Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/110339
Resumo: Este trabalho se insere no âmbito da história do ensino de artes e tem como objeto de análise a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência educativa que aconteceu entre os anos de 1968 e 1971, na capital paulista. A pesquisa oferece uma leitura dessa história da Escolinha de Arte de São Paulo e tem como objetivos, apresentar e analisar essa experiência, inscrevendo-a em uma história maior, a do ensino de arte no Brasil. A pesquisa segue a metodologia da bricolagem, tendo como fontes de pesquisa significativos documentos e imagens sobre a EASP, do acervo pessoal de Ana Mae Barbosa uma das criadoras da Escolinha que, também colaborou concedendo entrevistas sobre a experiência, além de outras participantes como Madalena Freire, Regina Machado, Célia Cymbalista, Regina Gomes, Teresa Berlinck e Betty Leirner, participantes da experiência. Para aprofundar os estudos sobre as questões metodológicas, as principais referências foram: Kinchloe; Berry (2007), Minayo (2010), Lüdke e André (2013). Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram, dessa forma, a análise documental e as entrevistas que podem ser caracterizadas como abertas e exploratórias. As memórias das participantes da Escolinha ajudam a entender os substratos dessa experiência que, apesar de breve, pode ser considerada, pela intensidade com que ocorreu, uma experiência significativa para a história do ensino de arte no Brasil. Ao longo da análise dessa experiência foram destacados importantes aspectos, como o pensamento reflexivo como trama tecedora das práticas, experimentações com a interdisciplinaridade e na educação para a cultura visual, além de discutir a concepção de livre expressão entendida e empregada como metodologia para o ensino e aprendizagem de arte na experiência e, a Escolinha de Arte de São Paulo como espaço vital de formação de professoras/es
id UNSP_d58a2465b819149ce4b803fb08f67ec7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110339
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma históriaEscolinha de Arte de São PauloArte e educaçãoArte - Estudo e ensinoEducação - HistoriaEste trabalho se insere no âmbito da história do ensino de artes e tem como objeto de análise a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência educativa que aconteceu entre os anos de 1968 e 1971, na capital paulista. A pesquisa oferece uma leitura dessa história da Escolinha de Arte de São Paulo e tem como objetivos, apresentar e analisar essa experiência, inscrevendo-a em uma história maior, a do ensino de arte no Brasil. A pesquisa segue a metodologia da bricolagem, tendo como fontes de pesquisa significativos documentos e imagens sobre a EASP, do acervo pessoal de Ana Mae Barbosa uma das criadoras da Escolinha que, também colaborou concedendo entrevistas sobre a experiência, além de outras participantes como Madalena Freire, Regina Machado, Célia Cymbalista, Regina Gomes, Teresa Berlinck e Betty Leirner, participantes da experiência. Para aprofundar os estudos sobre as questões metodológicas, as principais referências foram: Kinchloe; Berry (2007), Minayo (2010), Lüdke e André (2013). Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram, dessa forma, a análise documental e as entrevistas que podem ser caracterizadas como abertas e exploratórias. As memórias das participantes da Escolinha ajudam a entender os substratos dessa experiência que, apesar de breve, pode ser considerada, pela intensidade com que ocorreu, uma experiência significativa para a história do ensino de arte no Brasil. Ao longo da análise dessa experiência foram destacados importantes aspectos, como o pensamento reflexivo como trama tecedora das práticas, experimentações com a interdisciplinaridade e na educação para a cultura visual, além de discutir a concepção de livre expressão entendida e empregada como metodologia para o ensino e aprendizagem de arte na experiência e, a Escolinha de Arte de São Paulo como espaço vital de formação de professoras/esEste trabajo se inscribe en el ámbito de la historia de la enseñanza de artes y tiene como objeto de análisis la Escolinha de Arte de São Paulo (Escuelita de Arte de São Paulo), una experiencia educativa que se produjo entre los años de 1968 e 1971, en la capital paulista. La pesquisa ofrece una lectura de esa historia de la Escolinha de Arte de São Paulo y tiene como objetivos presentar y analizar esa experiencia, inscribiéndola en una historia mayor, la de la enseñanza de arte en Brasil. La pesquisa sigue la metodología de la bricolaje, teniendo como fuentes de pesquisa significativos documentos e imágenes sobre la EASP, del acervo personal de una de las creadoras de la