Escolinha de arte da UFRGS (1960-2011) : história, fundamentos e ressonâncias com o Movimento Escolinhas de Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Flávia Camargo Leal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189607
Resumo: Esta dissertação tece uma abordagem sobre a história da Escolinha de Arte da UFRGS, que funcionou de 1960 a 2011, em Porto Alegre (RS). A pesquisa é baseada na análise de documentos e em entrevistas semiestruturadas com professores, com apoio da metodologia da bricolagem. O objetivo é analisar como a Escolinha de Arte da UFRGS foi constituída a partir de um estudo sobre os fundamentos que a alicerçaram e as ressonâncias com o Movimento Escolinhas de Arte. Para essa finalidade, parte da análise dos quatro pilares que a embasaram, são eles: ateliê, exposições dos trabalhos artísticos dos alunos, Curso Intensivo de Arte-Educação (CIAE) e o acervo dos desenhos e pinturas produzidos ao longo da história dessa Escolinha de Arte. Em seguida, faz uma reflexão sobre as diretoras Alice Soares e Iara de Mattos Rodrigues que lideraram esse espaço, e conta as experiências de três professores da Escolinha que são também artistas visuais. Ao final, a partir do conceito de “ressonância” de Stephen Greenblatt, investiga as relações da Escolinha de Arte da UFRGS com o Movimento Escolinhas de Arte. Para a realização da pesquisa, foram coletados 196 documentos, sendo a maior parte oriunda do acervo da Escolinha de Arte da UFRGS, que está no Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS (AHIA/UFRGS). Outras fontes também foram levantadas com pesquisadores da área da arte/educação e com os professores entrevistados Maria Lúcia Varnieri, Jailton Moreira, Marilice Corona e Teresa Poester, sendo que as duas últimas também foram alunas da Escolinha. Os teóricos de referência são de três áreas do conhecimento: da arte/educação, principalmente nos escritos de Herbert Read, Ana Mae Barbosa e Rosa Iavelberg; da história, com base em Michel de Certeau, Roger Chartier e Peter Burke; e da semiótica discursiva, em estudos de Eric Landowski. Como conclusão, percebeu-se a relevância da Escolinha de Arte da UFRGS para a história da arte/educação brasileira como um espaço onde crianças, adolescentes e adultos vivenciavam experiências criadoras que possibilitavam o desenvolvimento de suas potencialidades. Por meio do trabalho com linguagens artísticas e do incentivo à livre expressão, criatividade, espontaneidade, sensibilidade, inventividade e ao pensamento crítico, a Escolinha de Arte da UFRGS se constituiu em um ambiente no qual havia afeto e confiança entre alunos e professores, e em que os alunos se sentiam acolhidos e respeitados em suas particularidades.
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Em seguida, faz uma reflexão sobre as diretoras Alice Soares e Iara de Mattos Rodrigues que lideraram esse espaço, e conta as experiências de três professores da Escolinha que são também artistas visuais. Ao final, a partir do conceito de “ressonância” de Stephen Greenblatt, investiga as relações da Escolinha de Arte da UFRGS com o Movimento Escolinhas de Arte. Para a realização da pesquisa, foram coletados 196 documentos, sendo a maior parte oriunda do acervo da Escolinha de Arte da UFRGS, que está no Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS (AHIA/UFRGS). Outras fontes também foram levantadas com pesquisadores da área da arte/educação e com os professores entrevistados Maria Lúcia Varnieri, Jailton Moreira, Marilice Corona e Teresa Poester, sendo que as duas últimas também foram alunas da Escolinha. Os teóricos de referência são de três áreas do conhecimento: da arte/educação, principalmente nos escritos de Herbert Read, Ana Mae Barbosa e Rosa Iavelberg; da história, com base em Michel de Certeau, Roger Chartier e Peter Burke; e da semiótica discursiva, em estudos de Eric Landowski. Como conclusão, percebeu-se a relevância da Escolinha de Arte da UFRGS para a história da arte/educação brasileira como um espaço onde crianças, adolescentes e adultos vivenciavam experiências criadoras que possibilitavam o desenvolvimento de suas potencialidades. Por meio do trabalho com linguagens artísticas e do incentivo à livre expressão, criatividade, espontaneidade, sensibilidade, inventividade e ao pensamento crítico, a Escolinha de Arte da UFRGS se constituiu em um ambiente no qual havia afeto e confiança entre alunos e professores, e em que os alunos se sentiam acolhidos e respeitados em suas particularidades.This dissertation weaves an approach to the history of the Escolinha de Arte da UFRGS, which ran from 1960 to 2011, in Porto Alegre (RS, Brazil). The research is based on the analysis of documents and semi-structured interviews with teachers using the support of bricolage research methodology. The aim is to analyze how the Escolinha de Arte da UFRGS was operated by studying the fundamentals that supported it and the resonance with the Movimento Escolinhas de Arte (Movement of Little Schools of Art). For this purpose, analysis is made of the four pillars that supported it: atelier, exhibitions of the artistic works of the students, Curso Intensivo de Arte-Educação (CIAE) (Intensive Art-Education course) and the collection of drawings and paintings produced by the history of the Escolinha de Arte. Reflection is then made on the school principals, Alice Soares and Iara de Mattos Rodrigues, leaders in this area, relating the experiences of three teachers of the school, who are also visual artists. Finally, taking from Stephen Greenblatt's "resonance" concept, investigation is made of the relationships between Escolinha de Arte da UFRGS and Movimento Escolinhas de Arte. For this research, 196 documents were acquired, mostly from the collection of the Escolinha de Arte da UFRGS, which is part of the Historical Archive of the UFRGS Arts Institute (AHIA/UFRGS). Other sources were also selected with researchers of the art/education field and with the interviewed teachers, Maria Lúcia Varnieri, Jailton Moreira, Marilice Corona and Teresa Poester, the latter two having also been students of the school. The reference theories come from three areas of knowledge: art/education, mostly the writings from Herbert Read, Ana Mae Barbosa and Rosa Iavelberg; from history, based on Michel de Certeau, Roger Chartier, and Peter Burke; and discursive semiotics on Eric Landowski's studies. To conclude, it was possible to perceive the relevance of the Escolinha de Artes da UFRGS for the history of Brazilian art/education as a space where children, teenagers and adults could live creational experiences which contributed to the development of their potentialities. Through working with artistic orientated language and the incentive for free expression, creativity, spontaneity, sensibility, ingenuity and critical thinking, the Escolinha de Artes da UFRGS established itself as an environment in which there was a relationship of affection and trust between students and teachers and where the students felt welcome and respected within each of their own particular characteristics.application/pdfporEnsinoArteEscolinha de Arte da UFRGSHistory of teaching of artMovement of Little Schools of Art. Art/EducationEscolinha de arte da UFRGS (1960-2011) : história, fundamentos e ressonâncias com o Movimento Escolinhas de Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090077.pdf.txt001090077.pdf.txtExtracted Texttext/plain390094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189607/2/001090077.pdf.txtea3d7fb3b96b16a7132d3514a3713a6eMD52ORIGINAL001090077.pdfTexto completoapplication/pdf5821225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189607/1/001090077.pdfcf256e9a8919d72c09b0556fb046a859MD5110183/1896072021-05-07 05:07:43.089861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:07:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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