Mulheres negras nas Ciências: discussões sobre gênero, currículo e (in)visibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafaela dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36738
Resumo: O currículo deve atender às transformações da sociedade para que, por meio dele, práticas educativas que visibilizem povos tradicionalmente invisibilizados transitem pela escola. A percepção de que a escola tem reproduzido práticas que excluem os demarcadores de gênero e raça nos seus processos educativos nos leva a questionar o documento orientador do currículo na esfera da Educação Básica, assim como a formação de professores da área de Ciências da Natureza, Física e Química. Diante disso, este estudo se organizou de modo a responder as seguintes inquietações: i) a BNCC serve de orientação e direcionamento para quem? Quais currículos serão pensados a partir de uma base que negligencia gênero? ii) Como as relações raciais estão presentes nas raízes curriculares? Estamos preparando professores para que dialoguem sobre o combate ao racismo ou para a manutenção de práticas racistas e excludentes nas aulas de Química? iii) Como os processos de escravização deixaram marcas que (in)visibilizam mulheres negras nas Ciências? Como os currículos da formação de professores operam para (in)visibilizar mulheres negras como epistemológas das Ciências? Para responder a essas perguntas, estabelecemos como objetivo: “investigar como as relações de gênero e raça se organizam no contexto educativo por meio da BNCC e dos currículos da formação de professores de Física e Química da UFRB”. Os resultados estão apresentados nesta tese, organizada em formato multipaper, dividida em três estudos: i) analisamos como as discussões de gênero se entrelaçam com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador para a elaboração dos currículos na esfera da Educação Básica; ii) propomo-nos a pensar a Educação Antirracista como uma possibilidade para a eliminação da cultura racista no território brasileiro, para isso, debruçamo-nos na compreensão do racismo como um problema estrutural da nossa sociedade e em como a escola contribui para a manutenção de práticas racistas; iii) buscamos dialogar sobre o lugar da mulher-cientista-negra nos currículos da formação de professores de Ciências da Natureza (Licenciatura em Física e Química) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
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Estamos preparando professores para que dialoguem sobre o combate ao racismo ou para a manutenção de práticas racistas e excludentes nas aulas de Química? iii) Como os processos de escravização deixaram marcas que (in)visibilizam mulheres negras nas Ciências? Como os currículos da formação de professores operam para (in)visibilizar mulheres negras como epistemológas das Ciências? Para responder a essas perguntas, estabelecemos como objetivo: “investigar como as relações de gênero e raça se organizam no contexto educativo por meio da BNCC e dos currículos da formação de professores de Física e Química da UFRB”. Os resultados estão apresentados nesta tese, organizada em formato multipaper, dividida em três estudos: i) analisamos como as discussões de gênero se entrelaçam com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador para a elaboração dos currículos na esfera da Educação Básica; ii) propomo-nos a pensar a Educação Antirracista como uma possibilidade para a eliminação da cultura racista no território brasileiro, para isso, debruçamo-nos na compreensão do racismo como um problema estrutural da nossa sociedade e em como a escola contribui para a manutenção de práticas racistas; iii) buscamos dialogar sobre o lugar da mulher-cientista-negra nos currículos da formação de professores de Ciências da Natureza (Licenciatura em Física e Química) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).The curriculum must respond to the transformations of society so that through it educational practices that make people traditionally invisible pass through the school. The perception that the school has reproduced practices that exclude gender and race in its educational processes, leads us to question the guiding document of the curriculum in the sphere of Basic Education, as well as the training of teachers in the area of Natural Sciences, Physics and Chemistry. In view of this, this study was organized in order to answer the following concerns: i) does the BNCC serve as guidance, direction for whom? Which curricula will be designed from a base that neglects gender? ii) How are racial relations present in the curricular roots? Are we preparing teachers so that in Chemistry classes they can discuss the fight against racism or maintain racist and exclusionary practices? iii) How do the processes of enslavement leave marks that (in)disable black women in science? How do teacher training curricula operate to (in)visibilize black women as epistemologists of Science? To answer these questions, we established the objective of “investigating how gender and race relations are organized in the educational context through the BNCC and the curricula for the training of Physics and Chemistry teachers at the UFRB”. The results are presented in this thesis, organized in multipaper format, divided into three studies: i) how gender discussions are intertwined with the National Common Curricular Base, a guiding document for the elaboration of curricula in the sphere of Basic Education; ii) we propose to think of Anti-Racist Education as a possibility to eliminate the racist culture in the Brazilian territory, for this we focus on understanding racism as a structural problem of our society, on how the school contributes to the maintenance of racist practices; iii) we seek to dialogue about the place of the black woman-scientist in the training curricula for teachers of Natural Sciences (Degree in Physics and Chemistry) at the Federal University of Recôncavo da Bahia.Submitted by Rafaela Lima (limasrafaa@gmail.com) on 2023-03-03T15:43:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE RAFAELA DOS SANTOS LIMA.pdf: 2526030 bytes, checksum: 96748611e43c8866e950fbab81eea8da (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Caro discente, Favor corrigir preenchimento dos campos: título, autor, membros da Banca e palavras-chave de acordo com as orientações do "Tutorial para submissão de trabalhos" disponível no Repositório ( O “título” deve ser escrito em letra minúscula, exceto a primeira letra da primeira palavra, siglas e/ou nomes próprio p.8), e submeter novamente o trabalho. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/Faced on 2023-03-06T14:28:21Z (GMT)Submitted by Rafaela Lima (limasrafaa@gmail.com) on 2023-03-14T18:34:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE RAFAELA DOS SANTOS LIMA.pdf: 2526030 bytes, checksum: 96748611e43c8866e950fbab81eea8da (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-03-20T09:18:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE RAFAELA DOS SANTOS LIMA.pdf: 2526030 bytes, checksum: 96748611e43c8866e950fbab81eea8da (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-20T09:18:04Z (GMT). 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