Jogos digitais: um breve panorama deste segmento na Bahia e possibilidades de políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carmen Lucia Castro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gama Alves, Lynn Rosalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23644
Resumo: Os jogos digitais no Brasil estiveram em um não lugar no que se refere a cultura até início do século XX, quando ações desenvolvidas em 2003 pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, que iniciou a abertura para que os estes artefatos tecnológicos fossem incluídos entre os produtos da economia criativa, assim compreendendo-os como uma linguagem também cultural, o presente artigo tem o objetivo de apresentar um panorama da produção de jogos digitais na Bahia, a luz da economia criativa, e as possibilidades de política pública. Para tanto, serão apresentados os principais marcos da evolução deste segmento, desenhando o cenário atual do ecossistema de Games na Bahia. Os resultados desta análise ratificam as necessidades de outros segmentos artísticos e culturais que exigem maior investimento em formação tanto técnica como de gestão dos agentes que atuam na área e a sensibilização dos atores públicos e empresariais privados sobre a importância econômica e social dessa atividade, com intuito de consolidar o segmento no estado da Bahia.
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