A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15566 |
Resumo: | Este estudo parte da constatação de que o comportamento do consumidor contraria a racionalidade substantiva descrita pela Escola Neoclássica, que caracteriza o homem econômico como um ser cujo comportamento pode ser explicado pelo autointeresse e baseado na escolha através da ordem de preferências, além de possuir uma enorme capacidade de cálculo. Contudo, este modelo formal se distancia do tipo real de homem econômico racional, pois não leva em consideração os limites cognitivos e as interferências psicológicas e do meio social na tomada de decisão. Este estude sugere a abordagem comportamental da Psicologia Econômica, como metodologia para a análise do comportamento de consumo. Assim, os hábitos e condutas de consumo são examinados através do Modelo de Integração Econômica de Fred van Raaij, identificando os fatores ligados à racionalidade limitada e às variáveis psicológicas. Busca-se ainda compreender a realidade do processo de tomada de decisão de consumo e o posicionamento ante o endividamento mediante uma pesquisa com 385 pessoas que residem em Salvador e fazem parte da classe de população economicamente ativa e ocupada. As evidências mostram que o comportamento desse público foge ao inteiramente racional descrito pela economia mainstream, pois, variáveis como percepção subjetiva da situação econômica e necessidade de ser notado e aceito socialmente intervêm nas atitudes dos consumidores. |
id |
UFBA-2_9eeb8498eb88e1aee78722238def033f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/15566 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Aline SantosOliveira, Gilca Garcia deAldonce, Maria Emília MarquesBoavista, Rodrigo Rodrigues Costa2014-08-12T12:07:06Z2014-08-12T12:07:06Z2014-08-122014-02-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15566Este estudo parte da constatação de que o comportamento do consumidor contraria a racionalidade substantiva descrita pela Escola Neoclássica, que caracteriza o homem econômico como um ser cujo comportamento pode ser explicado pelo autointeresse e baseado na escolha através da ordem de preferências, além de possuir uma enorme capacidade de cálculo. Contudo, este modelo formal se distancia do tipo real de homem econômico racional, pois não leva em consideração os limites cognitivos e as interferências psicológicas e do meio social na tomada de decisão. Este estude sugere a abordagem comportamental da Psicologia Econômica, como metodologia para a análise do comportamento de consumo. Assim, os hábitos e condutas de consumo são examinados através do Modelo de Integração Econômica de Fred van Raaij, identificando os fatores ligados à racionalidade limitada e às variáveis psicológicas. Busca-se ainda compreender a realidade do processo de tomada de decisão de consumo e o posicionamento ante o endividamento mediante uma pesquisa com 385 pessoas que residem em Salvador e fazem parte da classe de população economicamente ativa e ocupada. As evidências mostram que o comportamento desse público foge ao inteiramente racional descrito pela economia mainstream, pois, variáveis como percepção subjetiva da situação econômica e necessidade de ser notado e aceito socialmente intervêm nas atitudes dos consumidores.Submitted by Jacileide Oliveira (jacileideo@gmail.com) on 2014-07-11T16:04:31Z No. of bitstreams: 1 ALINE SANTOS SILVA.pdf: 1059468 bytes, checksum: 2a2f533c0ea997b1115d13f7daee7a9f (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-08-12T12:07:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALINE SANTOS SILVA.pdf: 1059468 bytes, checksum: 2a2f533c0ea997b1115d13f7daee7a9f (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-12T12:07:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE SANTOS SILVA.pdf: 1059468 bytes, checksum: 2a2f533c0ea997b1115d13f7daee7a9f (MD5)Economia regional e urbanaConsumoComportamento do consumidor – Aspectos econômicosEconomia - Aspectos psicológicosA influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaijinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALALINE SANTOS SILVA.pdfALINE SANTOS SILVA.pdfapplication/pdf1059468https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/1/ALINE%20SANTOS%20SILVA.pdf2a2f533c0ea997b1115d13f7daee7a9fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTALINE SANTOS SILVA.pdf.txtALINE SANTOS SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain166284https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/3/ALINE%20SANTOS%20SILVA.pdf.txt505701a834dfe81c24e4c44ba8e83227MD53ri/155662022-02-23 18:08:33.994oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T21:08:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
title |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
spellingShingle |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij Silva, Aline Santos Economia regional e urbana Consumo Comportamento do consumidor – Aspectos econômicos Economia - Aspectos psicológicos |
title_short |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
title_full |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
title_fullStr |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
title_full_unstemmed |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
title_sort |
A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij |
author |
Silva, Aline Santos |
author_facet |
Silva, Aline Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Gilca Garcia de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aldonce, Maria Emília Marques Boavista, Rodrigo Rodrigues Costa |
contributor_str_mv |
Oliveira, Gilca Garcia de Aldonce, Maria Emília Marques Boavista, Rodrigo Rodrigues Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia regional e urbana |
topic |
Economia regional e urbana Consumo Comportamento do consumidor – Aspectos econômicos Economia - Aspectos psicológicos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Comportamento do consumidor – Aspectos econômicos Economia - Aspectos psicológicos |
description |
Este estudo parte da constatação de que o comportamento do consumidor contraria a racionalidade substantiva descrita pela Escola Neoclássica, que caracteriza o homem econômico como um ser cujo comportamento pode ser explicado pelo autointeresse e baseado na escolha através da ordem de preferências, além de possuir uma enorme capacidade de cálculo. Contudo, este modelo formal se distancia do tipo real de homem econômico racional, pois não leva em consideração os limites cognitivos e as interferências psicológicas e do meio social na tomada de decisão. Este estude sugere a abordagem comportamental da Psicologia Econômica, como metodologia para a análise do comportamento de consumo. Assim, os hábitos e condutas de consumo são examinados através do Modelo de Integração Econômica de Fred van Raaij, identificando os fatores ligados à racionalidade limitada e às variáveis psicológicas. Busca-se ainda compreender a realidade do processo de tomada de decisão de consumo e o posicionamento ante o endividamento mediante uma pesquisa com 385 pessoas que residem em Salvador e fazem parte da classe de população economicamente ativa e ocupada. As evidências mostram que o comportamento desse público foge ao inteiramente racional descrito pela economia mainstream, pois, variáveis como percepção subjetiva da situação econômica e necessidade de ser notado e aceito socialmente intervêm nas atitudes dos consumidores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-12T12:07:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-12T12:07:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15566 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/1/ALINE%20SANTOS%20SILVA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15566/3/ALINE%20SANTOS%20SILVA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a2f533c0ea997b1115d13f7daee7a9f ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 505701a834dfe81c24e4c44ba8e83227 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459480580489216 |