As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24518
Resumo: O presente estudo busca estudar as possibilidades de utilização de práticas de marketing jurídico digital, observando os limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil e desconstruindo a visão que confunde a limitação desse tipo de prática com a impossibilidade de executá-la. O trabalho pretende analisar as bases históricas do regulamento, incluindo uma perspectiva de direito comparado, assim como a importância da observância da disciplina da deontologia jurídica no estabelecimento de padrões éticos da atividade advocatícia. Serão também estudadas as principais mudanças ocorridas no que concerne à matéria da publicidade advocatícia, considerando a jurisprudência do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, os dispositivos do Código atualizado em 2015 e outros correlatos. Através de um estudo interdisciplinar, será feita também uma análise dos conceitos de marketing que podem servir ao ambiente da advocacia, assim como um mapeamento das possibilidades de aplicação destes através de esforços em marketing jurídico digital.
id UFBA-2_f031cd2e08960837064daef252d18f37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24518
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Fragoso Júnior, Antonio Carlos de AlmeidaFragoso Júnior, Antonio Carlos de AlmeidaOliveira Filho, João Glicério deSouza, Marcus SeixasFreitas, Thiago Silva deOliveira Filho, João Glicério de2017-11-06T14:30:49Z2017-11-06T14:30:49Z2017-11-062017-09http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24518O presente estudo busca estudar as possibilidades de utilização de práticas de marketing jurídico digital, observando os limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil e desconstruindo a visão que confunde a limitação desse tipo de prática com a impossibilidade de executá-la. O trabalho pretende analisar as bases históricas do regulamento, incluindo uma perspectiva de direito comparado, assim como a importância da observância da disciplina da deontologia jurídica no estabelecimento de padrões éticos da atividade advocatícia. Serão também estudadas as principais mudanças ocorridas no que concerne à matéria da publicidade advocatícia, considerando a jurisprudência do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, os dispositivos do Código atualizado em 2015 e outros correlatos. Através de um estudo interdisciplinar, será feita também uma análise dos conceitos de marketing que podem servir ao ambiente da advocacia, assim como um mapeamento das possibilidades de aplicação destes através de esforços em marketing jurídico digital.The present study seeks to study the possibilities of using digital legal marketing practices, observing the limits imposed by the Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association and deconstructing the view that confuses the limitation of this type of practice with the impossibility of executing it. The paper intends to analyze the historical bases of the regulation, including a perspective of comparative law, as well as the importance of observing the discipline of legal deontology in the establishment of ethical standards of the legal profession. It will also study the main changes that have taken place in the area of advertising, considering the jurisprudence of the Court of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association, the provisions of the Code updated in 2015 and other related devices. Through an interdisciplinary study, it will also make an analysis of the marketing concepts that can serve the environment of advocacy, as well as a mapping of the possibilities of applying these through efforts in digital legal marketing.Submitted by Núcleo de Monografia e Atividade Complementares (numacdireito@gmail.com) on 2017-10-26T19:40:25Z No. of bitstreams: 1 FRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdf: 1022038 bytes, checksum: 7d374dab5b414345d71179240f167f8e (MD5)Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2017-11-06T14:30:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdf: 1022038 bytes, checksum: 7d374dab5b414345d71179240f167f8e (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-06T14:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdf: 1022038 bytes, checksum: 7d374dab5b414345d71179240f167f8e (MD5)Ciências SociaisMarketing jurídico digitalCódigo de Ética e Disciplina da OABPublicidadeDeontologia jurídicaOrdem dos Advogados do Brasildireito comparadoComparative legislationDigital legal marketingCode of Ethics and Discipline of the OABAdvertisingLegal ethicsMarketing jurídicoMarketing of legal servicesAs possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de DireitoNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades ComplementaresFDUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALFRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdfFRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdfapplication/pdf1022038https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/1/FRAGOSO%20J%c3%9aNIOR%2c%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeidav%20-%20As%20possibilidade%20do%20marketing%20juridico%20digital%20%c3%a1%20luz%20do%20c%c3%b3digo%20de%20%c3%a9tica%20e%20disciplinares%20da%20ordem%20dos%20adv..pdf7d374dab5b414345d71179240f167f8eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTFRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdf.txtFRAGOSO