Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026 |
Resumo: | Este estudo analisa três processos de criação coreográfica a partir da perspectiva do dançarino-criador. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva dos fenômenos estudados, que admite o pesquisador como principal ferramenta metodológica do estudo. Os processos das três cenas que compõem o espetáculo Ideias do Olho, intituladas O Corpo Íntimo do Olhar, O Olhar Contaminado e Uma Experiência na Retina, são analisados sob a luz da Crítica Genética e dos Estudos da Performance (Performance Studies). O estudo intenciona borrar as fronteiras entre prática e teoria artísticas ao realizar uma pesquisa em dança a partir da vivência do próprio pesquisador, que assume o papel de dançarino-criador nos processos criativos analisados. O objetivo é refletir o fazer cênico da dança numa perspectiva contemporânea na intenção de contribuir com o pensamento que produz novas teorias da arte e discute novas abordagens metodológicas em processos criativos. A pesquisa proporciona uma reflexão mais aprofundada acerca do corpo que cria e interpreta a cena da dança ao analisar suas ações como sujeito nos processos de criação artística. |
id |
UFBA-2_9df40f194e199bb81ab0769af1c1432b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27026 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Sanches Neto, Antrifo RibeiroPassos, Fernando Antonio de PaulaPassos, Fernando Antonio de PaulaSantos, José Antonio Saja Ramos Neves dosSilva, Eliane Rodrigues2018-08-21T20:14:11Z2018-08-21T20:14:11Z2018-08-212006-08-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026Este estudo analisa três processos de criação coreográfica a partir da perspectiva do dançarino-criador. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva dos fenômenos estudados, que admite o pesquisador como principal ferramenta metodológica do estudo. Os processos das três cenas que compõem o espetáculo Ideias do Olho, intituladas O Corpo Íntimo do Olhar, O Olhar Contaminado e Uma Experiência na Retina, são analisados sob a luz da Crítica Genética e dos Estudos da Performance (Performance Studies). O estudo intenciona borrar as fronteiras entre prática e teoria artísticas ao realizar uma pesquisa em dança a partir da vivência do próprio pesquisador, que assume o papel de dançarino-criador nos processos criativos analisados. O objetivo é refletir o fazer cênico da dança numa perspectiva contemporânea na intenção de contribuir com o pensamento que produz novas teorias da arte e discute novas abordagens metodológicas em processos criativos. A pesquisa proporciona uma reflexão mais aprofundada acerca do corpo que cria e interpreta a cena da dança ao analisar suas ações como sujeito nos processos de criação artística.ABSTRACT This study analyzes three creative processes in choreography from the perspective of the dancer/co-creator or performer/co-choreographer. Qualitative research was conducted and based upon a comprehensive approach of the phenomena under scrutiny, which ultimately values the researcher as the main methodological tool. The creative processes of the three scenes that compose the dance piece Ideas of the Eye (The Intimate Body of the Gaze, The Contaminated Gaze, A Retina Experiment) were analyzed in the light of the Genetic Critical Theory and Performance Studies. It intends to blur the boundaries between artistic theory and practice and to carry out dance research from the point of view of the lived experiences of the researcher who places himself in the role of dancer/co-creator in the creative processes that he then analyzes for this writing. It ultimately offers a meditation on the performative making of dances in a contemporary framing in order to contribute to the formation of new theories about art and the new methods involved in dance composition. It also aims at a profound meditation about the body that creates and performs dance by analyzing the body’s actions and agency in the creative processes in choreography.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-21T16:12:40Z No. of bitstreams: 1 Antrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf: 3234460 bytes, checksum: f22df2ea83a56fbc7b4bf56f73339717 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-21T20:14:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Antrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf: 3234460 bytes, checksum: f22df2ea83a56fbc7b4bf56f73339717 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-21T20:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf: 3234460 bytes, checksum: f22df2ea83a56fbc7b4bf56f73339717 (MD5)DançaCoreografiaCriação (Literária, artística, etc.)DanceChoreographyArtistic creationLá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAntrifo Ribeiro Sanches Neto.pdfAntrifo Ribeiro Sanches Neto.pdfapplication/pdf3234460https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/1/Antrifo%20Ribeiro%20Sanches%20Neto.pdff22df2ea83a56fbc7b4bf56f73339717MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAntrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf.txtAntrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain232498https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/3/Antrifo%20Ribeiro%20Sanches%20Neto.pdf.txt8d662fa17cde9e89fe0132f113eb9018MD53ri/270262022-03-10 14:39:13.518oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:39:13Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
title |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
spellingShingle |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos Sanches Neto, Antrifo Ribeiro Dança Coreografia Criação (Literária, artística, etc.) Dance Choreography Artistic creation |
title_short |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
title_full |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
title_fullStr |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
title_full_unstemmed |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
title_sort |
Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos |
author |
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro |
author_facet |
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Fernando Antonio de Paula |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Passos, Fernando Antonio de Paula Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos Silva, Eliane Rodrigues |
contributor_str_mv |
Passos, Fernando Antonio de Paula Passos, Fernando Antonio de Paula Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos Silva, Eliane Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Coreografia Criação (Literária, artística, etc.) Dance Choreography Artistic creation |
topic |
Dança Coreografia Criação (Literária, artística, etc.) Dance Choreography Artistic creation |
description |
Este estudo analisa três processos de criação coreográfica a partir da perspectiva do dançarino-criador. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva dos fenômenos estudados, que admite o pesquisador como principal ferramenta metodológica do estudo. Os processos das três cenas que compõem o espetáculo Ideias do Olho, intituladas O Corpo Íntimo do Olhar, O Olhar Contaminado e Uma Experiência na Retina, são analisados sob a luz da Crítica Genética e dos Estudos da Performance (Performance Studies). O estudo intenciona borrar as fronteiras entre prática e teoria artísticas ao realizar uma pesquisa em dança a partir da vivência do próprio pesquisador, que assume o papel de dançarino-criador nos processos criativos analisados. O objetivo é refletir o fazer cênico da dança numa perspectiva contemporânea na intenção de contribuir com o pensamento que produz novas teorias da arte e discute novas abordagens metodológicas em processos criativos. A pesquisa proporciona uma reflexão mais aprofundada acerca do corpo que cria e interpreta a cena da dança ao analisar suas ações como sujeito nos processos de criação artística. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-21T20:14:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-21T20:14:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/1/Antrifo%20Ribeiro%20Sanches%20Neto.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27026/3/Antrifo%20Ribeiro%20Sanches%20Neto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f22df2ea83a56fbc7b4bf56f73339717 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 8d662fa17cde9e89fe0132f113eb9018 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459570242125824 |