Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Célia, Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Loiola, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
Resumo: Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.
id UFBA-4_d8a2e68ea7ef87ccfdcd99a0907e19d5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10583
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismoEste artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 22 (2001)Organizações & Sociedade; v. 8 n. 22 (2001)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583/7575Célia, MariaLoiola, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T17:44:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10583Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-29T17:44:20Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
title Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
spellingShingle Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Célia, Maria
title_short Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
title_full Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
title_fullStr Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
title_full_unstemmed Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
title_sort Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
author Célia, Maria
author_facet Célia, Maria
Loiola, Elizabeth
author_role author
author2 Loiola, Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Célia, Maria
Loiola, Elizabeth
description Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10583/7575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 22 (2001)
Organizações & Sociedade; v. 8 n. 22 (2001)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967979622400