A influência da metacomunicação na permanência ou no abandono em MOOC: uma investigação sob a perspectiva semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Beatriz Brito do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33297
Resumo: MOOC é um acrônimo para Massive Open Online Course, uma modalidade de educação online com oferta de cursos gratuitos a diversos públicos, com diferentes idades, formações e nacionalidades. Os MOOC surgiram como inovação tecnológica que idealizam a democratização da educação, por meio da oferta de cursos gratuitos. Essa modalidade de ensino tem atraído uma população de diferentes idades, formações e nacionalidades. Todavia, os MOOC possuem alta taxa de abandono de seus estudantes, correspondendo a uma das suas principais críticas. Embora milhares de estudantes inscrevam-se a todo momento, a taxa de conclusão para a maioria dos cursos é de 13\%. Algumas das razões pelas quais esses estudantes abandonaram os cursos em MOOC estão relacionadas a limitações da plataforma tecnológica. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo investigar se a qualidade da metacomunicação semiótica influenciou a permanência ou o abandono dos estudantes em cursos MOOC. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas. A primeira consistiu na execução de uma revisão de literatura, com o objetivo de identificar elementos de natureza tecnológica que influenciaram a permanência ou o abandono em MOOC. Com a execução dessa revisão, foram encontradas vinte e quatro causas gerais de abandono em MOOC. Na segunda etapa foi realizado um estudo de caso com quatro momentos: desenvolvimento de uma plataforma de MOOC; avaliação da qualidade da metacomunicação do design de interação de um curso nesta plataforma; execução do curso; e, por último, identificação e avaliação das rupturas de comunicabilidade existentes no caso estudado. Na avaliação em tempo de design, foi utilizada a técnica MoLVERIC Check, para a identificação das rupturas de comunicabilidade no design de um curso MOOC, que posteriormente foram mitigadas. A coleta dos dados com usuários ocorreu por meio de questionários e análise do fórum do curso no período de sua execução. Por fim, foram utilizados os Métodos de Inspeção Semiótica (MIS) e Avaliação de Comunicabilidade (MAC) para identificação de rupturas de comunicabilidade na plataforma MOOC. Na terceira etapa ocorreu a análise dos dados coletados, relacionando a avaliação do design de interação, dos questionários, análise dos fóruns e da avaliação de comunicabilidade. Os resultados encontrados possibilitaram o desenvolvimento de um conjunto de diretrizes de design e avaliação de interação para MOOC, sob o ponto de vista da comunicabilidade.
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spelling Rêgo, Beatriz Brito doRêgo, Beatriz Brito doMatos, Ecivaldo de SouzaChavez, Christina von Flach GarciaKronbauer, Artur HenriqueSampaio, Andréia Libório2021-04-20T15:18:25Z2021-04-20T15:18:25Z2021-04-202018-09-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33297MOOC é um acrônimo para Massive Open Online Course, uma modalidade de educação online com oferta de cursos gratuitos a diversos públicos, com diferentes idades, formações e nacionalidades. Os MOOC surgiram como inovação tecnológica que idealizam a democratização da educação, por meio da oferta de cursos gratuitos. Essa modalidade de ensino tem atraído uma população de diferentes idades, formações e nacionalidades. Todavia, os MOOC possuem alta taxa de abandono de seus estudantes, correspondendo a uma das suas principais críticas. Embora milhares de estudantes inscrevam-se a todo momento, a taxa de conclusão para a maioria dos cursos é de 13\%. Algumas das razões pelas quais esses estudantes abandonaram os cursos em MOOC estão relacionadas a limitações da plataforma tecnológica. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo investigar se a qualidade da metacomunicação semiótica influenciou a permanência ou o abandono dos estudantes em cursos MOOC. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas. A primeira consistiu na execução de uma revisão de literatura, com o objetivo de identificar elementos de natureza tecnológica que influenciaram a permanência ou o abandono em MOOC. Com a execução dessa revisão, foram encontradas vinte e quatro causas gerais de abandono em MOOC. Na segunda etapa foi realizado um estudo de caso com quatro momentos: desenvolvimento de uma plataforma de MOOC; avaliação da qualidade da metacomunicação do design de interação de um curso nesta plataforma; execução do curso; e, por último, identificação e avaliação das rupturas de comunicabilidade existentes no caso estudado. Na avaliação em tempo de design, foi utilizada a técnica MoLVERIC Check, para a identificação das rupturas de comunicabilidade no design de um curso MOOC, que posteriormente foram mitigadas. A coleta dos dados com usuários ocorreu por meio de questionários e análise do fórum do curso no período de sua execução. Por fim, foram utilizados os Métodos de Inspeção Semiótica (MIS) e Avaliação de Comunicabilidade (MAC) para identificação de rupturas de comunicabilidade na plataforma MOOC. Na terceira etapa ocorreu a análise dos dados coletados, relacionando a avaliação do design de interação, dos questionários, análise dos fóruns e da avaliação de comunicabilidade. Os resultados encontrados possibilitaram o desenvolvimento de um conjunto de diretrizes de design e avaliação de interação para MOOC, sob o ponto de vista da comunicabilidade.MOOC is an acronym for Massive Open Online Course, an online education modality offering video courses, with different ages, backgrounds and nationalities. The MOOCs have emerged as technological innovations that idealize a democratization of education, through a course of free courses. This modality of teaching has as characteristic a population of different ages, formations and nationalities. However, MOOCs are subject to a high rate of their students, corresponding to their main criticisms. You can participate at any time, a completion rate for most courses of 13%. Some of the conventions students attend are those related to the technology platform. In this sense, the research had to investigate the quality of semiotic metacommunication influencing the permanence or the abandonment of education in MOOC courses. The research was carried out in four stages. The first one consisted in the execution of a literature review, in order to identify the elements of the nature of the genetics that influenced the permanence and the abandonment in MOOC. With the review vote, twenty-four general causes of abandonment in MOOC were found. The second stage was held a study of documentary events moments: development of a platform of MOOC; evaluation of the quality of the metacommunication of the interaction design of a course in this platform; course implementation; and, finally, to identify and evaluate the ruptures of communicability existing in the case studied. In the design-time evaluation, a MOOCLICAR technique was applied, which was mitigated. The data sheet with the data of the course of analysis and analysis of the course was not carried out. Finally, the Semiotic Inspection (SIM) and Communality Assessment (CEM) methods were used to identify communication disruptions in the MOOC platform. The third phase of the session had an analysis of the collected data, relating the evaluation of the interaction design, the questionnaires, the analysis of forums and the assessment of communicability. The results can be useful for the development of a set of interaction design and evaluation guidelines for the MOOC from a communication point of view.Submitted by Beatriz Brito do Rêgo (biiabriito02@gmail.com) on 2021-04-12T19:29:51Z No. of bitstreams: 1 Versao_Digital_Dissertacao.pdf: 15153328 bytes, checksum: 3d2be8bd84e72aa58b3c38fed9a91328 (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2021-04-20T15:18:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versao_Digital_Dissertacao.pdf: 15153328 bytes, checksum: 3d2be8bd84e72aa58b3c38fed9a91328 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-20T15:18:25Z (GMT). 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