A influência das variáveis psicológicas e econômicas no comportamento de consumo dos soteropolitanos: uma avaliação através do modelo de Van Raaij

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15566
Resumo: Este estudo parte da constatação de que o comportamento do consumidor contraria a racionalidade substantiva descrita pela Escola Neoclássica, que caracteriza o homem econômico como um ser cujo comportamento pode ser explicado pelo autointeresse e baseado na escolha através da ordem de preferências, além de possuir uma enorme capacidade de cálculo. Contudo, este modelo formal se distancia do tipo real de homem econômico racional, pois não leva em consideração os limites cognitivos e as interferências psicológicas e do meio social na tomada de decisão. Este estude sugere a abordagem comportamental da Psicologia Econômica, como metodologia para a análise do comportamento de consumo. Assim, os hábitos e condutas de consumo são examinados através do Modelo de Integração Econômica de Fred van Raaij, identificando os fatores ligados à racionalidade limitada e às variáveis psicológicas. Busca-se ainda compreender a realidade do processo de tomada de decisão de consumo e o posicionamento ante o endividamento mediante uma pesquisa com 385 pessoas que residem em Salvador e fazem parte da classe de população economicamente ativa e ocupada. As evidências mostram que o comportamento desse público foge ao inteiramente racional descrito pela economia mainstream, pois, variáveis como percepção subjetiva da situação econômica e necessidade de ser notado e aceito socialmente intervêm nas atitudes dos consumidores.
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Assim, os hábitos e condutas de consumo são examinados através do Modelo de Integração Econômica de Fred van Raaij, identificando os fatores ligados à racionalidade limitada e às variáveis psicológicas. Busca-se ainda compreender a realidade do processo de tomada de decisão de consumo e o posicionamento ante o endividamento mediante uma pesquisa com 385 pessoas que residem em Salvador e fazem parte da classe de população economicamente ativa e ocupada. 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