JÚNIOR, Antonio Carlos de Almeidav - As possibilidade do marketing juridico digital á luz do código de ética e disciplinares da ordem dos adv..pdf.txtExtracted texttext/plain149040https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/3/FRAGOSO%20J%c3%9aNIOR%2c%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeidav%20-%20As%20possibilidade%20do%20marketing%20juridico%20digital%20%c3%a1%20luz%20do%20c%c3%b3digo%20de%20%c3%a9tica%20e%20disciplinares%20da%20ordem%20dos%20adv..pdf.txtbf3b47eb0f836053557a6fcfcb856c7bMD53ri/245182022-07-05 14:04:24.428oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
title As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
spellingShingle As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
Ciências Sociais
Marketing jurídico digital
Código de Ética e Disciplina da OAB
Publicidade
Deontologia jurídica
Ordem dos Advogados do Brasil
direito comparado
Comparative legislation
Digital legal marketing
Code of Ethics and Discipline of the OAB
Advertising
Legal ethics
Marketing jurídico
Marketing of legal services
title_short As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
title_full As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
title_fullStr As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
title_full_unstemmed As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
title_sort As possibilidades do marketing jurídico digital à luz do código de ética e disciplina da ordem dos advogados do Brasil
author Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
author_facet Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
Fragoso Júnior, Antonio Carlos de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Filho, João Glicério de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Marcus Seixas
Freitas, Thiago Silva de
Oliveira Filho, João Glicério de
contributor_str_mv Oliveira Filho, João Glicério de
Souza, Marcus Seixas
Freitas, Thiago Silva de
Oliveira Filho, João Glicério de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Marketing jurídico digital
Código de Ética e Disciplina da OAB
Publicidade
Deontologia jurídica
Ordem dos Advogados do Brasil
direito comparado
Comparative legislation
Digital legal marketing
Code of Ethics and Discipline of the OAB
Advertising
Legal ethics
Marketing jurídico
Marketing of legal services
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing jurídico digital
Código de Ética e Disciplina da OAB
Publicidade
Deontologia jurídica
Ordem dos Advogados do Brasil
direito comparado
Comparative legislation
Digital legal marketing
Code of Ethics and Discipline of the OAB
Advertising
Legal ethics
Marketing jurídico
Marketing of legal services
description O presente estudo busca estudar as possibilidades de utilização de práticas de marketing jurídico digital, observando os limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil e desconstruindo a visão que confunde a limitação desse tipo de prática com a impossibilidade de executá-la. O trabalho pretende analisar as bases históricas do regulamento, incluindo uma perspectiva de direito comparado, assim como a importância da observância da disciplina da deontologia jurídica no estabelecimento de padrões éticos da atividade advocatícia. Serão também estudadas as principais mudanças ocorridas no que concerne à matéria da publicidade advocatícia, considerando a jurisprudência do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, os dispositivos do Código atualizado em 2015 e outros correlatos. Através de um estudo interdisciplinar, será feita também uma análise dos conceitos de marketing que podem servir ao ambiente da advocacia, assim como um mapeamento das possibilidades de aplicação destes através de esforços em marketing jurídico digital.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-06T14:30:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-06T14:30:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24518
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito
dc.publisher.program.fl_str_mv NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
dc.publisher.initials.fl_str_mv FDUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/1/FRAGOSO%20J%c3%9aNIOR%2c%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeidav%20-%20As%20possibilidade%20do%20marketing%20juridico%20digital%20%c3%a1%20luz%20do%20c%c3%b3digo%20de%20%c3%a9tica%20e%20disciplinares%20da%20ordem%20dos%20adv..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24518/3/FRAGOSO%20J%c3%9aNIOR%2c%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeidav%20-%20As%20possibilidade%20do%20marketing%20juridico%20digital%20%c3%a1%20luz%20do%20c%c3%b3digo%20de%20%c3%a9tica%20e%20disciplinares%20da%20ordem%20dos%20adv..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d374dab5b414345d71179240f167f8e
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
bf3b47eb0f836053557a6fcfcb856c7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502627096166400