Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juntolli, Danielle Domingues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12595
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
id UNB-2_9220cbc753f66bec5253ad9af0169406
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12595
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Juntolli, Danielle DominguesAlmeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves deJUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/12595Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.O constante processo de transformação pelo qual a contabilidade tem passado nos últimos anos, modificou o modo como os ativos intangíveis são tratados. Cada vez mais, as empresas estão realizando grandes transações em que fica claro uma diferença entre o valor que consta no patrimônio líquido nas demonstrações contábeis e o valor de mercado efetivamente pago. Para muitos autores essa diferença é justamente o valor de ativos intangíveis não contabilizados, como o valor da marca, por exemplo. A marca é tida como um ativo de suma importância para a empresa, pois quando gerida de forma adequada é capaz de gerar muitos benefícios. Conhecedoras disso, muitas consultorias se especializaram em avaliar o valor da marca e o resultado mais evidente é a publicação de rankings listando as marcas mais valiosas. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a existência de correlação entre o valor da marca apresentado no ranking da Interbrand, consultoria especializa em avaliar o valor da marca, e o valor do patrimônio líquido, com enfoque nas empresas constantes desse ranking. Para isso é necessário conhecer sobre ativos intangíveis, patrimônio líquido, marcas, avaliação da marca e a metodologia adotada pela Interbrand. O resultado, ao analisar o conjunto de empresas, demonstra uma correlação moderada entre as variáveis, de modo que não é possível afirmar que ao aumentar o valor da marca, o patrimônio líquido também tenha o seu valor acrescido. No entanto, ao estudar a correlação para cada empresa individualmente o resultado foi diferente, encontrou-se fortes correlações, tanto negativa como no caso da Banrisul quanto positiva ocorrida com o Bradesco.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-01-22T17:09:41Z No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-24T15:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-24T15:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Marca - valor de mercadoAtivos (Contabilidade)Marcas - avaliaçãoMarca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-24T15:58:19Z2016-03-24T15:58:19Z2016-03-24T15:58:19Z2013-07-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf2013_DanielleDominguesJuntolli.pdfapplication/pdf999084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/1/2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/5/license.txtd497ce0c02212435e48fb34ec34996d4MD5510483/125952016-03-24 13:01:16.572oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-24T16:01:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
title Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
spellingShingle Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
Juntolli, Danielle Domingues
Marca - valor de mercado
Ativos (Contabilidade)
Marcas - avaliação
title_short Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
title_full Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
title_fullStr Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
title_full_unstemmed Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
title_sort Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
author Juntolli, Danielle Domingues
author_facet Juntolli, Danielle Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juntolli, Danielle Domingues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de
contributor_str_mv Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marca - valor de mercado
Ativos (Contabilidade)
Marcas - avaliação
topic Marca - valor de mercado
Ativos (Contabilidade)
Marcas - avaliação
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-07-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T15:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-24T15:58:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-24T15:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12595
identifier_str_mv JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/1/2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
d497ce0c02212435e48fb34ec34996d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492980339572736