Da rejeição à arte contemporânea para a guerra cultural (Nathalie Heinich)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/47381 |
Resumo: | Apresentação do texto Nathalie Heinich é uma socióloga francesa com extensa trajetória nos estudos da recepção em arte, com especial interesse pelas situações de desacordo na avaliação das obras pelos públicos. Sua atuação profissional inclui a direção de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e na EHESS (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales), ambas instituições referenciais na França. As investigações da autora abrangem a sociologia da arte, a epistemologia das ciências sociais e a sociologia dos valores, com notáveis incursões pela instância receptiva das artes visuais e, em especial, pelos conflitos axiológicos emergidos da relação das audiências não especializadas com a produção artística contemporânea, em contextos nacionais como a França e os Estados Unidos. O texto aqui traduzido resulta de um trabalho de campo realizado por ela, em 1996, na Costa Leste dos EUA, tendo sido originalmente publicado no volume Rethinking Comparative Cultural Sociology: Repertoires of Evaluation in France and the United States (2000), organizado por Michèle Lamont e Laurent Thévenot. Destacam-se, nas análises de Heinich, as especificidades das formas de rejeição à arte contemporânea nesses dois países, com a significativa coincidência, no caso norte-americano, entre as reações de repúdio à arte e as agendas morais e cívicas próprias às “guerras culturais”. Resumo do texto Estudo comparativo entre os ambientes culturais francês e norte-americano, o texto adota como viés analítico as várias formas de rejeição às artes visuais contemporâneas. O cotejo testado revela, todavia, diferenças inconciliáveis tanto no que se refere aos instrumentos de aferição usados nesses países como no que diz respeito à natureza dos valores mobilizados por públicos contrariados. Focado nos valores movimentados por audiências leigas, o estudo evidencia os contrastes entre os modos mais discretos e subjetivos das refutações na França, além da raridade de sua figuração na arena pública, e as controvérsias midiatizadas e politicamente informadas das “guerras culturais” norte-americanas. Apesar das discrepâncias, uma tipologia de matriz axiológica derivada de casos registrados nesses países permite a confrontação das realidades. |
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Da rejeição à arte contemporânea para a guerra cultural (Nathalie Heinich)Arte contemporânea; Guerras culturais; Nathalie Heinich; Rejeição à arteApresentação do texto Nathalie Heinich é uma socióloga francesa com extensa trajetória nos estudos da recepção em arte, com especial interesse pelas situações de desacordo na avaliação das obras pelos públicos. Sua atuação profissional inclui a direção de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e na EHESS (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales), ambas instituições referenciais na França. As investigações da autora abrangem a sociologia da arte, a epistemologia das ciências sociais e a sociologia dos valores, com notáveis incursões pela instância receptiva das artes visuais e, em especial, pelos conflitos axiológicos emergidos da relação das audiências não especializadas com a produção artística contemporânea, em contextos nacionais como a França e os Estados Unidos. O texto aqui traduzido resulta de um trabalho de campo realizado por ela, em 1996, na Costa Leste dos EUA, tendo sido originalmente publicado no volume Rethinking Comparative Cultural Sociology: Repertoires of Evaluation in France and the United States (2000), organizado por Michèle Lamont e Laurent Thévenot. Destacam-se, nas análises de Heinich, as especificidades das formas de rejeição à arte contemporânea nesses dois países, com a significativa coincidência, no caso norte-americano, entre as reações de repúdio à arte e as agendas morais e cívicas próprias às “guerras culturais”. Resumo do texto Estudo comparativo entre os ambientes culturais francês e norte-americano, o texto adota como viés analítico as várias formas de rejeição às artes visuais contemporâneas. O cotejo testado revela, todavia, diferenças inconciliáveis tanto no que se refere aos instrumentos de aferição usados nesses países como no que diz respeito à natureza dos valores mobilizados por públicos contrariados. Focado nos valores movimentados por audiências leigas, o estudo evidencia os contrastes entre os modos mais discretos e subjetivos das refutações na França, além da raridade de sua figuração na arena pública, e as controvérsias midiatizadas e politicamente informadas das “guerras culturais” norte-americanas. Apesar das discrepâncias, uma tipologia de matriz axiológica derivada de casos registrados nesses países permite a confrontação das realidades. Universidade Federal da Bahia2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4738110.9771/pcr.v15i1.47381Políticas Culturais em Revista; v. 15 n. 1 (2022): Dossiê - Guerras culturais: políticas em confronto; 119-1801983-3717reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/47381/27346Copyright (c) 2022 Políticas Culturais em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeinich, NathalieSilva, Diogo de Moraes2022-08-22T22:27:16Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/47381Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2022-08-22T22:27:16Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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