Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670 |
Resumo: | Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas. |
id |
UFBA-2_b9b4ac805351b05b3e79719934a1b8d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27670 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santana, Valéria Nancí de MacêdoOliveira, Marinyze das Graças Prates deGomes, Luiz Antonio Vidal de NegreirosMedeiros, Lígia Maria Sampaio deCidreira, Renata PitomboBarbosa, Juciara Maria Nogueira2018-10-10T16:18:00Z2018-10-10T16:18:00Z2018-10-102018-09-20Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.This thesis examines the vinyl record covers elaborated by Carlos Filho (Cafi) for one of the most relevant manifestations of Brazilian music: the Clube da Esquina Generation, which broke out in the 1970s. As a corpus of analysis, nine customized packages of LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao Vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 — most of which contain elements that evoke the troubled political context of Brazil, then dominated by a military dictatorship, which imposed a strong censorship on artistic creations in general. The research also seeks to reflect on the resonance of the graphic designers and photographer's experiences in his creative process, using already existing methods of analysis and proposing an experimental one, to promote an articulation between certain experiences of the artist' s life and the thematic images stamped on the artifacts graphs studied here. This work, with a multidisciplinary character, sought to be based on theoretical-critical contributions from various epistemological fields, such as Design, Music, Communication, Cinema, Photography, History, with specific incursions into Brazilian socio-political and aesthetic-cultural studies. It is intended, from the examination of the visual resources used by Cafi, and printed in phonographic works, to contribute to the production of knowledge about the issues addressed here.Submitted by Valéria Nancí Santana (valeriananci@ig.com.br) on 2018-10-09T20:48:10Z No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-10T16:17:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-10T16:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Cultura e SociedadeCapas de discosClube da EsquinaCafiContexto cultural brasileiro na década de 1970Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdfTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdfapplication/pdf11445160https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/1/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf2454db1da82191c19095a14c2113fe16MD51TEXTTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf.txtTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain500202https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/3/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf.txtf9e222fbe381e310761ab6d03633e639MD53ri/276702022-02-20 21:55:53.022oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:55:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
title |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
spellingShingle |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina Santana, Valéria Nancí de Macêdo Cultura e Sociedade Capas de discos Clube da Esquina Cafi Contexto cultural brasileiro na década de 1970 |
title_short |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
title_full |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
title_fullStr |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
title_full_unstemmed |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
title_sort |
Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina |
author |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo |
author_facet |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Marinyze das Graças Prates de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Medeiros, Lígia Maria Sampaio de Cidreira, Renata Pitombo Barbosa, Juciara Maria Nogueira |
contributor_str_mv |
Oliveira, Marinyze das Graças Prates de Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros Medeiros, Lígia Maria Sampaio de Cidreira, Renata Pitombo Barbosa, Juciara Maria Nogueira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Cultura e Sociedade |
topic |
Cultura e Sociedade Capas de discos Clube da Esquina Cafi Contexto cultural brasileiro na década de 1970 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capas de discos Clube da Esquina Cafi Contexto cultural brasileiro na década de 1970 |
description |
Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-10T16:18:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-10T16:18:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Tese |
identifier_str_mv |
Tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/1/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/3/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 f9e222fbe381e310761ab6d03633e639 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459576533581824 |