O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chanlat, Jean-François
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268
Resumo: A sociedade e o mundo da gestão são, atualmente, dominados por categorias econômicas e financeiras. Essa dominação está minando, pouco a pouco, o tecido social. Este artigo centra-se, então, nas maneiras pelas quais o universo da gestão de recursos humanos pode contribuir para tornar mais humano o saber e as ações na gestão, apoiando-se inteiramente nos conhecimentos acumulados pelas ciências humanas. As reflexões apresentadas a seguir são, na verdade, fruto de um longo percurso, não somente pessoal, mas também coletivo. Seu conteúdo está ligado ao objetivo mais amplo de buscar relacionar a gestão de recursos humanos com as condições concretas da vida em sociedade. Pretendem, também, testemunhar a introdução das ciências humanas num campo em plena expansão há uns vinte anos: o campo das ciências da gestão. Enfim, procuram situar-se plenamente no contexto sócio-econômico, fortemente perturbado, em que vivemos atualmente. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira, que trata da dimensão humana do saber em gestão, privilegia urna concepção do humano, livre da visão tradicional encontrada frequentemente em nosso meio. A segunda tratará do papel e da responsabilidade da gestão em geral e da gestão de recursos humanos em particular, nas novas estratégias gerenciais atuais, que têm necessariamente, como sabemos, consequências graves para o próprio tecido social. Em outras palavras, ela tratará dimensão humana da ação em gestão. 
id UFBA-4_819f0fbe9660c6260d2e8595f2d08a85
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10268
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológicaGestão de recursos humanos. Humanismo. Simbolismo organizacionalA sociedade e o mundo da gestão são, atualmente, dominados por categorias econômicas e financeiras. Essa dominação está minando, pouco a pouco, o tecido social. Este artigo centra-se, então, nas maneiras pelas quais o universo da gestão de recursos humanos pode contribuir para tornar mais humano o saber e as ações na gestão, apoiando-se inteiramente nos conhecimentos acumulados pelas ciências humanas. As reflexões apresentadas a seguir são, na verdade, fruto de um longo percurso, não somente pessoal, mas também coletivo. Seu conteúdo está ligado ao objetivo mais amplo de buscar relacionar a gestão de recursos humanos com as condições concretas da vida em sociedade. Pretendem, também, testemunhar a introdução das ciências humanas num campo em plena expansão há uns vinte anos: o campo das ciências da gestão. Enfim, procuram situar-se plenamente no contexto sócio-econômico, fortemente perturbado, em que vivemos atualmente. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira, que trata da dimensão humana do saber em gestão, privilegia urna concepção do humano, livre da visão tradicional encontrada frequentemente em nosso meio. A segunda tratará do papel e da responsabilidade da gestão em geral e da gestão de recursos humanos em particular, nas novas estratégias gerenciais atuais, que têm necessariamente, como sabemos, consequências graves para o próprio tecido social. Em outras palavras, ela tratará dimensão humana da ação em gestão. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268Organizações & Sociedade; Vol. 2 No. 3 (1994)Organizações & Sociedade; v. 2 n. 3 (1994)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268/7319Chanlat, Jean-Françoisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T14:50:14Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10268Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-15T14:50:14Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
title O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
spellingShingle O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
Chanlat, Jean-François
Gestão de recursos humanos. Humanismo. Simbolismo organizacional
title_short O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
title_full O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
title_fullStr O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
title_full_unstemmed O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
title_sort O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica
author Chanlat, Jean-François
author_facet Chanlat, Jean-François
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chanlat, Jean-François
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de recursos humanos. Humanismo. Simbolismo organizacional
topic Gestão de recursos humanos. Humanismo. Simbolismo organizacional
description A sociedade e o mundo da gestão são, atualmente, dominados por categorias econômicas e financeiras. Essa dominação está minando, pouco a pouco, o tecido social. Este artigo centra-se, então, nas maneiras pelas quais o universo da gestão de recursos humanos pode contribuir para tornar mais humano o saber e as ações na gestão, apoiando-se inteiramente nos conhecimentos acumulados pelas ciências humanas. As reflexões apresentadas a seguir são, na verdade, fruto de um longo percurso, não somente pessoal, mas também coletivo. Seu conteúdo está ligado ao objetivo mais amplo de buscar relacionar a gestão de recursos humanos com as condições concretas da vida em sociedade. Pretendem, também, testemunhar a introdução das ciências humanas num campo em plena expansão há uns vinte anos: o campo das ciências da gestão. Enfim, procuram situar-se plenamente no contexto sócio-econômico, fortemente perturbado, em que vivemos atualmente. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira, que trata da dimensão humana do saber em gestão, privilegia urna concepção do humano, livre da visão tradicional encontrada frequentemente em nosso meio. A segunda tratará do papel e da responsabilidade da gestão em geral e da gestão de recursos humanos em particular, nas novas estratégias gerenciais atuais, que têm necessariamente, como sabemos, consequências graves para o próprio tecido social. Em outras palavras, ela tratará dimensão humana da ação em gestão. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268/7319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 2 No. 3 (1994)
Organizações & Sociedade; v. 2 n. 3 (1994)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967204724736