A obra de M.C.Escher como subsídio ao ensino das isometrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carinha, Marilene dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110460
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Armando Caputi
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spelling A obra de M.C.Escher como subsídio ao ensino das isometriasSIMETRIAISOMETRIAEscher, Maurits CornelisSIMMETRYISOMETRIESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Armando CaputiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Santo André, 2018.Este estudo apresenta as obras do artista holandês M.C.Escher como subsídio ao ensino das isometrias. Suas obras são repletas de movimento, padrões e regularidades, onde as figuras se transformam, se repetem e refletem, fazendo com que o observador seja invariavelmente atraído para descobrir suas particularidades, ou seja, suas simetrias, tornando assim o processo de aprendizagem em algo diferente, concreto e atraente. Após uma breve apresentação das simetrias, conheceremos um pouco sobre Escher e suas obras, abordaremos o conceito de grupo com destaque ao grupo das isometrias com a proposição que identifica a reflexão como unidade básica, afirmando que qualquer que seja a isometria no plano, esta poderá ser obtida pelo produto de, no máximo, três reflexões. Complementando este estudo apresentaremos uma aplicação da teoria das isometrias, através do grupo dos ornamentos, onde podemos observar uma bela relação da matemática à arte. Ao final, algumas sugestões de atividades.This study presents the works of the Dutch artist M.C.Escher as a subsidy for the learning of isometries. His works are full of movement, patterns and regularities, where the figures are transformed, repeated and reflected, making the observer invariably attracted to discover their particularities, that is, their symmetries, thus making the process of learning in something different, concrete and attractive. After a brief presentation of the symmetries, we will know a little more about Escher¿s works, we will approach the concept of group with emphasis on the group of isometries with the proposition that identifies reflection as basic unit, stating that every isometry in the plane can represented as a product of at most three reflections. Complementing this study we present an application of the isometries theory through the group of ornaments, where we can observe a beautiful connection of mathematics and art. At the end it is presented some suggestions for activities.Caputi, ArmandoGrisi, Rafael de MattosValério, Bárbara CorominasCarinha, Marilene dos Santos2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110460http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110460&midiaext=76111http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110460&midiaext=76112Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110460porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T15:24:05Zoai:BDTD:110460Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-29T15:24:05Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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