A Licenciatura em Química da UNEB: aspectos do currículo que facilitam ou dificultam o percurso discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varjão, Tatiana do Amaral
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15812
Resumo: Este trabalho constitui-se em um estudo analítico-descritivo sobre o curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado da Bahia, com o foco no processo de instituição do atual currículo e nos fatores que lhe dão identidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo discente, depoimentos de docentes e de análise documental. Neste processo, foi resgatada a historia do curso, desde a sua criação, em 1971, do que denominamos seu núcleo gerador – habilitação Química Aplicada do Curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2o Grau – até o currículo atual, resultado da reformulação curricular do curso criado em 1998. A pesquisa mostrou que o principal alicerce dessa reformulação encontra-se nos componentes curriculares que compõem a dimensão prática e no componente Evolução das Ciências e Pressupostos Filosóficos para o Ensino de Química. No processo investigativo, identificamos que o aspecto apontado como o mais positivo do curso, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, é a qualidade das relações inter-pessoais, com destaque para a relação docente-discente, e o ambiente acadêmico que se estabelece em conseqüência dessas relações. As dificuldades apontadas como as que mais interferem negativamente no percurso do corpo discente são o impacto das disciplinas dos primeiros semestres, principalmente as de conteúdo específico de Química, e o processo de avaliação de aprendizagem. Estes aspectos foram discutidos, reconhecendo-se a importância das questões epistemológicas e pedagógicas no ensino de Química e na formação do professor de Química. Apesar de nosso trabalho apontar para a necessidade de continuidade do estudo aqui iniciado, alguns elementos curriculares foram sugeridos para implementação, a curto prazo, visando a superação de alguns obstáculos presentes no atual currículo.
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A pesquisa mostrou que o principal alicerce dessa reformulação encontra-se nos componentes curriculares que compõem a dimensão prática e no componente Evolução das Ciências e Pressupostos Filosóficos para o Ensino de Química. No processo investigativo, identificamos que o aspecto apontado como o mais positivo do curso, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, é a qualidade das relações inter-pessoais, com destaque para a relação docente-discente, e o ambiente acadêmico que se estabelece em conseqüência dessas relações. As dificuldades apontadas como as que mais interferem negativamente no percurso do corpo discente são o impacto das disciplinas dos primeiros semestres, principalmente as de conteúdo específico de Química, e o processo de avaliação de aprendizagem. Estes aspectos foram discutidos, reconhecendo-se a importância das questões epistemológicas e pedagógicas no ensino de Química e na formação do professor de Química. Apesar de nosso trabalho apontar para a necessidade de continuidade do estudo aqui iniciado, alguns elementos curriculares foram sugeridos para implementação, a curto prazo, visando a superação de alguns obstáculos presentes no atual currículo.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2014-09-08T13:02:59Z No. of bitstreams: 1 Tatiana do Amaral Varjão.pdf: 1060418 bytes, checksum: 61c83eb163316fdb2b46f3e0ab2e84e5 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-09-08T14:04:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tatiana do Amaral Varjão.pdf: 1060418 bytes, checksum: 61c83eb163316fdb2b46f3e0ab2e84e5 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-08T14:04:29Z (GMT). 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