O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Jandiara Sodré
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457
Resumo: Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.
id UFBA-2_d5c6f2130837031291904c0b5dfe72e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37457
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-28T08:08:12Z2023-07-28T08:08:12Z2022-12-19https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.Assuming the inclusion of the Deaf community as one of the bases of this research, we seek to identify effective situations of social oppression in this minority, using creative tools to transform this reality. This research is an attempt to raise awareness about the importance of developing relationships between Deaf and hearing people, in an inclusive process, recognizing the distance between them. The objective is to reduce the communication barrier between these two cultures, using Theater-Image as an aid tool within a virtual creative process, in a relationship of exchange, thus recognizing the cultural distance between them, modifying this reality. I use action research as a method, with adaptation to virtual practices due to the Covid-19 pandemic, having as a stimulus the Theater-Image, a technique located in the trunk of the Tree of the Theater of the Oppressed, chosen by Augusto Boal as a metaphor to synthesize and represent the method and Aesthetics of the Oppressed. As inspiration: their own personal luggage, in a work through sensitivity, recognizing and improving, in this path, individual and collective relationships. Since theater is an effective political tool, I seek to expand the notion of belonging and understanding of the existence of two cultures in the same country, in order to make the participants of the creative process aware and recognize themselves as agents of change.Submitted by JANDIARA BARRETO (jandiara12@gmail.com) on 2023-07-27T17:02:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-07-28T08:08:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T08:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInclusionDeafHearingTheater-ImageVirtualityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESInclusãoSurdosOuvintesTeatro-ImagemVirtualidadeO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUALTHE THEATER-IMAGE AS A TOOL IN COMMUNICATION BETWEEN DEAF AND HEARING PEOPLE IN A CREATIVE-VIRTUAL PROCESSMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBezerra, Antônia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Bezerra, Antônia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Faria, Sandra Regina RosaOliveira, Felipe Henrique Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/3990993301516576Barreto, Jandiara Sodréreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTJandiara Sodré Barreto.pdf.txtJandiara Sodré Barreto.pdf.txtExtracted texttext/plain332695https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/5/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf.txt13c6a1e55a9c46ea187b52976b5fa6fdMD55ORIGINALJandiara Sodré Barreto.pdfJandiara Sodré Barreto.pdfO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL.application/pdf4690272https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/2/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf3568438b78ad3b40a17efead3d539465MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/4/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD54ri/374572023-07-29 02:08:18.66oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:08:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv THE THEATER-IMAGE AS A TOOL IN COMMUNICATION BETWEEN DEAF AND HEARING PEOPLE IN A CREATIVE-VIRTUAL PROCESS
title O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
spellingShingle O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
Barreto, Jandiara Sodré
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Inclusão
Surdos
Ouvintes
Teatro-Imagem
Virtualidade
Inclusion
Deaf
Hearing
Theater-Image
Virtuality
title_short O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
title_full O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
title_fullStr O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
title_full_unstemmed O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
title_sort O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
author Barreto, Jandiara Sodré
author_facet Barreto, Jandiara Sodré
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6158488812359628
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6158488812359628
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Faria, Sandra Regina Rosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3990993301516576
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Jandiara Sodré
contributor_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
Bezerra, Antônia Pereira
Faria, Sandra Regina Rosa
Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Inclusão
Surdos
Ouvintes
Teatro-Imagem
Virtualidade
Inclusion
Deaf
Hearing
Theater-Image
Virtuality
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Surdos
Ouvintes
Teatro-Imagem
Virtualidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inclusion
Deaf
Hearing
Theater-Image
Virtuality
description Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T08:08:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T08:08:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/5/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/2/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/3/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13c6a1e55a9c46ea187b52976b5fa6fd
3568438b78ad3b40a17efead3d539465
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502766684700672