Escolinha, Ana Mae Barbosa, que también ha colaborado concediendo entrevistas sobre la experiencia, además de otras participantes como Madalena Freire, Regina Machado, Célia Cymbalista, Regina Gomes, Teresa Berlinck y Betty Leirner. Para profundizar los estudios acerca de las cuestiones metodológicas, las principales referencias fueron: Kinchloe; Berry (2007), Minayo (2010), Lüdke e André (2013). Los procedimientos utilizados para la recolección de datos fueron, de esa forma, el análisis documental y las entrevistas que pueden ser caracterizadas como abiertas y exploratorias. Las memorias de las participantes de la Escolinha ayudan a entender los sustratos de esa experiencia que, aunque breve, puede ser considerada, por la intensidad con la que ocurrió, una experiencia significativa para la historia de la enseñanza del arte en Brasil. A lo largo del análisis de esa experiencia se destacaron importantes aspectos, como el pensamiento reflexivo como trama tejedora de las prácticas, experimentaciones con la interdisciplinaridad y en la educación para la cultura visual, además de discutir la concepción de la libre expresión entendida y empleada como metodología para la enseñanza y aprendizaje de arte en la ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]2014-11-10T11:09:38Z2014-11-10T11:09:38Z2014-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f.: il.application/pdfLIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/110339000794757000794757.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110339Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
title Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
spellingShingle Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]
Escolinha de Arte de São Paulo
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Educação - Historia
title_short Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
title_full Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
title_fullStr Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
title_full_unstemmed Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
title_sort Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história
author Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]
author_facet Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolinha de Arte de São Paulo
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Educação - Historia
topic Escolinha de Arte de São Paulo
Arte e educação
Arte - Estudo e ensino
Educação - Historia
description Este trabalho se insere no âmbito da história do ensino de artes e tem como objeto de análise a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência educativa que aconteceu entre os anos de 1968 e 1971, na capital paulista. A pesquisa oferece uma leitura dessa história da Escolinha de Arte de São Paulo e tem como objetivos, apresentar e analisar essa experiência, inscrevendo-a em uma história maior, a do ensino de arte no Brasil. A pesquisa segue a metodologia da bricolagem, tendo como fontes de pesquisa significativos documentos e imagens sobre a EASP, do acervo pessoal de Ana Mae Barbosa uma das criadoras da Escolinha que, também colaborou concedendo entrevistas sobre a experiência, além de outras participantes como Madalena Freire, Regina Machado, Célia Cymbalista, Regina Gomes, Teresa Berlinck e Betty Leirner, participantes da experiência. Para aprofundar os estudos sobre as questões metodológicas, as principais referências foram: Kinchloe; Berry (2007), Minayo (2010), Lüdke e André (2013). Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram, dessa forma, a análise documental e as entrevistas que podem ser caracterizadas como abertas e exploratórias. As memórias das participantes da Escolinha ajudam a entender os substratos dessa experiência que, apesar de breve, pode ser considerada, pela intensidade com que ocorreu, uma experiência significativa para a história do ensino de arte no Brasil. Ao longo da análise dessa experiência foram destacados importantes aspectos, como o pensamento reflexivo como trama tecedora das práticas, experimentações com a interdisciplinaridade e na educação para a cultura visual, além de discutir a concepção de livre expressão entendida e empregada como metodologia para o ensino e aprendizagem de arte na experiência e, a Escolinha de Arte de São Paulo como espaço vital de formação de professoras/es
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10T11:09:38Z
2014-11-10T11:09:38Z
2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/110339
000794757
000794757.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
000794757
000794757.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/110339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546393688604672