Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911 |
Resumo: | A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança. |
id |
UFBA-2_6409d7133e72f36449f29ed209cf620c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26911 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lima, Jéssica Santos,Palácios, AnnamariaPalácios, AnnamariaRisso, CarlaMedeiros, Raphael2018-08-07T18:59:38Z2018-08-07T18:59:38Z2018-08-072017-09-01TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2018-08-07T15:37:58Z No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-07T18:59:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T18:59:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)ComunicaçãoInfluenciador digital;MarketingConsumidorModaInternetUm breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFacombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTccJéssicaSantosLima.pdfTccJéssicaSantosLima.pdfapplication/pdf1895053https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/1/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTccJéssicaSantosLima.pdf.txtTccJéssicaSantosLima.pdf.txtExtracted texttext/plain139390https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/3/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf.txtaa542dbb468ae828a382c9245b611c6cMD53ri/269112022-02-20 22:51:33.927oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:51:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
title |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
spellingShingle |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil Lima, Jéssica Santos, Comunicação Influenciador digital; Marketing Consumidor Moda Internet |
title_short |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
title_full |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
title_fullStr |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
title_full_unstemmed |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
title_sort |
Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil |
author |
Lima, Jéssica Santos, |
author_facet |
Lima, Jéssica Santos, |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jéssica Santos, |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palácios, Annamaria |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Palácios, Annamaria Risso, Carla Medeiros, Raphael |
contributor_str_mv |
Palácios, Annamaria Palácios, Annamaria Risso, Carla Medeiros, Raphael |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Influenciador digital; Marketing Consumidor Moda Internet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influenciador digital; Marketing Consumidor Moda Internet |
description |
A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-07T18:59:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-07T18:59:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Facom |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/1/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/3/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 aa542dbb468ae828a382c9245b611c6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459568835985408 |