A interação dialógica em educação a distância : a produção de sentido numa perspectiva (est)ética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193870 |
Resumo: | A educação escolar coloca a produção de sentidos em uma camisa de forças por meio do dualismo “certo” ou “errado”, pela ausência de empatia e de um encontro de singularidade do sujeito na sua unicidade, com a cientificidade, no processo de ensino-aprendizagem. Já o pensamento filosófico-linguístico de Bakhtin engendra-se como um dispositivo de intervenção dialógica que propõe pensar a educação, a pesquisa, a formação e a prática pedagógica, operando conceitos filosóficos (dialogismo, ética, estética, autoria, enunciação, polifonia…), na prática, para a produção de sentido em contextos vivenciais de enunciação que instauram a construção de conhecimento. É neste contexto que surge a tese, refletindo em relação à abordagem da educação a distância em Moçambique, particularmente, na Universidade Pedagógica, em termos de uso da linguagem como um dispositivo dialógico. Há, em geral, uma propensão em trabalhar-se com a linguagem científica, a priori, própria do tutor, contudo estranha para o professor-estudante que não consegue fazer uma leitura que lhe possibilite compreender e ao mesmo tempo contextualizar o que quer dizer para participar e interagir com o outro. Assim, foco a pesquisa no tutorde curso de educação a distância e nos professores-estudantes da Educação Básica, e pergunto-me: Quais seriam as condições a propor, na interação em educação a distância, para a mesma se tornar dialógica no ambiente virtual da aprendizagem, produzindo sentido na perspectiva ética e estética? A pesquisa intervem na formação do professor-estudante em educação a distância, e do tutor, propondo a interação virtual dialógica entre ambos no ambiente virtual de aprendizagem de Moodle e WhatsApp. O objetivo é analisar a produção de sentido, amparado numa perspectiva ética e estética, a partir da interação virtual dialógica em educação a distância. A tese segue uma metodologia das ciências humanas, na educação, fundamentada em Bakhtin, particularmente, uma pesquisa-formação direcionada a professores, baseada em Axt, cujo pressuposto teórico é, também, alicerçado em Bakhtin. As análises das interações enunciativas no ambiente virtual de aprendizagem do Moodle mostraram que a tutoria predispos ao discurso objetificado e monológico, atribuindoao professor-estudante mais o estatuto de objeto do que de sujeito, na relação,o que o tornou passivo, sem autonomia como consciência individual. Já no ambiente virtual de aprendizagem doWhatsApp, mudou a dinâmica relacional entre pesquisador-participante, tutor e professor-estudante, predispondo ao discurso refletido do outro, o que fez ressaltar a dimensão dialógica da interação, em que todos os participantes mantiveram, entre si, ativa posição responsiva quanto ao enunciado do outro interlocutor, ao mesmo tempo, tomando a responsabilidade pelo aprender. A pesquisa mostra os ganhos da interação dialógica para os objetivos de aprendizagem dos professores-estudantes, abrindo possibilidades criadoras para a leitura (científica) do mundo, assim como para o agir ético e estético na formação e na docência em educação a distância. |
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Salgado, Rodolfo Cipriano JoãoAxt, MargareteTarouco, Liane Margarida Rockenbach2019-05-07T02:36:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/193870001092637A educação escolar coloca a produção de sentidos em uma camisa de forças por meio do dualismo “certo” ou “errado”, pela ausência de empatia e de um encontro de singularidade do sujeito na sua unicidade, com a cientificidade, no processo de ensino-aprendizagem. Já o pensamento filosófico-linguístico de Bakhtin engendra-se como um dispositivo de intervenção dialógica que propõe pensar a educação, a pesquisa, a formação e a prática pedagógica, operando conceitos filosóficos (dialogismo, ética, estética, autoria, enunciação, polifonia…), na prática, para a produção de sentido em contextos vivenciais de enunciação que instauram a construção de conhecimento. É neste contexto que surge a tese, refletindo em relação à abordagem da educação a distância em Moçambique, particularmente, na Universidade Pedagógica, em termos de uso da linguagem como um dispositivo dialógico. Há, em geral, uma propensão em trabalhar-se com a linguagem científica, a priori, própria do tutor, contudo estranha para o professor-estudante que não consegue fazer uma leitura que lhe possibilite compreender e ao mesmo tempo contextualizar o que quer dizer para participar e interagir com o outro. Assim, foco a pesquisa no tutorde curso de educação a distância e nos professores-estudantes da Educação Básica, e pergunto-me: Quais seriam as condições a propor, na interação em educação a distância, para a mesma se tornar dialógica no ambiente virtual da aprendizagem, produzindo sentido na perspectiva ética e estética? A pesquisa intervem na formação do professor-estudante em educação a distância, e do tutor, propondo a interação virtual dialógica entre ambos no ambiente virtual de aprendizagem de Moodle e WhatsApp. O objetivo é analisar a produção de sentido, amparado numa perspectiva ética e estética, a