Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo José Pinho dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
Resumo: A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua.
id UFBA-2_e9fa8143c6c37a9a1d275ebd7c5faa5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37181
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-06-07T14:31:33Z2023-06-07T14:31:33Z2022-12-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua.The present research took place in the Drums workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group, an initiative articulated by the Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT), which serves children and youngsters living in the community of shellfish gatherers and fishermen located in the Itaparica Island coast (a municipality in the metropolitan region of Salvador). It was considered that the way found by the music teacher to deal with the events occurring in the context of the project could be understood as a form of mediation that permeates the artistic, musical and pedagogical aspects. The research aims to understand how artistic-musical-pedagogical mediation occurs in the transmission of knowledge in the Drums Workshops held with the Samba Mirim Filhos de Maria group. As theoretical framework it has been used the perspective of authors who discuss the samba de roda from Recôncavo and the concepts of community and mediation. From the methodological point of view, this is qualitative research that used as a research method the ethnographic case study. The outcomes point out that artistic-musical-pedagogical mediation (MAMP) occurs in the transmission of knowledge in the percussion workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group through strategies proposed by the music teacher in order to enhance the experiences lived by the workshop participants in different situations, called in this research as learning generators, which occurred both within the project and in its surroundings. This is a perspective that is also in line with the oral tradition, an epistemology typical of traditional communities, in which a wide range of knowledge is constructed in the context of everyday life.Submitted by Marcelo Santos (marcelo.ppinho@icloud.com) on 2023-06-06T18:24:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2023-06-07T14:31:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-07T14:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MAMP Dissertação vers. final .pdf: 3131366 bytes, checksum: 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível SuperiorporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMusic EducationDrums TeachingAfro-Brazilian Oral TraditionArtistic- Music-Pedagogical MediationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsica, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejoEducação MusicalEnsino de PercussãoTradição OralMediações artístico-músico-pedagógicasMediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"The artistic-music-pedagogical mediation in the Drums Workshops in the “Samba Mirim Filhos de Maria” project.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCandusso, Flávia4815799859714269http://lattes.cnpq.br/4815799859714269Lühning, Angela Elisabeth0685512552006492http://lattes.cnpq.br/0685512552006492Souza, Luan Sodré de7205688410799251http://lattes.cnpq.br/7205688410799251Candusso, Flávia2473945719444621http://lattes.cnpq.br/2473945719444621Santos, Marcelo José Pinho dosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMAMP Dissertação vers. final .pdfMAMP Dissertação vers. final .pdfA MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-MÚSICO-PEDAGÓGICA NAS OFICINAS DE PERCUSSÃO NO PROJETO "SAMBA MIRIM FILHOS E MARIA"application/pdf3131366https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/1/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTMAMP Dissertação vers. final .pdf.txtMAMP Dissertação vers. final .pdf.txtExtracted texttext/plain290947https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/4/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf.txt57c26d8ec54780581417911dff5b5505MD54ri/371812023-06-10 02:05:18.355oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-10T05:05:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The artistic-music-pedagogical mediation in the Drums Workshops in the “Samba Mirim Filhos de Maria” project.
title Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
spellingShingle Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
Santos, Marcelo José Pinho dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo
Educação Musical
Ensino de Percussão
Tradição Oral
Mediações artístico-músico-pedagógicas
Music Education
Drums Teaching
Afro-Brazilian Oral Tradition
Artistic- Music-Pedagogical Mediations
title_short Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
title_full Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
title_fullStr Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
title_full_unstemmed Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
title_sort Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
author Santos, Marcelo José Pinho dos
author_facet Santos, Marcelo José Pinho dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Candusso, Flávia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 4815799859714269
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4815799859714269
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lühning, Angela Elisabeth
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0685512552006492
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0685512552006492
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Luan Sodré de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 7205688410799251
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7205688410799251
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Candusso, Flávia
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2473945719444621
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2473945719444621
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo José Pinho dos
contributor_str_mv Candusso, Flávia
Lühning, Angela Elisabeth
Souza, Luan Sodré de
Candusso, Flávia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo
Educação Musical
Ensino de Percussão
Tradição Oral
Mediações artístico-músico-pedagógicas
Music Education
Drums Teaching
Afro-Brazilian Oral Tradition
Artistic- Music-Pedagogical Mediations
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Ensino de Percussão
Tradição Oral
Mediações artístico-músico-pedagógicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Music Education
Drums Teaching
Afro-Brazilian Oral Tradition
Artistic- Music-Pedagogical Mediations
description A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:31:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:31:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/1/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37181/4/MAMP%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20vers.%20final%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d8f881e53ca2d0ba8526dffb714aa42
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
57c26d8ec54780581417911dff5b5505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459665973968896