Jogos digitais: um breve panorama deste segmento na Bahia e possibilidades de políticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23644 |
Resumo: | Os jogos digitais no Brasil estiveram em um não lugar no que se refere a cultura até início do século XX, quando ações desenvolvidas em 2003 pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, que iniciou a abertura para que os estes artefatos tecnológicos fossem incluídos entre os produtos da economia criativa, assim compreendendo-os como uma linguagem também cultural, o presente artigo tem o objetivo de apresentar um panorama da produção de jogos digitais na Bahia, a luz da economia criativa, e as possibilidades de política pública. Para tanto, serão apresentados os principais marcos da evolução deste segmento, desenhando o cenário atual do ecossistema de Games na Bahia. Os resultados desta análise ratificam as necessidades de outros segmentos artísticos e culturais que exigem maior investimento em formação tanto técnica como de gestão dos agentes que atuam na área e a sensibilização dos atores públicos e empresariais privados sobre a importância econômica e social dessa atividade, com intuito de consolidar o segmento no estado da Bahia. |
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Jogos digitais: um breve panorama deste segmento na Bahia e possibilidades de políticasOs jogos digitais no Brasil estiveram em um não lugar no que se refere a cultura até início do século XX, quando ações desenvolvidas em 2003 pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, que iniciou a abertura para que os estes artefatos tecnológicos fossem incluídos entre os produtos da economia criativa, assim compreendendo-os como uma linguagem também cultural, o presente artigo tem o objetivo de apresentar um panorama da produção de jogos digitais na Bahia, a luz da economia criativa, e as possibilidades de política pública. Para tanto, serão apresentados os principais marcos da evolução deste segmento, desenhando o cenário atual do ecossistema de Games na Bahia. Os resultados desta análise ratificam as necessidades de outros segmentos artísticos e culturais que exigem maior investimento em formação tanto técnica como de gestão dos agentes que atuam na área e a sensibilização dos atores públicos e empresariais privados sobre a importância econômica e social dessa atividade, com intuito de consolidar o segmento no estado da Bahia.Universidade Federal da Bahia2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/2364410.9771/pcr.v10i2.23644Políticas Culturais em Revista; v. 10 n. 2 (2017): Dossiê - Políticas Culturais para as Artes; 269-2951983-3717reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23644/16213Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Carmen Lucia CastroGama Alves, Lynn Rosalina2020-06-13T09:51:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23644Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:47Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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