partir da interação virtual dialógica em educação a distância. A tese segue uma metodologia das ciências humanas, na educação, fundamentada em Bakhtin, particularmente, uma pesquisa-formação direcionada a professores, baseada em Axt, cujo pressuposto teórico é, também, alicerçado em Bakhtin. As análises das interações enunciativas no ambiente virtual de aprendizagem do Moodle mostraram que a tutoria predispos ao discurso objetificado e monológico, atribuindoao professor-estudante mais o estatuto de objeto do que de sujeito, na relação,o que o tornou passivo, sem autonomia como consciência individual. Já no ambiente virtual de aprendizagem doWhatsApp, mudou a dinâmica relacional entre pesquisador-participante, tutor e professor-estudante, predispondo ao discurso refletido do outro, o que fez ressaltar a dimensão dialógica da interação, em que todos os participantes mantiveram, entre si, ativa posição responsiva quanto ao enunciado do outro interlocutor, ao mesmo tempo, tomando a responsabilidade pelo aprender. A pesquisa mostra os ganhos da interação dialógica para os objetivos de aprendizagem dos professores-estudantes, abrindo possibilidades criadoras para a leitura (científica) do mundo, assim como para o agir ético e estético na formação e na docência em educação a distância.School education places the production of sense in a straitjacket through "right" or "wrong" dualism, through the absence of empathy and a singularity encounter of the subject in his oneness, with scientificity, in the teaching - learning process. Bakhtin's philosophical-linguistic thought is engendered as a device of dialogic intervention that proposes to think about education, research, training and pedagogical practice, operating philosophical concepts (dialogism, ethics, aesthetics, authorship, enunciation, polyphony ...), in practice, for the production of meaning in experiential contexts of enunciation that establish the construction of knowledge. Is in this context that the thesis arises, reflecting in relation to the approach of distance education in Mozambique, particularly in the Pedagogical University, in terms of the use of language as a dialogical device. There is, in general, a propensity to work with the scientific language, a priori, proper to the tutor, however strange for the student teacher who cannot make a reading that allows him to understand and at the same time to contextualize what he means to participate and interact with each other. Thus, I focus the research on the tutor of distance education course and the teachers-students of Basic Education, and I ask myself: What would be the conditions to propose, in the interaction in distance education, to make it become dialogical in the virtual environment of learning, producing meaning in the ethical and aesthetic perspective? The research intervenes in the formation of the teacher-student in distance education, and the tutor, proposing the virtual dialogical interaction between both in the virtual learning environment of Moodle and WhatsApp. The objective is to analyse the production of meaning, supported by an ethical and aesthetic perspective, from the virtual dialogical interaction in distance education. The thesis follows a methodology of the human sciences, in education based on Bakhtin, in particular, a research - training oriented for teachers, based on Axt, whose theoretical presupposition is also based on Bakhtin. The analysis of the enunciative interactions in Moodle's virtual learning environment showed that tutoring predisposed to objectified and monological discourse, attributing to the student teacher more the status of object than of subject, in the relation, which made it passive, without autonomy as individual consciousness. In the virtual learning environment of the WhatsApp, the relationship between researcher-participant, tutor and teacher-student has changed, predisposing to the reflected discourse of the other, which emphasizes the dialogic dimension of interaction, in which all participants, active responsive position to the statement of the other interlocutor, at the same time taking responsibility for learning. The research shows the gains of dialogic interaction for the learning objectives of teachers - students, opening up creative possibilities for the (scientific) reading of the world, as well as for ethical and aesthetic action in training and teaching in distance education.application/pdfporDialogismoEnsino a distânciaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)DialogismDistance EducationTechnology in EducationA interação dialógica em educação a distância : a produção de sentido numa perspectiva (est)éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092637.pdf.txt001092637.pdf.txtExtracted Texttext/plain658813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193870/2/001092637.pdf.txt153511fe9b355748f6bd6b313d895860MD52ORIGINAL001092637.pdfTexto completoapplication/pdf7206740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193870/1/001092637.pdf8de40ded461fd5fcec1dd6dd5d3588c3MD5110183/1938702021-12-06 05:33:50.17952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:33:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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