Necroeducação: Racismo, juventude e enfrentamento na escola pública em Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janete Fernandes Suzart da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34910
Resumo: Na presente pesquisa toma-se por base a teoria da Educação Antirracista para analisar as práticas dos professores sobre a política do enfrentamento ao racismo direcionado à juventude negra em escolas públicas de Salvador; além disso, observam-se as ferramentas pedagógicas que tornam possível que a necroeducação seja acionada como mecanismo de aniquilamento dos sujeitos negros. Assim, verifica-se como a escola tem traçado estratégias para o combate ao racismo e trabalhado a questão da negritude, temos como objetivo compreender as práticas docentes quanto à política de enfrentamento ao racismo, no âmbito escolar. Nesse sentido, a pesquisa suscita a seguinte questão, se as práticas pedagógicas presentes na escola pública em Salvador favorecem a emancipação/autonomia do (a) jovem negro (a). Busca também compreender temáticas relacionadas ao empoderamento, à exclusão e a discriminação. A metodologia aplicada foi a qualitativa exploratória, na perspectiva dialética, visto que ela favorece a reflexão sobre a prática educativa buscando causas e consequências do fenômeno descrito, através da discussão e argumentação dialogada, podendo proporcionar a identificação nessa construção pedagógica, de elementos de uma Educação Equitária Antirracista ou uma educação eurocêntrica, aqui denominada de prática da Necroeducação, e como elas contribuem para a emancipação e construção do ser jovem negro. A pesquisa tem como objeto a análise das práticas de docentes que trabalham com jovens negros na faixa etária entre 15 a 29 anos matriculados no ensino médio e na EJA - educação de jovens e adultos em escolas públicas de Salvador. O estudo indica uma contribuição da educação antirracista para favorecer o respeito à diversidade e a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Os dados foram colhidos por um questionário/entrevista através do google forms e quando analisados demonstraram entre outros resultados; a ratificação da existência do racismo no ambiente escolar; o fortalecimento do racismo através de práticas pedagógicas eurocêntricas; que o enfrentamento ao racismo não compõe o fazer pedagógico das escolas públicas pesquisadas; que existe uma relação entre os fatores de exclusão dos jovens negros (as) e as práticas educacionais presentes na escola pública em Salvador; e que a prática da educação antirracista pode promover a autonomia do jovem negro (a).
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A metodologia aplicada foi a qualitativa exploratória, na perspectiva dialética, visto que ela favorece a reflexão sobre a prática educativa buscando causas e consequências do fenômeno descrito, através da discussão e argumentação dialogada, podendo proporcionar a identificação nessa construção pedagógica, de elementos de uma Educação Equitária Antirracista ou uma educação eurocêntrica, aqui denominada de prática da Necroeducação, e como elas contribuem para a emancipação e construção do ser jovem negro. A pesquisa tem como objeto a análise das práticas de docentes que trabalham com jovens negros na faixa etária entre 15 a 29 anos matriculados no ensino médio e na EJA - educação de jovens e adultos em escolas públicas de Salvador. O estudo indica uma contribuição da educação antirracista para favorecer o respeito à diversidade e a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Os dados foram colhidos por um questionário/entrevista através do google forms e quando analisados demonstraram entre outros resultados; a ratificação da existência do racismo no ambiente escolar; o fortalecimento do racismo através de práticas pedagógicas eurocêntricas; que o enfrentamento ao racismo não compõe o fazer pedagógico das escolas públicas pesquisadas; que existe uma relação entre os fatores de exclusão dos jovens negros (as) e as práticas educacionais presentes na escola pública em Salvador; e que a prática da educação antirracista pode promover a autonomia do jovem negro (a).In the present study, the theory of Anti-racist Education is used to analyze the practices of teachers on the policy of confronting racism directed to black youth in public schools in Salvador; in addition, they observedif the pedagogical tools that make it possible for necroeducation to be activated as a mechanism of annihilation of black subjects. Thus, it is verified how the school has drawn up strategies to combat racism and worked the issue of blackness, we aim to understand the teaching practices regarding the policy of confronting racism, in the school environment. In this sense, the research raises the following question, whether the pedagogical practices