Três currículos-dispositivos, uma encruzilhada: a educação profissional em teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco André Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32730
Resumo: Neste trabalho delineio um estudo da organização da aprendizagem no âmbito da educação profissional em teatro visando interpretar, sob um viés epistemológico, as características de seus itinerários formativos. O foco se centra na observação e análise de currículos-dispositivos destinados à formação em interpretação teatral. Por meio da metodologia de estudo de casos múltiplos, analiso as estratégias curriculares e bases conceituais que norteiam práticas localizadas em Salvador-BA e São Paulo-SP. São elas: o curso de formação de atores (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística, Cultural e Design) da Escola de Arte Dramática vinculada à Escola de Comunicação em Artes da Universidade de São Paulo (EAD ECA USP); o Programa Universidade Livre do Teatro Vila Velha (BA) e o sistema pedagógico em que se insere o curso de atuação da SP Escola de Teatro (SP). A escolha dos casos se orientou pelas configurações institucionais ora existentes no setor (escolas técnicas formais, escolas livres e programas de qualificação profissional não formais) e buscou envolver no escopo de análise o pioneirismo das escolas de teatro modernas e o experimentalismo de iniciativas mais recentes, desenvolvidas a partir de 2010. Busco responder as seguintes questões: Como as instituições observadas no estudo de casos vêm formulando suas estratégias pedagógicas? Que paradigmas epistemológicos orientam seus percursos de ensino-aprendizagem? Que estratégias são ali utilizadas como meio de apropriação dos saberes-fazeres teatrais e o que elas nos indicam sobre o currículo na formação de artistas cênicos? Para respondê-las, além dos dados obtidos em campo, me ancoro nas teorias sobre currículo desenvolvidas por Ivo Goodson, Guimeno Sacristan e Roberto Sidnei Macedo; na teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin; no conceito de dispositivo proposto por Guilles Deleuze e Feliz Guattari; e no saber de experiência proposto por Jorge Larrosa. De igual modo, para definir educação profissional em teatro, recorro aos marcos legais (decreto federal 5.154/04, as leis federais 6.533/78 e 9.394/96), aos estudos sociológicos de Pierre-Michel Menger e à estética da formatividade de Luigi Pareyson. Por meio desse arcabouço teórico, destrincho aproximações que percebo entre currículo, mundo do trabalho e pedagogia teatral com vistas a identificar as especificidades da formação de artistas cênicos. Na primeira seção do trabalho, realizo delimitações conceituais e apresento um breve panorama das escolas e programas de educação profissional em teatro no Brasil. Da segunda a quarta seção, apresento os resultados da pesquisa de campo que reúnem a análise das propostas pedagógicas, documentos e atos de currículo nas três experiências eleitas para estudo. Na quinta e última seção, destrincho as recorrências encontradas nas experiências, apresento e fundamento os elementos que julgo caracterizar a organização da aprendizagem na formação em interpretação teatral. Como síntese do estudo, defendo a tese de que na educação profissional em teatro os currículos acompanham as propriedades do conhecimento artístico. São, por isso, incompletos, flexíveis, dinâmicos e apostam na autonomia, liberdade e protagonismo das/dos agentes de ensino-aprendizagem. Traduzido esse pensamento por meio da expressão currículo aberto.
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spelling Lima, Francisco André SousaLima, Francisco André SousaSoares, Luiz Cláudio CajaíbaCoutinho, Denise Maria BarretoGallo, Fábio DalMolina, Alexandre JoséAlmeida Júnior, José Simões de2021-01-28T10:47:52Z2021-01-28T10:47:52Z2021-01-282020-11-09http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32730Neste trabalho delineio um estudo da organização da aprendizagem no âmbito da educação profissional em teatro visando interpretar, sob um viés epistemológico, as características de seus itinerários formativos. O foco se centra na observação e análise de currículos-dispositivos destinados à formação em interpretação teatral. Por meio da metodologia de estudo de casos múltiplos, analiso as estratégias curriculares e bases conceituais que norteiam práticas localizadas em Salvador-BA e São Paulo-SP. São elas: o curso de formação de atores (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística, Cultural e Design) da Escola de Arte Dramática vinculada à Escola de Comunicação em Artes da Universidade de São Paulo (EAD ECA USP); o Programa Universidade Livre do Teatro Vila Velha (BA) e o sistema pedagógico em que se insere o curso de atuação da SP Escola de Teatro (SP). A escolha dos casos se orientou pelas configurações institucionais ora existentes no setor (escolas técnicas formais, escolas livres e programas de qualificação profissional não formais) e buscou envolver no escopo de análise o pioneirismo das escolas de teatro modernas e o experimentalismo de iniciativas mais recentes, desenvolvidas a partir de 2010. Busco responder as seguintes questões: Como as instituições observadas no estudo de casos vêm formulando suas estratégias pedagógicas? Que paradigmas epistemológicos orientam seus percursos de ensino-aprendizagem? Que estratégias são ali utilizadas como meio de apropriação dos saberes-fazeres teatrais e o que elas nos indicam sobre o currículo na formação de artistas cênicos? Para respondê-las, além dos dados obtidos em campo, me ancoro nas teorias