Metacognição : aprendizagem autorregulada e calibração no julgamento metacognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silas Ferraz da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70914
Resumo: O estudo sobre aprendizagem autorregulada propicia abordar tópicos metacognitivos, motivacionais e comportamentais que são ativos neste processo e que podem afetar diretamente o desempenho do aluno na realização de uma tarefa. Portanto, este artigo apresenta os resultados, de uma pesquisa empírica, cujo objetivo foi analisar a relação entre o nível de calibração do julgamento metacognitivo e o desempenho numa tarefa de compreensão da leitura. O estudo foi feito com uma amostra de 61 alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental; sendo que 22 alunos foram avaliados no ano de 2010 e 39 alunos foram avaliados no ano de 2011. Empregou-se como instrumento de avaliação da compreensão leitora um texto narrativo adaptado a forma de Cloze. Os participantes foram divididos em três subgrupos. O primeiro subgrupo, denominado de subgrupo A tinha conhecimento prévio da tarefa semelhante e de seu desempenho; o subgrupo B tinha somente o conhecimento prévio da tarefa e o subgrupo C não tinha conhecimento prévio nem da tarefa e, por conseguinte nem de seus desempenhos. A análise descritiva dos resultados sugere que os alunos que tinham conhecimento prévio da tarefa apresentaram melhor desempenho na compreensão bem como melhor acurácia no julgamento metacognitivo. Em uma análise estratificada por participantes, encontrou-se a possibilidade da ocorrência de uma dupla dissociação, entre o desempenho na compreensão da leitura e o índice de calibração. Estes dados sugerem que ser calibrado não é garantia de bom desempenho.
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