Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ladeira, Rodrigo, Bruni, Adriano Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432
Resumo: O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.
id UFBA-2_9d9e2047f5ba8d6fc35b4f613fc6a3ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25432
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Paixão, Roberto BrazileiroLadeira, RodrigoBruni, Adriano Leal2018-03-06T17:36:41Z2018-03-06T17:36:41Z20082178-8030http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432v. 9, n. 1, p. 94-110O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-02-20T18:38:56Z No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T17:36:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T17:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorUNIFACSBrasilhttp://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/275/738reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMarcaValor da marcaAvaliaçãoAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeiraRevista Gestão e Planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdfAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdfapplication/pdf197221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdfe8d8e14d0474ad310d966ea3179443caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf.txtAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf.txtExtracted texttext/plain61718https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf.txtd5ca0d50b317f586bb06efb8a62215b4MD53ri/254322022-03-10 13:52:04.657oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T16:52:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista Gestão e Planejamento
title Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
spellingShingle Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
Paixão, Roberto Brazileiro
Marca
Valor da marca
Avaliação
title_short Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
title_full Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
title_fullStr Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
title_full_unstemmed Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
title_sort Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
author Paixão, Roberto Brazileiro
author_facet Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
author_role author
author2 Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Valor da marca
Avaliação
topic Marca
Valor da marca
Avaliação
description O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-06T17:36:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-06T17:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-8030
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 9, n. 1, p. 94-110
identifier_str_mv 2178-8030
v. 9, n. 1, p. 94-110
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIFACS
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/275/738
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d5ca0d50b317f586bb06efb8a62215b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502635428151296