Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/28112 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva |
id |
UFPR_da17a197f48c0be351c68e8048a745f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28112 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fabricio, Ana Carolina BaggioSilva, Áurio Lúcio Leocádio daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T20:53:26Z2015-11-16T20:53:26Z2012http://hdl.handle.net/1884/28112Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 10/05/2012Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégias de marketing e comportamento do consumidorResumo: Um fator importante relacionado ao consumo é o de que ele estabelece critério de distinção social, pois pode ser utilizado para evidenciar a participação do indivíduo a um determinado grupo capaz de se distinguir dos demais. Através da mensuração e análise do capital cultural dos sujeitos investigados essa pesquisa relaciona as características desses com seus hábitos de consumo baseando-se em mensuração de atitudes de consumir de forma menos ou mais sustentável na busca por uma relação que caracterize a distinção social. Os dados foram coletados por meio de questionários através do software Qualtrics e de questionários impressos, no período de agosto e setembro de 2011. As análises foram executadas pelo software SPSS e fez-se uso de análise multivariada. Foram identificados como grupos de consumidores: consumidores mais conscientes e com uma tendência maior de colaboração com a sustentabilidade; consumidores que podem ser diferenciados pelo seu poder aquisitivo; consumidores representados pelos seus bens. Porém, dentre os grupos identificados não foi verificada uma relação significativa entre o consumo e o capital cultural dos indivíduos. O estudo amplia o debate acerca do consumo sustentável, quem são esses consumidores, como o marketing pode identificar esse nicho de mercado e acessar esses indivíduos.Abstract: An important factor related to consumption is that it establishes the criteria of social distinction, which can be used to highlight the participation of the individual to a particular group that can be distinguished from the others. Through measurement and analysis of the cultural capital of the investigated sample this research relates to the characteristics of their spending habits based on the measurement of attitude about consumption patterns, in order to verify less or more sustainable acts, in the search for a connexion that characterizes the social distinction. The data were collected through questionnaires using Qualtrics software and printed questionnaires between August and September 2011. The analyses were run using SPSS software and was performed by multivariate analysis. Were identified as groups of consumers: consumers more aware and more likely to collaborate with sustainability; consumers who can be distinguished by their purchasing power; consumers represented by their property. However among the identified groups was not observed a significant correlation between consumption and cultural capital of individuals. The study extends the debate about sustainable consumption, who are these consumers, how marketing can identify his niche market and access to these individuals.170f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComportamento do consumidorConsumo (Economia) - Aspectos ambientaisConsumo (Economia) - Aspectos sociaisTesesAdministraçãoRelações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdfapplication/pdf2490367https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdfbaca7cc39531670805dfba26438a8f1eMD51open accessTEXTR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain326053https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.txt686ec935ad6990f620ce3da58663b9beMD52open accessTHUMBNAILR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.jpgR - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.jpgac86f3a4b53467ded29e97497422f971MD53open access1884/281122016-04-07 05:50:43.95open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:50:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
title |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
spellingShingle |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social Fabricio, Ana Carolina Baggio Comportamento do consumidor Consumo (Economia) - Aspectos ambientais Consumo (Economia) - Aspectos sociais Teses Administração |
title_short |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
title_full |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
title_fullStr |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
title_full_unstemmed |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
title_sort |
Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social |
author |
Fabricio, Ana Carolina Baggio |
author_facet |
Fabricio, Ana Carolina Baggio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Áurio Lúcio Leocádio da Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricio, Ana Carolina Baggio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo (Economia) - Aspectos ambientais Consumo (Economia) - Aspectos sociais Teses Administração |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo (Economia) - Aspectos ambientais Consumo (Economia) - Aspectos sociais Teses Administração |
description |
Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-16T20:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-16T20:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/28112 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/28112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28112/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20BAGGIO%20FABRICIO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
baca7cc39531670805dfba26438a8f1e 686ec935ad6990f620ce3da58663b9be ac86f3a4b53467ded29e97497422f971 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898763562909696 |