Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432 |
Resumo: | O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações. |
id |
UFBA-2_9d9e2047f5ba8d6fc35b4f613fc6a3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25432 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Paixão, Roberto BrazileiroLadeira, RodrigoBruni, Adriano Leal2018-03-06T17:36:41Z2018-03-06T17:36:41Z20082178-8030http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432v. 9, n. 1, p. 94-110O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-02-20T18:38:56Z No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T17:36:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T17:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf: 197221 bytes, checksum: e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorUNIFACSBrasilhttp://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/275/738reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMarcaValor da marcaAvaliaçãoAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeiraRevista Gestão e Planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdfAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdfapplication/pdf197221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdfe8d8e14d0474ad310d966ea3179443caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf.txtAvaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira.pdf.txtExtracted texttext/plain61718https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf.txtd5ca0d50b317f586bb06efb8a62215b4MD53ri/254322022-03-10 13:52:04.657oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T16:52:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Gestão e Planejamento |
title |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
spellingShingle |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira Paixão, Roberto Brazileiro Marca Valor da marca Avaliação |
title_short |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
title_full |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
title_fullStr |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
title_full_unstemmed |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
title_sort |
Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira |
author |
Paixão, Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixão, Roberto Brazileiro Ladeira, Rodrigo Bruni, Adriano Leal |
author_role |
author |
author2 |
Ladeira, Rodrigo Bruni, Adriano Leal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Roberto Brazileiro Ladeira, Rodrigo Bruni, Adriano Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Valor da marca Avaliação |
topic |
Marca Valor da marca Avaliação |
description |
O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-06T17:36:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-06T17:36:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2178-8030 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 9, n. 1, p. 94-110 |
identifier_str_mv |
2178-8030 v. 9, n. 1, p. 94-110 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/275/738 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25432/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20marcas%20as%20vis%c3%b5es%20mercadol%c3%b3gicas%20e%20financeira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8d8e14d0474ad310d966ea3179443ca ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 d5ca0d50b317f586bb06efb8a62215b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459555106979840 |