A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31839
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade analisar a comercialização na economia solidária e os aprendizados e experiências que os grupos de consumo responsáveis brasileiros podem fornecer nesse campo aos empreendimentos de economia solidária. Parte-se do pressuposto de que a comercialização é uma das principais dificuldades dos empreendimentos econômicos solidários; portanto, o texto aborda o perfil geral desses empreendimentos e quais suas dificuldades nesse campo, com base nos dados do mapeamento nacional da economia solidária. Para qualificar a análise, é abordado o tema da construção social do mercado a partir das argumentações feitas por Karl Polanyi sobre a economia plural e o papel histórico do mercado na sociedade, em contraponto à proposição de Adam Smith, que culminou na tese da mão invisível. Tendo como base o argumento construído por Polanyi, entende-se que a interação com o mercado é imprescindível para os empreendimentos econômicos solidários, porém sua atuação está para além dele. A partir daí, define-se o que são os Grupos de Consumo Responsáveis, como se organizam e quais suas particularidades, para então adentrar nas contribuições desses grupos aos demais empreendimentos de economia solidária no campo da comercialização, contribuindo para superar (ou não) as suas dificuldades.
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Para qualificar a análise, é abordado o tema da construção social do mercado a partir das argumentações feitas por Karl Polanyi sobre a economia plural e o papel histórico do mercado na sociedade, em contraponto à proposição de Adam Smith, que culminou na tese da mão invisível. Tendo como base o argumento construído por Polanyi, entende-se que a interação com o mercado é imprescindível para os empreendimentos econômicos solidários, porém sua atuação está para além dele. A partir daí, define-se o que são os Grupos de Consumo Responsáveis, como se organizam e quais suas particularidades, para então adentrar nas contribuições desses grupos aos demais empreendimentos de economia solidária no campo da comercialização, contribuindo para superar (ou não) as suas dificuldades.Submitted by Mestrado (PDGS) Multidisciplinar (ensino@ciags.org.br) on 2020-04-14T14:56:57Z No. of bitstreams: 1 A natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf: 1490779 bytes, checksum: 9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2020-04-20T20:20:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf: 1490779 bytes, checksum: 9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T20:20:30Z (GMT). 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