sobre currículo desenvolvidas por Ivo Goodson, Guimeno Sacristan e Roberto Sidnei Macedo; na teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin; no conceito de dispositivo proposto por Guilles Deleuze e Feliz Guattari; e no saber de experiência proposto por Jorge Larrosa. De igual modo, para definir educação profissional em teatro, recorro aos marcos legais (decreto federal 5.154/04, as leis federais 6.533/78 e 9.394/96), aos estudos sociológicos de Pierre-Michel Menger e à estética da formatividade de Luigi Pareyson. Por meio desse arcabouço teórico, destrincho aproximações que percebo entre currículo, mundo do trabalho e pedagogia teatral com vistas a identificar as especificidades da formação de artistas cênicos. Na primeira seção do trabalho, realizo delimitações conceituais e apresento um breve panorama das escolas e programas de educação profissional em teatro no Brasil. Da segunda a quarta seção, apresento os resultados da pesquisa de campo que reúnem a análise das propostas pedagógicas, documentos e atos de currículo nas três experiências eleitas para estudo. Na quinta e última seção, destrincho as recorrências encontradas nas experiências, apresento e fundamento os elementos que julgo caracterizar a organização da aprendizagem na formação em interpretação teatral. Como síntese do estudo, defendo a tese de que na educação profissional em teatro os currículos acompanham as propriedades do conhecimento artístico. São, por isso, incompletos, flexíveis, dinâmicos e apostam na autonomia, liberdade e protagonismo das/dos agentes de ensino-aprendizagem. Traduzido esse pensamento por meio da expressão currículo aberto.In this work, I outline a study on learning organization within the scope of professional education in theater in order to interpret, under an epistemological bias, the characteristics of their formative itineraries. The focus here is on the observation and analysis of curriculum-devices intended for training in theatrical interpretation. Through the methodology of case studies, I analyze the curricular strategies and conceptual bases that guide practices located in Salvador-BA and São Paulo-SP. They are: the Actors Training course (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística, Cultural e Design) from Escola de Arte Dramática of the Universidade de São Paulo (EAD ECA USP); the Programa Universidade Livre of Teatro Vila Velha (BA) and the pedagogical system in which the acting course of the SP Escola de Teatro (SP) is inserted. The choice of cases was guided by the institutional configurations now existing in the sector (formal technical schools, free schools and non-formal professional qualification programs) and sought to involve in the scope of analysis the pioneering spirit of modern theater schools and the experimentalism of more recent initiatives, developed in the 2010s. I try to answer the following questions: How have the institutions observed in the case studies been formulating their pedagogical strategies? What epistemological paradigms guide their teaching-learning pathways? What strategies are used there as a means of appropriating theatrical know-how and what do they tell us about the curriculum in the training of these artists? In order to answer them, in addition to the data obtained in the field, I am anchored in the theories on curriculum developed by Ivo Goodson, Guimeno Sacristan and Roberto Sidnei Macedo; the complexity theory developed by Edgar Morin; in the concept of device proposed by Guilles Deleuze and Feliz Guattari; and the knowledge of experience proposed by Jorge Larrosa. Likewise, to define professional education in theater, I use legal frameworks (federal decree 5.154/04, federal laws 6.533/78 and 9.394/96), sociological studies by Pierre-Michel Menger and the aesthetics of formativity by Luigi Pareyson . Through this theoretical framework, I unravel the approximations that I perceive between curriculum, world of work and theatrical pedagogy in order to identify the specificities of the formation of theater artists. In the first session of the work, I make the conceptual delimitations and present a brief overview of schools and professional education programs in theater in Brazil. From the second to the fourth sessions, I present the results of the field research, they gather the analysis of the pedagogical proposals, documents and curriculum acts in the three experiences chosen for study. In the fifth and last session, I unravel as recurrences found in the experiences; present and justify the elements that I believe to characterize the organization of learning in formation in theater interpretation. Synthesizing the study, I defend the thesis that in professional education in theater the curricula follow the properties of artistic knowledge. They are, therefore, incomplete, flexible, dynamic and bet on the autonomy, freedom and protagonism of the teaching-learning agents. This thought is translated through the expression open curriculum.Submitted by Francisco André Sousa Lima (franciscoandre2004@yahoo.com.br) on 2021-01-19T19:21:46Z No. of bitstreams: 1 Francisco André Sousa Lima - Tese pós defesa VERSÃO FINAL.pdf: 54223727 bytes, checksum: 73ad98196398f7da0f0a86f92b0fe9cc (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-01-28T10:47:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco André Sousa Lima - Tese pós defesa VERSÃO FINAL.pdf: 54223727 bytes, checksum: 73ad98196398f7da0f0a86f92b0fe9cc (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T10:47:52Z (GMT). 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