present in the public school in Salvador favor the emancipation/autonomy of young black. It also seeks to understand themes related to empowerment, exclusion and discrimination. The methodology applied was the exploratory qualitative, in the dialectical perspective, since it favors the reflection on the educational practice seeking causes and consequences of the described phenomenon, through the discussion and dialogue, can provide the identification in this pedagogical construction of elements of an Anti-racist Equitarian Education or a Eurocentric education, here called the practice of Necroeducation, and how they contribute to the emancipation and construction of the young black being. The research aims to analyze the practices of teachers who work with young black people aged 15 to 29 years enrolled in high school and EJA- education of young people and adults in public schools of Salvador. The study indicates a contribution of anti racist education to foster respect for diversity and appreciation of African and Afro-Brazilian history and culture in basic education. The data were collected by a questionnaire/interview through google Forms and when analyzed demonstrated among other results; the ratification of the existence of racism in the school environment; the strengthening of racism through Eurocentric pedagogical practices; that the confrontation with racism does not compose the pedagogical practice of the public schools researched; that there is a relationship between the exclusion factors of black youth and the educational practices present in the public school in Salvador; and that the practice of anti-racist education can promote the autonomy of the young black man.Dans la présente étude, on s’appuie sur la théorie de l’Education antiraciale pour analyser les pratiques des enseignants sur la politique de lutte contre le racisme visant la jeunesse noire dans les écoles publiques de Salvador; en outre, ils observentles outils pédagogiques qui permettent de déclencher la nécroeducation comme mécanisme d’anéantissement des sujets noirs. Ainsi, on voit comment l’école a élaboré des stratégies pour la lutte contre le racisme et a travaillé la question de l’obscurité, on cherche à comprendre les pratiques pédagogiques quant à la politique de lutte contre le racisme, dans le cadre scolaire. En ce sens, la recherche soulève la question suivante: si les pratiques pédagogiques présentes dans l’école publique de Salvador favorisent l’émancipation/l’autonomie du jeune noir. Elle cherche également à comprendre des thèmes liés à l’autonomisation, à l’exclusion et à la discrimination. La méthodologie appliquée a été la qualitative exploratoire, dans la perspective dialectique, car elle favorise la réflexion sur la pratique éducative en recherchant les causes et les conséquences du phénomène décrit, à travers la discussion et l’argumentation dialogue, pouvant offrir l’identification dans cette construction pédagogique, d’éléments d’une Éducation Equitaire Antirraciste ou d’une éducation eurocentrique, appelée ici pratique de la Nécroeducation, et comment ils contribuent à l’émancipation et à la construction de l’être jeune noir. La recherche porte sur l’analyse des pratiques des enseignants qui travaillent avec des jeunes Noirs âgés de 15 à 29 ans inscrits au lycée et à l’EJA- l’éducation des jeunes et des adultes dans les écoles publiques de Salvador. L’étude indique une contribution de l’éducation antiraciale à favoriser le respect de la diversité et la valorisation de l’histoire et de la culture africaine et afro-brésilienne dans l’éducation de base. Les données ont été recueillies par un questionnaire/interview à travers google forms et ont été analysées parmi d’autres résultats; la ratification de l’existence du racisme dans le milieu scolaire; le renforcement du racisme à travers des pratiques pédagogiques eurocentriques; que la lutte contre le racisme ne comprend pas la pédagogie des écoles publiques étudiées; qu’il existe un lien entre les facteurs d’exclusion des jeunes noirs et les pratiques éducatives présentes dans l’école publique de Salvador; que la pratique de l’éducation anti-raciste peut promouvoir l’autonomie du jeune noirSubmitted by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T15:45:48Z No. of bitstreams: 1 Tese_Janete_final_-Reviso_aps_defesa_14092021_completa_-_PUBLICAO (1).pdf: 1379758 bytes, checksum: 8d2c1573df46443f9a2855aea05cd12c (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T15:46:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Janete_final_-Reviso_aps_defesa_14092021_completa_-_PUBLICAO (1).pdf: 1379758 bytes, checksum: 8d2c1573df46443f9a2855aea05cd12c (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-20T15:46:25Z (GMT). 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