REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Junior, José Simões de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077
Resumo: O estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular.
id UFMG-5_7e65d44e85d0b77841145d5c235316f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21077
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATROestágio curricularensino de teatro e pedagogia do teatroO estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077/16968Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Junior, José Simões de2023-05-29T14:38:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21077Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
title REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
Almeida Junior, José Simões de
estágio curricular
ensino de teatro e pedagogia do teatro
title_short REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
title_full REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
title_sort REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
author Almeida Junior, José Simões de
author_facet Almeida Junior, José Simões de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Junior, José Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv estágio curricular
ensino de teatro e pedagogia do teatro
topic estágio curricular
ensino de teatro e pedagogia do teatro
description O estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077/16968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120841244672