Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Leonardo José Steil |
id |
UFBC_0290a907d58f2b1555381f054ea344c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:77588 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABCCURRÍCULO DE ENSINO SUPERIORINTERDISCIPLINARIDADEEDUCAÇÃO PERMANENTECURRICULUMINTERDISCIPLINARITYIN SERVICE TRAININGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Leonardo José SteilTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, 2015.Pensar o currículo a partir de uma perspectiva rizomática possibilita a construção de novas conexões que se libertam de restrições impostas pelas relações lineares e, mesmo que momentaneamente, produzem multiplicidades. Interdisciplinaridade, flexibilidade e formação continuada são enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Compreender como funcionam os agenciamentos maquínicos curriculares nos quais está circunscrito o BC&T da UFABC a partir da identificação de enunciados molarizados e das linhas de fuga que surgem desta proposta curricular resume o principal objetivo desta pesquisa. Para tanto, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos a partir de entrevistas semi-estruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos e regulamentações da universidade) assim como de anotações das observações da prática pedagógica de uma docente. A flexibilidade proposta no BC&T da UFABC promove currículos devir-molar e devir-molecular situando-se nas demandas locais e globais por formação generalista, na isenção de requisitos formais, no controle do tempo, na incorporação de lógicas de organização de conteúdo especializadas e hierárquicas, nos deslocamentos dos caráteres fundamental e aplicado. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo. Análise de grafos indicou molarização de unidades curriculares em função de sua aplicabilidade. Alteração nas ementas e discursos de contextualização apontam para um direcionamento de formação para o mercado de trabalho. Os dispositivos de planejamento, metodologia e avaliação instrumentalizam a formação docente, estabelecendo uma subjetividade capitalística de identidade docente. Uma microanalítica destes agenciamentos agindo sobre as condições de singularidades inerentes ao projeto da UFABC possibilitará o surgimento de linhas de fuga que permita o surgimento de subjetividades maquínicas docentes, sua função-educador.Thinking the curriculum from a rhizome perspective enables us to build new connections that allow us to get rid of linear relationships constraints and, even if shortly, to produce multiplicities. The rhizomatic transversality marks the recognition of pulverization, multiplicity, differentiation, does not target for artificially integrating knowledge but establishes endless policomprehensions. Interdisciplinarity, flexibility and in service training are statements that cross and nominalize the Science and Technology baccalaureate (BC&T)¿s curriculum from Federal University of ABC (UFABC) whose agencements are in constant becoming: molecular and molar. Understand how the machinic curriculum agencements in which UFABC¿s BC&T is inscribed based on the identification of molarized statements and lines of flight that arise from this proposed curriculum summarizes the main objective of this research. In order to achieve this aim, an archaeological survey of the speeches was conducted out of semi-structured interviews, official documents (educational projects and the university¿s regulations) as well as from notes of observations of a professor¿s teaching practice. The flexibility proposed in BC&T promotes curricula becoming-molar and becoming-molecular: standing in both local and global demands for general education, exempting formal requirements, controlling time, incorporating specialized and hierarchical organizations of content, and displacement from applied to fundamental the characteristics of curricular units. The apprehension of interdisciplinarity, in its attitudinal derivation, as a way to integrate knowledge diverges from the transversal rhizome logic that can be established in the flexible curriculum exercise. Analysis of graphs indicated molarization of curricular units based on their applicability. Change in the course¿s content and contextualization speeches indicate an orientation for labor market training. A microanalysis of such assemblages acting on the peculiarities of conditions inherent to UFABC the project enables the emergence of escape routes that allow the emergence of teacher¿s mechanic subjectivities, their function-educator.Steil, Leonardo JoséFaljoni-Alário, AdelaideBueno Filho, Marco AntonioCarvalho, Alexandre Filordi deXavier, Allan Moreira2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71059http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71060Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77588porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T13:28:25Zoai:BDTD:77588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-18T13:28:25Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
title |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
spellingShingle |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC Xavier, Allan Moreira CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR INTERDISCIPLINARIDADE EDUCAÇÃO PERMANENTE CURRICULUM INTERDISCIPLINARITY IN SERVICE TRAINING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
title_short |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
title_full |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
title_fullStr |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
title_full_unstemmed |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
title_sort |
Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC |
author |
Xavier, Allan Moreira |
author_facet |
Xavier, Allan Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Steil, Leonardo José Faljoni-Alário, Adelaide Bueno Filho, Marco Antonio Carvalho, Alexandre Filordi de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Allan Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR INTERDISCIPLINARIDADE EDUCAÇÃO PERMANENTE CURRICULUM INTERDISCIPLINARITY IN SERVICE TRAINING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
topic |
CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR INTERDISCIPLINARIDADE EDUCAÇÃO PERMANENTE CURRICULUM INTERDISCIPLINARITY IN SERVICE TRAINING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Leonardo José Steil |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71059 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71060 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 219 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263937341227008 |