A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Taisse Abreu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30120
Resumo: Este trabalho busca investigar as relações entre a comunicação, o turismo e a cultura no Estado da Bahia. Pra tanto, traçou-se um panorama das políticas públicas estaduais de turismo objetivando-se verificar também como é desenvolvido o marketing turístico do Estado. Dessa forma, tomou-se como base os conceitos de turismo, comunicação, marketing, cultura e baianidade, além da análise de algumas variáveis econômicas sobre o desenvolvimento da atividade turística na Bahia, sobretudo a partir da década de 70. Levantou-se tal percurso com a finalidade de averiguar o momento em que alguns dos elementos que hoje compõe a imagem veiculada sobre a Bahia passaram a destacar-se no cenário nacional e internacional. O objeto de estudo do presente trabalho compõe-se de um vídeo, cuja duração é de 60 segundos, veiculado nacionalmente pelo Órgão Oficial Estadual de Turismo do Estado, a Bahiatursa, durante o verão 2004/2005. O vídeo teve como objetivo a divulgação turística do Estado e aqui se buscou verificar, por meio da observação das imagens veiculadas nesse anúncio publicitário, como alguns símbolos consagrados no imaginário nacional a exemplo da religiosidade, da etnia afro, da culinária, da música, e do carnaval baianos, são utilizados, fazendo uso e reforçando assim a idéia ou texto da baianidade. A partir dos resultados obtidos questionou-se se as imagens veiculadas pelo anúncio correspondem à totalidade do potencial turístico baiano ou se apenas fazem uso de alguns símbolos que compõem o produto Bahia, deixando a parte outros elementos representativos deste destino turístico cujas diretrizes fundamentais apelam à segmentação pela diversidade de públicos e roteiros.
id UFBA-2_ae0858fc01b6bb9748462e5bad63ba19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30120
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Taisse AbreuSantos, Taisse AbreuPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá2019-07-19T14:41:43Z2019-07-19T14:41:43Z2019-07-192007Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30120Este trabalho busca investigar as relações entre a comunicação, o turismo e a cultura no Estado da Bahia. Pra tanto, traçou-se um panorama das políticas públicas estaduais de turismo objetivando-se verificar também como é desenvolvido o marketing turístico do Estado. Dessa forma, tomou-se como base os conceitos de turismo, comunicação, marketing, cultura e baianidade, além da análise de algumas variáveis econômicas sobre o desenvolvimento da atividade turística na Bahia, sobretudo a partir da década de 70. Levantou-se tal percurso com a finalidade de averiguar o momento em que alguns dos elementos que hoje compõe a imagem veiculada sobre a Bahia passaram a destacar-se no cenário nacional e internacional. O objeto de estudo do presente trabalho compõe-se de um vídeo, cuja duração é de 60 segundos, veiculado nacionalmente pelo Órgão Oficial Estadual de Turismo do Estado, a Bahiatursa, durante o verão 2004/2005. O vídeo teve como objetivo a divulgação turística do Estado e aqui se buscou verificar, por meio da observação das imagens veiculadas nesse anúncio publicitário, como alguns símbolos consagrados no imaginário nacional a exemplo da religiosidade, da etnia afro, da culinária, da música, e do carnaval baianos, são utilizados, fazendo uso e reforçando assim a idéia ou texto da baianidade. A partir dos resultados obtidos questionou-se se as imagens veiculadas pelo anúncio correspondem à totalidade do potencial turístico baiano ou se apenas fazem uso de alguns símbolos que compõem o produto Bahia, deixando a parte outros elementos representativos deste destino turístico cujas diretrizes fundamentais apelam à segmentação pela diversidade de públicos e roteiros.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-07-17T14:13:25Z No. of bitstreams: 1 Taisse-Abreu.pdf: 498512 bytes, checksum: 0ef94e115a9cf8d1f303bda3a224d9b8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-19T14:41:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Taisse-Abreu.pdf: 498512 bytes, checksum: 0ef94e115a9cf8d1f303bda3a224d9b8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-19T14:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Taisse-Abreu.pdf: 498512 bytes, checksum: 0ef94e115a9cf8d1f303bda3a224d9b8 (MD5)ComunicaçãoTurismoComunicação empresarialCulturaBaianidadeCampanha publicitáriaA publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTaisse-Abreu.pdfTaisse-Abreu.pdfapplication/pdf498512https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/1/Taisse-Abreu.pdf0ef94e115a9cf8d1f303bda3a224d9b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTaisse-Abreu.pdf.txtTaisse-Abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain164246https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/3/Taisse-Abreu.pdf.txtf6a336d5d4c913241041c2a6bd67233dMD53ri/301202022-07-05 14:03:34.805oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
title A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
spellingShingle A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
Santos, Taisse Abreu
Comunicação
Turismo
Comunicação empresarial
Cultura
Baianidade
Campanha publicitária
title_short A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
title_full A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
title_fullStr A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
title_full_unstemmed A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
title_sort A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
author Santos, Taisse Abreu
author_facet Santos, Taisse Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Taisse Abreu
Santos, Taisse Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá
contributor_str_mv Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Turismo
Comunicação empresarial
Cultura
Baianidade
Campanha publicitária
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Comunicação empresarial
Cultura
Baianidade
Campanha publicitária
description Este trabalho busca investigar as relações entre a comunicação, o turismo e a cultura no Estado da Bahia. Pra tanto, traçou-se um panorama das políticas públicas estaduais de turismo objetivando-se verificar também como é desenvolvido o marketing turístico do Estado. Dessa forma, tomou-se como base os conceitos de turismo, comunicação, marketing, cultura e baianidade, além da análise de algumas variáveis econômicas sobre o desenvolvimento da atividade turística na Bahia, sobretudo a partir da década de 70. Levantou-se tal percurso com a finalidade de averiguar o momento em que alguns dos elementos que hoje compõe a imagem veiculada sobre a Bahia passaram a destacar-se no cenário nacional e internacional. O objeto de estudo do presente trabalho compõe-se de um vídeo, cuja duração é de 60 segundos, veiculado nacionalmente pelo Órgão Oficial Estadual de Turismo do Estado, a Bahiatursa, durante o verão 2004/2005. O vídeo teve como objetivo a divulgação turística do Estado e aqui se buscou verificar, por meio da observação das imagens veiculadas nesse anúncio publicitário, como alguns símbolos consagrados no imaginário nacional a exemplo da religiosidade, da etnia afro, da culinária, da música, e do carnaval baianos, são utilizados, fazendo uso e reforçando assim a idéia ou texto da baianidade. A partir dos resultados obtidos questionou-se se as imagens veiculadas pelo anúncio correspondem à totalidade do potencial turístico baiano ou se apenas fazem uso de alguns símbolos que compõem o produto Bahia, deixando a parte outros elementos representativos deste destino turístico cujas diretrizes fundamentais apelam à segmentação pela diversidade de públicos e roteiros.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-19T14:41:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19T14:41:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30120
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/1/Taisse-Abreu.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30120/3/Taisse-Abreu.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ef94e115a9cf8d1f303bda3a224d9b8
3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed
f6a336d5d4c913241041c2a6bd67233d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459597504053248