A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testoni, Elaine Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Dotta
id UFBC_d43e7340bd7f7ea0bb6031fe2b0a3a42
oai_identifier_str oai:BDTD:106761
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivosDIALOGISMOEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAENSINO E APRENDIZAGEMDIALOGISMMANAGER FOR DISTANCE LEARNINGTEACHING AND LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Sílvia DottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2017.O objetivo deste trabalho é investigar o emprego e as contribuições do dialogismo para a obtenção de resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem em um curso a distância. Para tanto, serão utilizadas metodologias que amparem a produção de material didático cujo aporte se embasa em aspectos dialógicos de modo a oferecer subsídios relevantes à construção de significados e à apreensão de sentidos cognitivos em ambiente educacional. As investigações teóricas encontram suporte, dentre outras possibilidades, nos estudos fundamentados em Bakhtin (2002, 2009, 2010, 2011), Vigotski (1998, 2001), Freire (1977, 1987, 1996), Engeström (1999), Heemann (2011), Dotta (2009), Moore e Kearsley (2007), Litto e Formiga (2009, 2012), Tori (2010), Preti (2009, 2010) e Aretio (2001). A sistematização dessa análise apoia-se em cinco vertentes. A primeira alude à teorização de conceitos dialógicos na qual transitamos por noções correspondentes à polifonia e ao plurilinguismo resvalando variadas esferas da linguagem bakhtiniana. A segunda remete a concepções sobre a Educação a Distância enleadas ao processo de ensino-aprendizagem. A terceira abrange a pesquisa sobre o estado da arte voltada à produção de material didático-dialógico para cursos a distância. A quarta corresponde à metodologia e a quinta diz respeito à averiguação dos dados provenientes das interações entre os sujeitos envolvidos na oferta do curso e da multiplicação dos saberes adquiridos. Os resultados esperados englobam o predomínio do discurso dialógico no fazer educativo, reduzindo-se a ocorrência da transmissão de conteúdos. Dessa forma, ampliam-se as possibilidades de tornar significativa a compreensão didática e de promover a valorização do conhecimento construído.The aim of this paper is to investigate the employment and contributions of dialogism to obtain significant results in the process of teaching and learning in a distance course. Therefore, methodologies will be used to support the production of teaching materials whose contribution was grounded in dialogic aspects, in order to offer relevant benefits to the construction of meaning and the capture of cognitive senses in educational environment. The theoretical investigations are supported, among other possibilities, in the studies based on Bakhtin (2002, 2009, 2010, 2011), Vigotski (1998, 2001), Freire (1977, 1987, 1996) Engeström (1999), Heemann (2011), Dotta (2009, 2014), Moore and Kearsley (2007), Litto and Formiga (2009, 2012), Tori (2010), Preti (2009, 2010) and Aretio (2001). The systematization of this analysis is based on five strands. The first one refers to the dialogical theory concepts in which we transit by corresponding notions polyphony and plurilinguism, sliding various spheres of Bakhtinian language. The second refers to the concepts about Distance Learning that are related to the teaching and learning process. The third covers state-of-the-art research focusing in the production of didactic-dialogic material for distance learning courses. The fourth corresponds to the methodology and the fifth concerns to the investigation of data from the interactions between the involved subjects in the supplying of course and multiplication of acquired knowledge. The expected results include the preponderance of dialogical discourse in making educational, reducing the occurrence of content delivery. Thus, are extended the possibilities of making significant didactic understanding and to promote the enhancement of the built knowledge.Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaSilva, Ivanda Maria MartinsTestoni, Elaine Alves2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf256 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74765http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74766Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106761porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T19:09:22Zoai:BDTD:106761Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T19:09:22Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
title A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
spellingShingle A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
Testoni, Elaine Alves
DIALOGISMO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO E APRENDIZAGEM
DIALOGISM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
TEACHING AND LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
title_full A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
title_fullStr A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
title_full_unstemmed A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
title_sort A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação à distância : constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
author Testoni, Elaine Alves
author_facet Testoni, Elaine Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)
Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha
Silva, Ivanda Maria Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Testoni, Elaine Alves
dc.subject.por.fl_str_mv DIALOGISMO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO E APRENDIZAGEM
DIALOGISM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
TEACHING AND LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic DIALOGISMO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO E APRENDIZAGEM
DIALOGISM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
TEACHING AND LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Dotta
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74765
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106761&midiaext=74766
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
256 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263942628147200