Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio, Ana Carolina Baggio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/28112
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
id UFPR_da17a197f48c0be351c68e8048a745f0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28112
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fabricio, Ana Carolina BaggioSilva, Áurio Lúcio Leocádio daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T20:53:26Z2015-11-16T20:53:26Z2012http://hdl.handle.net/1884/28112Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 10/05/2012Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégias de marketing e comportamento do consumidorResumo: Um fator importante relacionado ao consumo é o de que ele estabelece critério de distinção social, pois pode ser utilizado para evidenciar a participação do indivíduo a um determinado grupo capaz de se distinguir dos demais. Através da mensuração e análise do capital cultural dos sujeitos investigados essa pesquisa relaciona as características desses com seus hábitos de consumo baseando-se em mensuração de atitudes de consumir de forma menos ou mais sustentável na busca por uma relação que caracterize a distinção social. Os dados foram coletados por meio de questionários através do software Qualtrics e de questionários impressos, no período de agosto e setembro de 2011. As análises foram executadas pelo software SPSS e fez-se uso de análise multivariada. Foram identificados como grupos de consumidores: consumidores mais conscientes e com uma tendência maior de colaboração com a sustentabilidade; consumidores que podem ser diferenciados pelo seu poder aquisitivo; consumidores representados pelos seus bens. Porém, dentre os grupos identificados não foi verificada uma relação significativa entre o consumo e o capital cultural dos indivíduos. O estudo amplia o debate acerca do consumo sustentável, quem são esses consumidores, como o marketing pode identificar esse nicho de mercado e acessar esses indivíduos.Abstract: An important factor related to consumption is that it establishes the criteria of social distinction, which can be used to highlight the participation of the individual to a particular group that can be distinguished from the others. Through measurement and analysis of the cultural capital of the investigated sample this research relates to the characteristics of their spending habits based on the measurement of attitude about consumption patterns, in order to verify less or more sustainable acts, in the search for a connexion that characterizes the social distinction. The data were collected through questionnaires using Qualtrics software and printed questionnaires between August and September 2011. The analyses were run using SPSS software and was performed by multivariate analysis. Were identified as groups of consumers: consumers more aware and more likely to collaborate with sustainability; consumers who can be distinguished by their purchasing power; consumers represented by their property. However among the identified groups was not observed a significant correlation between consumption and cultural capital of individuals. The study extends the debate about sustainable consumption, who are these consumers, how marketing can identify his niche market and access to these individuals.170f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComportamento do consumidorConsumo (Economia) - Aspectos ambientaisConsumo (Economia) - Aspectos sociaisTesesAdministraçãoRelações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdfapplication/pdf2490367https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdfbaca7cc39531670805dfba26438a8f1eMD51open accessTEXTR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain326053https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.txt686ec935ad6990f620ce3da58663b9beMD52open accessTHUMBNAILR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.jpgR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.jpgac86f3a4b53467ded29e97497422f971MD53open access1884/281122016-04-07 05:50:43.95open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:50:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
title Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
spellingShingle Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
Fabricio, Ana Carolina Baggio
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Teses
Administração
title_short Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
title_full Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
title_fullStr Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
title_full_unstemmed Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
title_sort Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
author Fabricio, Ana Carolina Baggio
author_facet Fabricio, Ana Carolina Baggio
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio, Ana Carolina Baggio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Teses
Administração
topic Comportamento do consumidor
Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Teses
Administração
description Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T20:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T20:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/28112
url http://hdl.handle.net/1884/28112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv baca7cc39531670805dfba26438a8f1e
686ec935ad6990f620ce3da58663b9be
ac86f3a4b53467ded29e97497422f971
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898763562909696