Considerações sobre o Conceito de Marketing: teoria e prática gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos de Brito
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toledo, Geraldo Luciano, Toledo, Luciano Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11035
Resumo: O propósito deste trabalho é discutir o conceito e o processo gerencial de marketing (prática), contrapondo as perspectivas teórico/acadêmica e a do profissional de marketing. Desenvolvido na modalidade ensaio, inicialmente, o texto apresenta uma revisão histórica consolidada do conceito de marketing, com fundamento em autores de referência no âmbito acadêmico. Apresenta-se, também, uma análise a respeito da natureza do marketing. Em seguida, são descritos significativos estudos referentes à evolução do “conceito de marketing” à luz de diferentes orientações empresariais. A partir de uma análise da orientação adotada pela organização, são avaliadas suas implicações na gestão da empresa, destacando-se dois contextos de análise: a “teoria de marketing” e a “administração de marketing”. No desenvolvimento do texto e na síntese conclusiva, salienta-se como, na vertente teórica, o conceito de marketing tem-se ampliado, em decorrência da ampliação do próprio escopo de marketing na prática gerencial; esse escopo reflete, por sua vez, a orientação ou filosofia de ação empresarial adotada pela organização.
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