A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31839 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como finalidade analisar a comercialização na economia solidária e os aprendizados e experiências que os grupos de consumo responsáveis brasileiros podem fornecer nesse campo aos empreendimentos de economia solidária. Parte-se do pressuposto de que a comercialização é uma das principais dificuldades dos empreendimentos econômicos solidários; portanto, o texto aborda o perfil geral desses empreendimentos e quais suas dificuldades nesse campo, com base nos dados do mapeamento nacional da economia solidária. Para qualificar a análise, é abordado o tema da construção social do mercado a partir das argumentações feitas por Karl Polanyi sobre a economia plural e o papel histórico do mercado na sociedade, em contraponto à proposição de Adam Smith, que culminou na tese da mão invisível. Tendo como base o argumento construído por Polanyi, entende-se que a interação com o mercado é imprescindível para os empreendimentos econômicos solidários, porém sua atuação está para além dele. A partir daí, define-se o que são os Grupos de Consumo Responsáveis, como se organizam e quais suas particularidades, para então adentrar nas contribuições desses grupos aos demais empreendimentos de economia solidária no campo da comercialização, contribuindo para superar (ou não) as suas dificuldades. |
id |
UFBA-2_c6e442ce16134aae9bb30673770ef33b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31839 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rêgo, Diogo Ferreira de AlmeidaRêgo, Diogo Ferreira de AlmeidaFrança Filho, Genauto Carvalho deRigo, Ariadne ScalfoniSilva, Roberto Marinho Alves daCarvalho Filho, Manoel Vital de2020-04-20T20:20:30Z2020-04-20T20:20:30Z2020-04-202014-05-20http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31839Esta pesquisa tem como finalidade analisar a comercialização na economia solidária e os aprendizados e experiências que os grupos de consumo responsáveis brasileiros podem fornecer nesse campo aos empreendimentos de economia solidária. Parte-se do pressuposto de que a comercialização é uma das principais dificuldades dos empreendimentos econômicos solidários; portanto, o texto aborda o perfil geral desses empreendimentos e quais suas dificuldades nesse campo, com base nos dados do mapeamento nacional da economia solidária. Para qualificar a análise, é abordado o tema da construção social do mercado a partir das argumentações feitas por Karl Polanyi sobre a economia plural e o papel histórico do mercado na sociedade, em contraponto à proposição de Adam Smith, que culminou na tese da mão invisível. Tendo como base o argumento construído por Polanyi, entende-se que a interação com o mercado é imprescindível para os empreendimentos econômicos solidários, porém sua atuação está para além dele. A partir daí, define-se o que são os Grupos de Consumo Responsáveis, como se organizam e quais suas particularidades, para então adentrar nas contribuições desses grupos aos demais empreendimentos de economia solidária no campo da comercialização, contribuindo para superar (ou não) as suas dificuldades.Submitted by Mestrado (PDGS) Multidisciplinar (ensino@ciags.org.br) on 2020-04-14T14:56:57Z No. of bitstreams: 1 A natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf: 1490779 bytes, checksum: 9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2020-04-20T20:20:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf: 1490779 bytes, checksum: 9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T20:20:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf: 1490779 bytes, checksum: 9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 (MD5)Ciências Sociais AplicadasEconomia SolidáriaEmpreendimentos Econômicos SolidáriosComercializaçãoGrupos de consumo responsávelA natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de AdministraçãoDesenvolvimento e Gestão SocialUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALA natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdfA natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdfapplication/pdf1490779https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/1/A%20natureza%20da%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20na%20economia%20solid%c3%a1ria%20-%20a%20contribui%c3%a7%c3%a3o%20dos%20grupos%20de%20consumo%20responsavel.pdf9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTA natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf.txtA natureza da comercialização na economia solidária - a contribuição dos grupos de consumo responsavel.pdf.txtExtracted texttext/plain395818https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/3/A%20natureza%20da%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20na%20economia%20solid%c3%a1ria%20-%20a%20contribui%c3%a7%c3%a3o%20dos%20grupos%20de%20consumo%20responsavel.pdf.txt451db4ca1d278fed512a3f7d26053427MD53ri/318392022-06-29 14:02:25.661oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:02:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
title |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
spellingShingle |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida Ciências Sociais Aplicadas Economia Solidária Empreendimentos Econômicos Solidários Comercialização Grupos de consumo responsável |
title_short |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
title_full |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
title_fullStr |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
title_full_unstemmed |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
title_sort |
A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos grupos de consumo responsável |
author |
Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida |
author_facet |
Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida Rêgo, Diogo Ferreira de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França Filho, Genauto Carvalho de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rigo, Ariadne Scalfoni Silva, Roberto Marinho Alves da Carvalho Filho, Manoel Vital de |
contributor_str_mv |
França Filho, Genauto Carvalho de Rigo, Ariadne Scalfoni Silva, Roberto Marinho Alves da Carvalho Filho, Manoel Vital de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Economia Solidária Empreendimentos Econômicos Solidários Comercialização Grupos de consumo responsável |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Solidária Empreendimentos Econômicos Solidários Comercialização Grupos de consumo responsável |
description |
Esta pesquisa tem como finalidade analisar a comercialização na economia solidária e os aprendizados e experiências que os grupos de consumo responsáveis brasileiros podem fornecer nesse campo aos empreendimentos de economia solidária. Parte-se do pressuposto de que a comercialização é uma das principais dificuldades dos empreendimentos econômicos solidários; portanto, o texto aborda o perfil geral desses empreendimentos e quais suas dificuldades nesse campo, com base nos dados do mapeamento nacional da economia solidária. Para qualificar a análise, é abordado o tema da construção social do mercado a partir das argumentações feitas por Karl Polanyi sobre a economia plural e o papel histórico do mercado na sociedade, em contraponto à proposição de Adam Smith, que culminou na tese da mão invisível. Tendo como base o argumento construído por Polanyi, entende-se que a interação com o mercado é imprescindível para os empreendimentos econômicos solidários, porém sua atuação está para além dele. A partir daí, define-se o que são os Grupos de Consumo Responsáveis, como se organizam e quais suas particularidades, para então adentrar nas contribuições desses grupos aos demais empreendimentos de economia solidária no campo da comercialização, contribuindo para superar (ou não) as suas dificuldades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-05-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-20T20:20:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-20T20:20:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31839 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Desenvolvimento e Gestão Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/1/A%20natureza%20da%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20na%20economia%20solid%c3%a1ria%20-%20a%20contribui%c3%a7%c3%a3o%20dos%20grupos%20de%20consumo%20responsavel.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31839/3/A%20natureza%20da%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20na%20economia%20solid%c3%a1ria%20-%20a%20contribui%c3%a7%c3%a3o%20dos%20grupos%20de%20consumo%20responsavel.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e633776a59508b70e85176ae8d8ecd6 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 451db4ca1d278fed512a3f7d26053427 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459612463038464 |