Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30002
Resumo: O ensaio visa a analisar o comportamento dos jovens da Geração Z e sua relação com o mercado de identidades que vivenciamos. O conceito “mercado de identidades” foi apresentado pela agência de pesquisa social Box 1824. Para tanto, as condutas comuns dos influenciadores digitais brasileiros da geração Z no Instagram, de marcas conceituadas e de agências de marketing digital foram mapeadas através de duas pesquisas: qualitativa e bibliográfica. Este trabalho busca contribuir para os estudos sobre a mídia digital, somar esforços para a reflexão teórica a respeito do marketing digital, além de promover debates a respeito das práticas e culturas dos influenciadores digitais. A análise do comportamento dos jovens que se identificam como influenciadores digitais, permite a compreensão de como a idade já não está diretamente relacionada com os estereótipos etários. Isto quer dizer, que os influenciadores podem ditar tendências e fomentar discussões entre pessoas de gerações antecedentes.
id UFBA-2_e00e280c4546fbda252f916e836ec7ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30002
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Aguiar, MariaAguiar, MariaSobreira, SergioLemos, AndréCardoso, Claudio2019-07-05T17:19:05Z2019-07-05T17:19:05Z2019-07-052019-06-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30002O ensaio visa a analisar o comportamento dos jovens da Geração Z e sua relação com o mercado de identidades que vivenciamos. O conceito “mercado de identidades” foi apresentado pela agência de pesquisa social Box 1824. Para tanto, as condutas comuns dos influenciadores digitais brasileiros da geração Z no Instagram, de marcas conceituadas e de agências de marketing digital foram mapeadas através de duas pesquisas: qualitativa e bibliográfica. Este trabalho busca contribuir para os estudos sobre a mídia digital, somar esforços para a reflexão teórica a respeito do marketing digital, além de promover debates a respeito das práticas e culturas dos influenciadores digitais. A análise do comportamento dos jovens que se identificam como influenciadores digitais, permite a compreensão de como a idade já não está diretamente relacionada com os estereótipos etários. Isto quer dizer, que os influenciadores podem ditar tendências e fomentar discussões entre pessoas de gerações antecedentes.The research, of the descriptive type, aims to analyze the behavior of the youth of Generation Z and its relation with the market of identities that we experience. The concept of the "identities market" was presented by the social research agency Box 1824. To this end, the common behaviors of the Brazilian digital influencers of generation Z in Instagram, from well-known brands and digital marketing agencies were mapped through two qualitative research and bibliographic. This work seeks to contribute to studies about digital media, to add efforts to theoretical reflection on digital marketing, and to promote debates about the practices and cultures of digital influencers. The analysis of the behavior of young people who identify themselves as digital influencers, allows the understanding of how age is no longer directly related to age stereotypes. This means that influencers can dictate trends and foster discussions among people of previous generations.Submitted by Maria Aguiar (sissy-cerqueira@outlook.com) on 2019-07-04T17:12:20Z No. of bitstreams: 2 TCC MARIA SISSY.pdf: 1086418 bytes, checksum: 694764ed2a8ed578f300a6e5415a0721 (MD5) MEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdf: 570426 bytes, checksum: 389ee8c39cf9047513013be425665cee (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-05T17:19:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC MARIA SISSY.pdf: 1086418 bytes, checksum: 694764ed2a8ed578f300a6e5415a0721 (MD5) MEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdf: 570426 bytes, checksum: 389ee8c39cf9047513013be425665cee (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-05T17:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC MARIA SISSY.pdf: 1086418 bytes, checksum: 694764ed2a8ed578f300a6e5415a0721 (MD5) MEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdf: 570426 bytes, checksum: 389ee8c39cf9047513013be425665cee (MD5)Comunicação SocialComportamentoGeração digitalProdução culturalMercado de identidadesInfluenciadoresEnsaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFacombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC MARIA SISSY.pdfTCC MARIA SISSY.pdfEnsaioapplication/pdf1086418https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/1/TCC%20MARIA%20SISSY.pdf694764ed2a8ed578f300a6e5415a0721MD51MEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdfMEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdfMemorial do ensaioapplication/pdf570426https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/2/MEMORIAL%20SISSY%20-%20revisado%20p%c3%b3s%20banca.pdf389ee8c39cf9047513013be425665ceeMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/3/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD53TEXTTCC MARIA SISSY.pdf.txtTCC MARIA SISSY.pdf.txtExtracted texttext/plain124826https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/4/TCC%20MARIA%20SISSY.pdf.txt85e5f2d07f1b2053ce8fbef6a5274b7fMD54MEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdf.txtMEMORIAL SISSY - revisado pós banca.pdf.txtExtracted texttext/plain35057https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/5/MEMORIAL%20SISSY%20-%20revisado%20p%c3%b3s%20banca.pdf.txta257186e73242feb92effbf883b169b1MD55ri/300022022-08-23 09:46:21.94oai:repositorio.ufba.br:ri/30002VGVybW8gZGUgTGljZW4/P2EsIG4/P28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVwPz9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzPz9vIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/P2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD8/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/P3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdD8/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/Pz9vLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuPz9hIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhPz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/P3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYT8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/Pz8/byBjaWVudD8/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/Pz9lcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpPz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2w/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz9zaXRvcyAKY29tcHVscz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz9yaW8gbWFudD8/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnQ/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/byBkZXNzZSB0ZXJtbyBuPz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
title Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
spellingShingle Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
Aguiar, Maria
Comunicação Social
Comportamento
Geração digital
Produção cultural
Mercado de identidades
Influenciadores
title_short Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
title_full Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
title_fullStr Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
title_full_unstemmed Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
title_sort Ensaio sobre a relação da Geração Z e o mercado de identidades
author Aguiar, Maria
author_facet Aguiar, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria
Aguiar, Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Sergio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lemos, André
Cardoso, Claudio
contributor_str_mv Sobreira, Sergio
Lemos, André
Cardoso, Claudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação Social
topic Comunicação Social
Comportamento
Geração digital
Produção cultural
Mercado de identidades
Influenciadores
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Geração digital
Produção cultural
Mercado de identidades
Influenciadores
description O ensaio visa a analisar o comportamento dos jovens da Geração Z e sua relação com o mercado de identidades que vivenciamos. O conceito “mercado de identidades” foi apresentado pela agência de pesquisa social Box 1824. Para tanto, as condutas comuns dos influenciadores digitais brasileiros da geração Z no Instagram, de marcas conceituadas e de agências de marketing digital foram mapeadas através de duas pesquisas: qualitativa e bibliográfica. Este trabalho busca contribuir para os estudos sobre a mídia digital, somar esforços para a reflexão teórica a respeito do marketing digital, além de promover debates a respeito das práticas e culturas dos influenciadores digitais. A análise do comportamento dos jovens que se identificam como influenciadores digitais, permite a compreensão de como a idade já não está diretamente relacionada com os estereótipos etários. Isto quer dizer, que os influenciadores podem ditar tendências e fomentar discussões entre pessoas de gerações antecedentes.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T17:19:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T17:19:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30002
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Facom
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/1/TCC%20MARIA%20SISSY.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/2/MEMORIAL%20SISSY%20-%20revisado%20p%c3%b3s%20banca.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/4/TCC%20MARIA%20SISSY.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30002/5/MEMORIAL%20SISSY%20-%20revisado%20p%c3%b3s%20banca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 694764ed2a8ed578f300a6e5415a0721
389ee8c39cf9047513013be425665cee
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
85e5f2d07f1b2053ce8fbef6a5274b7f
a257186e73242feb92effbf883b169b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459596584452096