A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25979 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a integração do canto, como instrumento e como ferramenta de criação, ao contrabaixo acústico, seja em performance solo, na improvisação, ou em ambos, ajudando na comunicação das ideias musicais e induzindo a um fraseado mais "melodioso" e inteligível; analisar especificamente o uso da voz aliado ao contrabaixo, considerando que já é uma ferramenta utilizada por diversos músicos no ambiente jazzístico. O timbre do contrabaixo, comparado a outros instrumentos que ocupam a linha de frente, muitas vezes não consegue ter a mesma penetração e clareza na exposição das ideias melódicas, o que interfere de forma decisiva na comunicação musical. A análise de métodos de improvisação e gravações de alguns instrumentistas mostram que o desenvolvimento de ideias partindo da via oral levam à frases musicais que se aproximam da comunicação verbal proporcionando maior inteligibilidade do conteúdo sonoro. A pesquisa é composta por um disco autoral com seis temas inspirados por essa sonoridade, um memorial descritivo do processo de elaboração do disco e um artigo sobre o contrabaixista cantor como solista no jazz. |
id |
UFBA-2_f068cbeb202bdbb734a06c6be461ddae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25979 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Vieira, Alexandre de SouzaNascimento, Joatan Mendonça doCosta, Ivan Bastos de AraújoDöring, Katharina2018-05-14T11:57:11Z2018-05-14T11:57:11Z2018-05-142018-03-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25979Este trabalho tem como objetivo investigar a integração do canto, como instrumento e como ferramenta de criação, ao contrabaixo acústico, seja em performance solo, na improvisação, ou em ambos, ajudando na comunicação das ideias musicais e induzindo a um fraseado mais "melodioso" e inteligível; analisar especificamente o uso da voz aliado ao contrabaixo, considerando que já é uma ferramenta utilizada por diversos músicos no ambiente jazzístico. O timbre do contrabaixo, comparado a outros instrumentos que ocupam a linha de frente, muitas vezes não consegue ter a mesma penetração e clareza na exposição das ideias melódicas, o que interfere de forma decisiva na comunicação musical. A análise de métodos de improvisação e gravações de alguns instrumentistas mostram que o desenvolvimento de ideias partindo da via oral levam à frases musicais que se aproximam da comunicação verbal proporcionando maior inteligibilidade do conteúdo sonoro. A pesquisa é composta por um disco autoral com seis temas inspirados por essa sonoridade, um memorial descritivo do processo de elaboração do disco e um artigo sobre o contrabaixista cantor como solista no jazz.This work aims to investigate the integration of singing, as an instrument and as a creative tool, to the double bass, either solo performance, improvisation, or both, helping in the communication of musical ideas and inducing a more "melodious" and intelligible phrasing; specifically analyze the use of the voice allied to double bass, considering that this is already used as a tool by several musicians in the jazz scene. The timbre of the double bass, compared to other instruments that occupy the ”front line”, often fails to have the same penetration and clarity in the exposition of melodic ideas, which interferes in a decisive way in the musical communication. The analysis of improvisation methods and recordings of some musicians shows that the development of ideas starting from orality lead to musical phrases that approach the verbal communication providing greater intelligibility of the musical content. The research is composed by an album with six unreleased themes inspired by this sonority, a descriptive memorial of the process of writing and performing to the disc and an article about the doublebass player and singer as a jazz soloist.Submitted by Alexandre de Souza Vieira (lxndrvieira@gmail.com) on 2018-04-25T16:10:42Z No. of bitstreams: 1 TCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf: 632378 bytes, checksum: 958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-05-14T11:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf: 632378 bytes, checksum: 958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-14T11:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf: 632378 bytes, checksum: 958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c (MD5)Artes - MúsicaContrabaixoCantoImprovisaçãoJazzA INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós Graduação Profissional em MúsicaEMUS - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdfTCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdfapplication/pdf632378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/1/TCF%20Alexandre%20de%20Souza%20Vieira%20revisado.pdf958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf.txtTCF Alexandre de Souza Vieira revisado.pdf.txtExtracted texttext/plain69676https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/3/TCF%20Alexandre%20de%20Souza%20Vieira%20revisado.pdf.txt41ca3838ddd3e69aa031532af57e5d05MD53ri/259792022-02-20 23:20:36.536oai:repositorio.ufba.br:ri/25979VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:20:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
title |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
spellingShingle |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Vieira, Alexandre de Souza Artes - Música Contrabaixo Canto Improvisação Jazz |
title_short |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
title_full |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
title_fullStr |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
title_sort |
A INTEGRAÇÃO DA VOZ COM O CONTRABAIXO ACÚSTICO: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO |
author |
Vieira, Alexandre de Souza |
author_facet |
Vieira, Alexandre de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Alexandre de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Joatan Mendonça do |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Ivan Bastos de Araújo Döring, Katharina |
contributor_str_mv |
Nascimento, Joatan Mendonça do Costa, Ivan Bastos de Araújo Döring, Katharina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes - Música |
topic |
Artes - Música Contrabaixo Canto Improvisação Jazz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contrabaixo Canto Improvisação Jazz |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a integração do canto, como instrumento e como ferramenta de criação, ao contrabaixo acústico, seja em performance solo, na improvisação, ou em ambos, ajudando na comunicação das ideias musicais e induzindo a um fraseado mais "melodioso" e inteligível; analisar especificamente o uso da voz aliado ao contrabaixo, considerando que já é uma ferramenta utilizada por diversos músicos no ambiente jazzístico. O timbre do contrabaixo, comparado a outros instrumentos que ocupam a linha de frente, muitas vezes não consegue ter a mesma penetração e clareza na exposição das ideias melódicas, o que interfere de forma decisiva na comunicação musical. A análise de métodos de improvisação e gravações de alguns instrumentistas mostram que o desenvolvimento de ideias partindo da via oral levam à frases musicais que se aproximam da comunicação verbal proporcionando maior inteligibilidade do conteúdo sonoro. A pesquisa é composta por um disco autoral com seis temas inspirados por essa sonoridade, um memorial descritivo do processo de elaboração do disco e um artigo sobre o contrabaixista cantor como solista no jazz. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-14T11:57:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-14T11:57:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25979 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EMUS - UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/1/TCF%20Alexandre%20de%20Souza%20Vieira%20revisado.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25979/3/TCF%20Alexandre%20de%20Souza%20Vieira%20revisado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
958f93f0a0a6956bdbf079203cf22e3c 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 41ca3838ddd3e69aa031532af57e5d05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459559484784640 |