sobre o tratamento dado às mulheres durante a evolução das civilizações até a sociedade de consumo, averiguando o panorama contemporâneo. Além disso, realiza-se o estudo de caso acerca de anúncios publicitários do veiculados no Instagram. O segundo capítulo trata sobre a pesquisa de campo acerca da influência da publicidade digital na formação do padrão de consumo feminino. No terceiro capítulo, examina-se as estratégias do marketing digital e o papel dos influenciadores digitais na reafirmação de estereótipos sociais. E, no quarto capítulo, disserta-se sobre a necessária proteção da cidadã consumidora frente às práticas adotadas no mercado e a sua hipervulnerabilização pela atuação dos digitais influencers. 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Concluiu-se que a atuação em conjunto dos entes públicos e privados para a conscientização da população é o caminho para evitar o uso de estratégias abusivas e eliminar a presença de estereótipos nas mensagens e anúncios publicitários, uma vez que estes são provenientes de diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais associadas às mulheres.This project aims to address the abusive practices perpetrated in advertisements disseminated by digital influencers on the Instagram platform. In this sense, the research, which is related to the areas of consumer relations law, sociology and marketing, seeks to examine, through the case study of advertisements, propagated by digital influencers, in partnership with brands that supply the products Gummy Hair and Desinchá, how these ads contribute to the formation of the female consumption pattern, consequently, to the reinforcement of social stereotypes and to the accentuation of the vulnerability of the female consumer. The monograph was divided into 4 (four) chapters, in order to better break down each point to be addressed. In the first chapter, a brief historical analysis is made about the treatment given to women during the evolution of civilizations up to the consumer society, checking the contemporary panorama. In addition, a case study is carried out about advertisements on Instagram. The second chapter is about the field research on the influence of digital advertising in the formation of the female consumption pattern. The third chapter examines digital marketing strategies and the role of digital influencers in the reaffirmation of social stereotypes. And, in the fourth chapter, we discuss the necessary protection of the consumer citizen against the practices adopted in the market and her hypervulnerability by the performance of digital influencers. Regarding methodology, the inductive method is used, under the legal-theoretical aspect; in the philosophical aspect, dialectical reasoning is used, while the historical and monographic methods are worked from the sociological perspective. Regarding the legal method, the research follows the empirical model, through the legal-sociological and legal-interpretative aspects. As for the form of approach, this is a qualitative/quantitative research of an applied nature. In relation to the projected objectives, the research is exploratory and descriptive. Finally, regarding the procedures adopted, we have bibliographic research, field research, and case studies. It was concluded that the joint action of public and private entities for the awareness of the population is the way to avoid the use of abusive strategies and eliminate the presence of stereotypes in messages and advertisements, since these stem from social, political, economic and cultural differences associated with women.Submitted by Gabrielly Ramos Macedo (gabriellyrmacedo@gmail.com) on 2023-03-06T19:54:02Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdf: 4734211 bytes, checksum: bf992b3f44b8154208ae443a8b03ef2c (MD5) Ata de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdf: 297110 bytes, checksum: 5237f4ae69dd71eae2756a4435e8e0ed (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Teixeira de Freitas (bidir@ufba.br) on 2023-04-10T15:36:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 GABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdf: 4734211 bytes, checksum: bf992b3f44b8154208ae443a8b03ef2c (MD5) Ata de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdf: 297110 bytes, checksum: 5237f4ae69dd71eae2756a4435e8e0ed (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-10T15:36:06Z (GMT). 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Publicidade eletrônica e padrão de consumo feminino: reafirmação de estereótipos e (hiper) vulnerabilização da mulher?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTGABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdf.txtGABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdf.txtExtracted texttext/plain193009https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/5/GABRIELLY%20RAMOS%20MACEDO%20-%20PUBLICIDADE%20ELETR%c3%94NICA%20E%20PADR%c3%83O%20DE%20CONSUMO%20FEMININO%20-%202022.1.pdf.txt14c45f251823fd43c1da065452c51bb1MD55Ata de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdf.txtAta de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/6/Ata%20de%20defesa%20do%20TCC%20-%20Gabrielly%20Ramos%20Macedo.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56ORIGINALGABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdfGABRIELLY RAMOS MACEDO - PUBLICIDADE ELETRÔNICA E PADRÃO DE CONSUMO FEMININO - 2022.1.pdfapplication/pdf4734211https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/1/GABRIELLY%20RAMOS%20MACEDO%20-%20PUBLICIDADE%20ELETR%c3%94NICA%20E%20PADR%c3%83O%20DE%20CONSUMO%20FEMININO%20-%202022.1.pdfbf992b3f44b8154208ae443a8b03ef2cMD51Ata de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdfAta de defesa do TCC - Gabrielly Ramos Macedo.pdfapplication/pdf297110https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/2/Ata%20de%20defesa%20do%20TCC%20-%20Gabrielly%20Ramos%20Macedo.pdf5237f4ae69dd71eae2756a4435e8e0edMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36815/4/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD54ri/368152023-04-15 02:03:43.387oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-15T05:03:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre as práticas abusivas perpetradas nos anúncios publicitários divulgados pelos digitais influencers na plataforma do Instagram. Nesse sentido, a pesquisa, que está relacionada com as áreas do direito das relações de consumo, da sociologia e do marketing, busca examinar, através do estudo de caso de publicidades, propagadas pelos influenciadores digitais, em parceria com marcas fornecedoras dos produtos Gummy Hair e Desinchá, como esses anúncios contribuem para a formação do padrão de consumo feminino e, consequentemente, para o reforço de estereótipos sociais e para a acentuação da vulnerabilidade da mulher consumidora. Dividiu-se a monografia em 4 (quatro) capítulos, a fim de destrinchar melhor cada ponto a ser abordado. No primeiro capítulo, é realizada uma breve análise histórica sobre o tratamento dado às mulheres durante a evolução das civilizações até a sociedade de consumo, averiguando o panorama contemporâneo. Além disso, realiza-se o estudo de caso acerca de anúncios publicitários do veiculados no Instagram. O segundo capítulo trata sobre a pesquisa de campo acerca da influência da publicidade digital na formação do padrão de consumo feminino. No terceiro capítulo, examina-se as estratégias do marketing digital e o papel dos influenciadores digitais na reafirmação de estereótipos sociais. E, no quarto capítulo, disserta-se sobre a necessária proteção da cidadã consumidora frente às práticas adotadas no mercado e a sua hipervulnerabilização pela atuação dos digitais influencers. No que tange à metodologia, emprega-se o método indutivo, sob a vertente jurídico-teórica; no aspecto filosófico, utiliza-se o raciocínio dialético, ao passo que os métodos histórico e monográfico são trabalhados na perspectiva sociológica. Acerca do método jurídico, a pesquisa segue o modelo empírico, por meio das vertente jurídico-sociológica e jurídico-interpretativo. Quanto à forma de abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, de natureza aplicada. Com relação aos objetivos projetados, tem-se que a pesquisa é exploratória e descritiva. Por fim, acerca dos procedimentos adotados, tem-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de casos. Concluiu-se que a atuação em conjunto dos entes públicos e privados para a conscientização da população é o caminho para evitar o uso de estratégias abusivas e eliminar a presença de estereótipos nas mensagens e anúncios publicitários, uma vez que estes são provenientes de diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais associadas às mulheres. |
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MACEDO, Gabrielly Ramos. Publicidade eletrônica e padrão de consumo feminino: reafirmação de estereótipos e (hiper) vulnerabilização da mulher?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. |
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