Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wood Jr., Thomaz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caldas, Miguel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793
Resumo: Durante a última década, seguindo o rápido crescimento de seu setor, os consultores e as firmas de consultoria passaram a sofrer diversas críticas. Este artigo procura sumarizar as críticas vindas de acadêmicos, jornalistas e, especialmente, aquelas presentes em textos humorísticos e irônicos. Por meio de uma investigação colaborativa, na qual utilizaram-se técnicas de projeção e de análise de conteúdo, foram analisadas as reações a anedotas de uma amostra de consultores de quatro organizações. Os resultados sugerem que esse grupo de profissionais é sensível às críticas, embora apresente uma tendência a racionalizar, de maneira defensiva, as críticas encontradas, no lugar de utilizar as mensagens e os sentidos implícitos para reflexão e auto-desenvolvimento.
id UFBA-4_64ca5ed1c5c0ab28c97bfa32c1beeb22
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10793
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissãoconsultoriahumorironiaDurante a última década, seguindo o rápido crescimento de seu setor, os consultores e as firmas de consultoria passaram a sofrer diversas críticas. Este artigo procura sumarizar as críticas vindas de acadêmicos, jornalistas e, especialmente, aquelas presentes em textos humorísticos e irônicos. Por meio de uma investigação colaborativa, na qual utilizaram-se técnicas de projeção e de análise de conteúdo, foram analisadas as reações a anedotas de uma amostra de consultores de quatro organizações. Os resultados sugerem que esse grupo de profissionais é sensível às críticas, embora apresente uma tendência a racionalizar, de maneira defensiva, as críticas encontradas, no lugar de utilizar as mensagens e os sentidos implícitos para reflexão e auto-desenvolvimento.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793Organizações & Sociedade; Vol. 12 No. 34 (2005)Organizações & Sociedade; v. 12 n. 34 (2005)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793/7741Wood Jr., ThomazCaldas, Miguel P.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-04T17:23:14Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10793Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-04T17:23:14Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
title Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
spellingShingle Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
Wood Jr., Thomaz
consultoria
humor
ironia
title_short Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
title_full Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
title_fullStr Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
title_full_unstemmed Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
title_sort Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão
author Wood Jr., Thomaz
author_facet Wood Jr., Thomaz
Caldas, Miguel P.
author_role author
author2 Caldas, Miguel P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wood Jr., Thomaz
Caldas, Miguel P.
dc.subject.por.fl_str_mv consultoria
humor
ironia
topic consultoria
humor
ironia
description Durante a última década, seguindo o rápido crescimento de seu setor, os consultores e as firmas de consultoria passaram a sofrer diversas críticas. Este artigo procura sumarizar as críticas vindas de acadêmicos, jornalistas e, especialmente, aquelas presentes em textos humorísticos e irônicos. Por meio de uma investigação colaborativa, na qual utilizaram-se técnicas de projeção e de análise de conteúdo, foram analisadas as reações a anedotas de uma amostra de consultores de quatro organizações. Os resultados sugerem que esse grupo de profissionais é sensível às críticas, embora apresente uma tendência a racionalizar, de maneira defensiva, as críticas encontradas, no lugar de utilizar as mensagens e os sentidos implícitos para reflexão e auto-desenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10793/7741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 12 No. 34 (2005)
Organizações & Sociedade; v. 12 n. 34 (2005)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968362352640