O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457 |
Resumo: | Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças. |
id |
UFBA-2_d5c6f2130837031291904c0b5dfe72e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37457 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-07-28T08:08:12Z2023-07-28T08:08:12Z2022-12-19https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.Assuming the inclusion of the Deaf community as one of the bases of this research, we seek to identify effective situations of social oppression in this minority, using creative tools to transform this reality. This research is an attempt to raise awareness about the importance of developing relationships between Deaf and hearing people, in an inclusive process, recognizing the distance between them. The objective is to reduce the communication barrier between these two cultures, using Theater-Image as an aid tool within a virtual creative process, in a relationship of exchange, thus recognizing the cultural distance between them, modifying this reality. I use action research as a method, with adaptation to virtual practices due to the Covid-19 pandemic, having as a stimulus the Theater-Image, a technique located in the trunk of the Tree of the Theater of the Oppressed, chosen by Augusto Boal as a metaphor to synthesize and represent the method and Aesthetics of the Oppressed. As inspiration: their own personal luggage, in a work through sensitivity, recognizing and improving, in this path, individual and collective relationships. Since theater is an effective political tool, I seek to expand the notion of belonging and understanding of the existence of two cultures in the same country, in order to make the participants of the creative process aware and recognize themselves as agents of change.Submitted by JANDIARA BARRETO (jandiara12@gmail.com) on 2023-07-27T17:02:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-07-28T08:08:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T08:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jandiara Sodré Barreto.pdf: 4690272 bytes, checksum: 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInclusionDeafHearingTheater-ImageVirtualityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESInclusãoSurdosOuvintesTeatro-ImagemVirtualidadeO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUALTHE THEATER-IMAGE AS A TOOL IN COMMUNICATION BETWEEN DEAF AND HEARING PEOPLE IN A CREATIVE-VIRTUAL PROCESSMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBezerra, Antônia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Bezerra, Antônia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Faria, Sandra Regina RosaOliveira, Felipe Henrique Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/3990993301516576Barreto, Jandiara Sodréreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTJandiara Sodré Barreto.pdf.txtJandiara Sodré Barreto.pdf.txtExtracted texttext/plain332695https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/5/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf.txt13c6a1e55a9c46ea187b52976b5fa6fdMD55ORIGINALJandiara Sodré Barreto.pdfJandiara Sodré Barreto.pdfO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL.application/pdf4690272https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/2/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf3568438b78ad3b40a17efead3d539465MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/4/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD54ri/374572023-07-29 02:08:18.66oai:repositorio.ufba.br:ri/37457TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:08:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
THE THEATER-IMAGE AS A TOOL IN COMMUNICATION BETWEEN DEAF AND HEARING PEOPLE IN A CREATIVE-VIRTUAL PROCESS |
title |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
spellingShingle |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL Barreto, Jandiara Sodré CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Inclusão Surdos Ouvintes Teatro-Imagem Virtualidade Inclusion Deaf Hearing Theater-Image Virtuality |
title_short |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
title_full |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
title_fullStr |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
title_full_unstemmed |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
title_sort |
O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL |
author |
Barreto, Jandiara Sodré |
author_facet |
Barreto, Jandiara Sodré |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6158488812359628 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6158488812359628 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Faria, Sandra Regina Rosa |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3990993301516576 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Jandiara Sodré |
contributor_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira Bezerra, Antônia Pereira Faria, Sandra Regina Rosa Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Inclusão Surdos Ouvintes Teatro-Imagem Virtualidade Inclusion Deaf Hearing Theater-Image Virtuality |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Surdos Ouvintes Teatro-Imagem Virtualidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusion Deaf Hearing Theater-Image Virtuality |
description |
Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T08:08:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T08:08:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/5/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/2/Jandiara%20Sodr%c3%a9%20Barreto.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/3/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37457/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13c6a1e55a9c46ea187b52976b5fa6fd 3568438b78ad3b40a17efead3d539465 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459658993598464 |