A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Dotta |
id |
UFBC_d43e7340bd7f7ea0bb6031fe2b0a3a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:106761 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivosDIALOGISMOEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAENSINO E APRENDIZAGEMDIALOGISMMANAGER FOR DISTANCE LEARNINGTEACHING AND LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Sílvia DottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2017.O objetivo deste trabalho é investigar o emprego e as contribuições do dialogismo para a obtenção de resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem em um curso a distância. Para tanto, serão utilizadas metodologias que amparem a produção de material didático cujo aporte se embasa em aspectos dialógicos de modo a oferecer subsídios relevantes à construção de significados e à apreensão de sentidos cognitivos em ambiente educacional. As investigações teóricas encontram suporte, dentre outras possibilidades, nos estudos fundamentados em Bakhtin (2002, 2009, 2010, 2011), Vigotski (1998, 2001), Freire (1977, 1987, 1996), Engeström (1999), Heemann (2011), Dotta (2009), Moore e Kearsley (2007), Litto e Formiga (2009, 2012), Tori (2010), Preti (2009, 2010) e Aretio (2001). A sistematização dessa análise apoia-se em cinco vertentes. A primeira alude à teorização de conceitos dialógicos na qual transitamos por noções correspondentes à polifonia e ao plurilinguismo resvalando variadas esferas da linguagem bakhtiniana. A segunda remete a concepções sobre a Educação a Distância enleadas ao processo de ensino-aprendizagem. A terceira abrange a pesquisa sobre o estado da arte voltada à produção de material didático-dialógico para cursos a distância. A quarta corresponde à metodologia e a quinta diz respeito à averiguação dos dados provenientes das interações entre os sujeitos envolvidos na oferta do curso e da multiplicação dos saberes adquiridos. Os resultados esperados englobam o predomínio do discurso dialógico no fazer educativo, reduzindo-se a ocorrência da transmissão de conteúdos. Dessa forma, ampliam-se as possibilidades de tornar significativa a compreensão didática e de promover a valorização do conhecimento construído.The aim of this paper is to investigate the employment and contributions of dialogism to obtain significant results in the process of teaching and learning in a distance course. Therefore, methodologies will be used to support the production of teaching materials whose contribution was grounded in dialogic aspects, in order to offer relevant benefits to the construction of meaning and the capture of cognitive senses in educational environment. The theoretical investigations are supported, among other possibilities, in the studies based on Bakhtin (2002, 2009, 2010, 2011), Vigotski (1998, 2001), Freire (1977, 1987, 1996) Engeström (1999), Heemann (2011), Dotta (2009, 2014), Moore and Kearsley (2007), Litto and Formiga (2009, 2012), Tori (2010), Preti (2009, 2010) and Aretio (2001). The systematization of this analysis is based on five strands. The first one refers to the dialogical theory concepts in which we transit by corresponding notions polyphony and plurilinguism, sliding various spheres of Bakhtinian language. The second refers to the concepts about Distance Learning that are related to the teaching and learning process. The third covers state-of-the-art research focusing in the production of didactic-dialogic material for distance learning courses. The fourth corresponds to the methodology and the fifth concerns to the investigation of data from the interactions between the involved subjects in the supplying of course and multiplication of acquired knowledge. The expected results include the preponderance of dialogical discourse in making educational, reducing the occurrence of content delivery. Thus, are extended the possibilities of making significant didactic understanding and to promote the enhancement of the built knowledge.Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaSilva, Ivanda Maria MartinsTestoni, Elaine Alves2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf256 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74765http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74766Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106761porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T19:09:22Zoai:BDTD:106761Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T19:09:22Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
title |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
spellingShingle |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos Testoni, Elaine Alves DIALOGISMO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO E APRENDIZAGEM DIALOGISM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING TEACHING AND LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
title_full |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
title_fullStr |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
title_full_unstemmed |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
title_sort |
A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos |
author |
Testoni, Elaine Alves |
author_facet |
Testoni, Elaine Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina) Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Silva, Ivanda Maria Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Testoni, Elaine Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DIALOGISMO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO E APRENDIZAGEM DIALOGISM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING TEACHING AND LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
DIALOGISMO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO E APRENDIZAGEM DIALOGISM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING TEACHING AND LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Dotta |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74765 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74766 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 256 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263942628147200 |