Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181 |
Resumo: | A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua. |
id |
UFBA-2_e9fa8143c6c37a9a1d275ebd7c5faa5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37181 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-06-07T14:31:33Z2023-06-07T14:31:33Z2022-12-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua.The present research took place in the Drums workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group, an initiative articulated by the Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT), which serves children and youngsters living in the community of shellfish gatherers and fishermen located in the Itaparica Island coast (a municipality in the metropolitan region of Salvador). It was considered that the way found by the music teacher to deal with the events occurring in the context of the project could be understood as a form of mediation that permeates the artistic, musical and pedagogical aspects. The research aims to understand how artistic-musical-pedagogical mediation occurs in the transmission of knowledge in the Drums Workshops held with the Samba Mirim Filhos de Maria group. As theoretical framework it has been used the perspective of authors who discuss the samba de roda from Recôncavo and the concepts of community and mediation. From the methodological point of view, this is qualitative research that used as a research method the ethnographic case study. The outcomes point out that artistic-musical-pedagogical mediation (MAMP) occurs in the transmission of knowledge in the percussion workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group through strategies proposed by the music teacher in order to enhance the experiences lived by the workshop participants in different situations, called in this research as learning generators, which occurred both within the project and in its surroundings. This is a perspective that is also in line with the oral tradition, an epistemology typical of traditional communities, in which a wide range of knowledge is constructed in the context of everyday life.Submitted by Marcelo Santos (marcelo.ppinho@icloud.com) on 2023-06-06T18:24:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2023-06-07T14:31:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-07T14:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível SuperiorporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMusic EducationDrums TeachingAfro-Brazilian Oral TraditionArtistic- Music-Pedagogical MediationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsica, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejoEducação MusicalEnsino de PercussãoTradição OralMediações artístico-músico-pedagógicasMediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"The artistic-music-pedagogical mediation in the Drums Workshops in the “Samba Mirim Filhos de Maria” project.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCandusso, Flávia4815799859714269http://lattes.cnpq.br/4815799859714269Lühning, Angela Elisabeth0685512552006492http://lattes.cnpq.br/0685512552006492Souza, Luan Sodré de7205688410799251http://lattes.cnpq.br/7205688410799251Candusso, Flávia2473945719444621http://lattes.cnpq.br/2473945719444621Santos, Marcelo José Pinho dosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMAMP Dissertação vers. final .pdfMAMP Dissertação vers. final .pdfA MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-MÚSICO-PEDAGÓGICA NAS OFICINAS DE PERCUSSÃO NO PROJETO "SAMBA MIRIM FILHOS E MARIA"application/pdf3131366https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/1/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTMAMP Dissertação vers. final .pdf.txtMAMP Dissertação vers. final .pdf.txtExtracted texttext/plain290947https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/4/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf.txt57c26d8ec54780581417911dff5b5505MD54ri/371812023-06-10 02:05:18.355oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-10T05:05:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The artistic-music-pedagogical mediation in the Drums Workshops in the “Samba Mirim Filhos de Maria” project. |
title |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
spellingShingle |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" Santos, Marcelo José Pinho dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo Educação Musical Ensino de Percussão Tradição Oral Mediações artístico-músico-pedagógicas Music Education Drums Teaching Afro-Brazilian Oral Tradition Artistic- Music-Pedagogical Mediations |
title_short |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
title_full |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
title_fullStr |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
title_full_unstemmed |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
title_sort |
Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria" |
author |
Santos, Marcelo José Pinho dos |
author_facet |
Santos, Marcelo José Pinho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Candusso, Flávia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
4815799859714269 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4815799859714269 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lühning, Angela Elisabeth |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
0685512552006492 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Luan Sodré de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
7205688410799251 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7205688410799251 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Candusso, Flávia |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
2473945719444621 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2473945719444621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo José Pinho dos |
contributor_str_mv |
Candusso, Flávia Lühning, Angela Elisabeth Souza, Luan Sodré de Candusso, Flávia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo Educação Musical Ensino de Percussão Tradição Oral Mediações artístico-músico-pedagógicas Music Education Drums Teaching Afro-Brazilian Oral Tradition Artistic- Music-Pedagogical Mediations |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Ensino de Percussão Tradição Oral Mediações artístico-músico-pedagógicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Music Education Drums Teaching Afro-Brazilian Oral Tradition Artistic- Music-Pedagogical Mediations |
description |
A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T14:31:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T14:31:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/1/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/4/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 57c26d8ec54780581417911dff5b5505 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459665973968896 |